27 mil alunos da rede municipal já voltaram às aulas em Lauro de Freitas

Cerca de 27 mil alunos da rede municipal de ensino público de Lauro de Freitas retornaram às salas de aula nesta semana.

Outros 5 mil, 16% do total, terão aula a partir do dia 14 devido ao atraso na reforma de 16 unidades. O Departamento Pedagógico criou Calendário Especial para reposição, aos sábados, destas aulas em atraso. Ao todo, são 85 unidades de ensino no município, segundo o coordenador Juvenal Machado. Este ano, a prioridade da Secretaria Municipal de Educação é a alfabetização.

Os oito Postos de Matricula espalhados pelo município registrou 32 mil inscrições até o dia 14 de janeiro, porém o número pode ser bem maior já que as escolas ainda estão matriculando alunos. Em 2005, a rede municipal registrava apenas 20 mil estudantes. Lauro de Freitas ainda possui 14 creches que abrigam por volta de mil e cem crianças. O ensino vem obtendo melhores índices ano a ano. Em 2010, a aprovação foi de 85% contra 77% em 2009.

Entre os destaques da educação municipal está a Escola Ana Lúcia Magalhães, considerada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2009, que avalia a cada dois anos a qualidade de ensino, como a melhor instituição municipal do Estado. Entre todas as escolas públicas, fica atrás apenas do Colégio Militar.

Programas complementares – Além da programação letiva normal, os estudantes de Lauro de Freitas contam com diversos programas educacionais. Entre eles, o Mais Educação, que prevê bolsa para 300 monitores que dão aula de matemática, letramento, dança, ciências, teatro, jornal escolar, música, entre outros. Segundo o coordenador, Rivelto Carvalho, são 39 escolas contempladas pelo programa, englobando 6 mil e duzentos alunos. Os monitores são estudantes universitários, professores e pessoas com habilidades e saberes populares.

Já o Educando com a Horta capacitou 65 professores de cinco escolas, onde os estudantes aprendem sobre nutrição e meio ambiente através de vivência com o processo do plantio. De acordo com a coordenadora Roseli Silveira de Aguiar, a iniciativa representa conscientização dos jovens e de alguns pais que também se envolvem com o projeto.

A Divisão de Projetos e Ações Complementares (Divipac), também sob orientação de Roseli Aguiar, garante aula de dança, capoeira, música, teatro e artes plásticas para 75% dos alunos da rede municipal em mais de 50% das escolas. O DIVIPAC é responsável por realizar o Festival Junino, o Desfile Cívico e a Mostra de Artes no final de cada ano com apresentação de todas oficinas trabalhadas. Este ano, incluirá no cronograma os Jogos Olímpicos e o Festival Estudantil de Música.

O Programa Segundo Tempo, por sua vez, se propõe a educar através do esporte. Atualmente são 10 mil jovens, de sete a 17 anos, assistidos pelo programa em Lauro de Freitas. O objetivo é dar oportunidade da pratica de esportes, a partir de atividades realizadas sempre no contraturno do horário escolar. As oficinas incluem boxe, hapkido, jiu-jitsu, capoeira, dança, futebol, futebol de salão, vôlei, basquete, futebol americano e handebol. Lauro de Freitas foi o único município brasileiro que incluiu skate e surfe no Programa.

Fontes:

http://imprensalauro.com.br

http://www.laurodefreitas.ba.gov.br

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e política e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para 27 mil alunos da rede municipal já voltaram às aulas em Lauro de Freitas

  1. tiago gomes disse:

    as aulas ja voltaram em to aki sem saber de nd vey assim ñ pode né

    • Apio Vinagre disse:

      Meu caro Tiago,

      Acho que você não observou a data do post. essa matéria é de 2011. As aulas desse ano retornam na próxima segunda feira (13/02/2012). Espero que as de Salvador voltem no mesmo período.

      Abraços e volte sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s