Trabalhando com Poesia

"…Olhe nos meus olhos e diga o que você vê quando eles vêem que você me vê… Olho nos seus olhos e o que eu posso ler que eles ficam melhores quando eles me lêem… Eu leio as suas cartas eu vejo a letra, meu Deus que homem forte que me contempla, sou sua mas não posso ser, sou seu mas ninguém pode saber… Amor eu te proíbo de não me querer… Olho nos seus olhos e sinto que você, faz eles brilharem como astro rei… Olhe nos meus olhos e o que você vai ver seu rosto iluminado, a lua de um além, eu leio as suas asas borboletas… Meu Deus que linda imagem me atormenta, sou seu mas eu não posso ser, sou sua mas ninguém pode saber… Amor eu te proíbo de não me querer…" (Nando ReisNos seus olhos)

 
 
http://www.youtube.com/watch?v=kAJPRaQKhX8&feature=player_embedded
 

Bom dia pessoal,
 
Dia corrido hoje, por pouco não consigo enviar a nossa mensagem diária.
 
Mesmo com atraso quero desejar a vocês, além de um ótimo dia, um excelente final de semana.
 
 
Abraços nos amigos, beijos nas amigas e nos (as) filhos (as) e um ótimo final de semana,
 
Apio Vinagre Nascimento
e-mail:
oipa@uol.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
msn: www.twitter.com/a_vinagre
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9196573284471271823
Fones: (71) 8814-5332 / 9154-0168 / 9982-7223 / 8251-9282

Esperança – Bernardo Guimarães
 
Espère, enfant! – demain! – et puis demain encore;
Et puis, toujours demain! (V. Hugo)
Singrando vai por mares não sulcados
Aventureiro nauta, que demanda
Ignotas regiões, sonhados mundos;
Ei-lo que audaz se entranha
Na solidão dos mares – a esperança
Em lisonjeiros sonhos já lhe pinta
Rica e formosa a terra suspirada,
E corre, corre o nauta
Avante pelo páramo das ondas;
Além um ponto surde no horizonte
Confuso – é terra! – e o coração lhe pula
De insólito prazer.
Terra! – terra! – bradou – e era uma nuvem!
E corre, corre o nauta
Avante pelo páramo das ondas;
No profundo horizonte os olhos ávidos
Ansioso embebe; – ai! que só divisa
Ermos céus, ermas ondas.
O desalento já lhe coa n’alma;
Oh! não; eis nos confins lá do oceano
Um monte se desenha;
Não é mais ilusão – já mais distinto
Surge acima das ondas – oh! é terra!
Terra! – terra! – bradou; era um rochedo,
Onde as ondas batendo eternamente
Rugindo se espedaçam.
Eis do nosso passar por sobre a terra
Em breve quadro uma fiel pintura;
É a vida oceano de desejos
Intérmino, sem praias,
Onde a esmo e sem bússola boiamos
Sempre, sempre com os olhos enlevados
Na luz desse fanal misterioso,
Que alma esperança mostra-nos sorrindo
Nas sombras do porvir.
E corre, e corre a existência,
E cada dia que cai
Nos abismos do passado
É um sonho que se esvai,
Um almejo de noss’alma,
Anelo de felicidade
Que em suas mãos espedaça
A cruel realidade;
Mais um riso que nos lábios
Para sempre vai murchar,
Mais uma lágrima ardente
Que as faces nos vem sulcar;
Um reflexo de esperança
No seio d’alma apagado,
Uma fibra que se rompe
No coração ulcerado.
Pouco e pouco as ilusões
Do seio nos vão fugindo,
Como folhas ressequidas,
Que vão d’árvore caindo;
E nua fica nossa alma
Onde a esp’rança se extinguiu,
Como tronco sem folhagem
Que o frio inverno despiu.
Mas como o tronco remoça
E torna ao que d’antes era,
Vestindo folhagem nova
Co volver da primavera,
Assim na mente nos pousa
Novo enxame de ilusões,
De novo o porvir se arreia
De mil douradas visões.
A cismar com o futuro
A alma de sonhar não cansa,
E de sonhos se alimenta,
Bafejada da esperança.
Esperança, que és tu? Ah! que minha harpa
Já não tem para ti sons lisonjeiros;
Sim – nestas cordas já por ti malditas
Acaso tu não ouves
As queixas abafadas que sussurram,
E em voz funérea soluçando vibram
Um cântico de anátema?
Chamem-te embora bálsamo do aflito,
Anjo do céu que nos alenta os passos
Nas sendas da existência;
Nunca mais poderás, fada enganosa,
Com teu canto embalar-me, eu já não creio
Nas tuas vãs promessas;
Não creio mais nessas visões donosas
Fantásticos painéis, com que sorrindo
Matizas o futuro!
Estéreis flores, que um momento brilham
E caem murchas sem deixarem fruto
No tronco desornado.
– Vem após mim – ao desditoso dizes;
Não esmoreças, vem; – é vasto e belo
O campo do futuro; – lá florescem
As mil delicias que sonhou tua alma,
Lá te reserva o céu o doce asilo
A cuja sombra abrigarás teus dias.
Porém – é cedo – espera.
E ei-lo que vai com os olhos enlevados
Nas cores tão formosas
Com que bordas ao longe os horizontes…
E fascinado o mísero não sente
Que mais e mais se embrenha
Pela sombria noite do infortúnio.
E se dos lábios seus queixas exala,
Se o fel do coração enfim transborda
Em maldições, em gritos de agonia,
Em teu regaço, pérfida sereia,
Co’a voz embaidora, inda o acalentas;
– Não esmoreças, não; – é cedo; espera;
Lhe dizes tu sorrindo.
E quando enfim no coração quebrado
De tanta decepção, sofrer tão longo,
Nos vem roçar do desalento o sopro,
Quando enfim no horizonte tenebroso
A estrela derradeira em sombras morre,
Esperança, teu último lampejo,
Qual relâmpago em noite tormentosa,
Abre clarão sinistro, e mostra a campa
Nas trevas alvejando.

Esse post foi publicado em Livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário