Trabalhando com Poesia

“… Oh! Pacato Cidadão, eu te chamei a atenção, não foi à toa, não, c’est fini la utopia, mas a guerra todo dia, dia a dia, não… E tracei a vida inteira, planos tão incríveis, tramo a luz do sol, apoiado em poesia e em tecnologia, agora à luz do sol… Pacato cidadão é o pacato da civilização, pacato cidadão, é o pacato da civilização… Oh! Pacato Cidadão, eu te chamei a atenção, não foi à toa, não, c’est fini la utopia, mas a guerra todo dia, dia a dia, não… E tracei a vida inteira, planos tão incríveis, tramo a luz do sol, apoiado em poesia e em tecnologia, agora à luz do sol… Pra que tanta TV? Tanto tempo pra perder, qualquer coisa que se queira, saber querer, tudo bem, dissipação, de vez em quando é “bão”, misturar o brasileiro, com alemão… Pacato cidadão, é o Pacato da Civilização… Oh! Pacato Cidadão, eu te chamei a atenção, não foi à toa, não, c’est fini la utopia, mas a guerra todo dia, dia a dia, não… E tracei a vida inteira, planos tão incríveis, tramo a luz do sol, apoiado em poesia e em tecnologia, agora à luz do sol… Pra que tanta sujeira, nas ruas e nos rios? Qualquer coisa que se suje, tem que limpar, se você não gosta dele, diga logo a verdade, sem perder a cabeça, sem perder a amizade… Pacato cidadão é o pacato da civilização, pacato cidadão, é o pacato da civilização… Oh! Pacato Cidadão, eu te chamei a atenção, não foi à toa, não, c’est fini la utopia, mas a guerra todo dia, dia a dia, não… E tracei a vida inteira, planos tão incríveis, tramo a luz do sol, apoiado em poesia e em tecnologia, agora à luz do sol… Consertar o rádio e o casamento é, corre a felicidade no asfalto cinzento, se abolir a escravidão do caboclo brasileiro, numa mão educação, na outra dinheiro… Pacato cidadão é o pacato da civilização, pacato cidadão, é o pacato da civilização… Pacato cidadão é o pacato da civilização, pacato cidadão, é o pacato da civilização… Pacato Cidadão, é pacato da civilização, da civilização…” (Skank – Pacato Cidadão – Comp.: Samuel Rosa / Chico Amaral)

“… Uma esmola pelo amor de Deus, uma esmola meu, por caridade, uma esmola pr’o ceguinho, pr’o menino, em toda esquina tem gente só pedindo… Uma esmola pr’o desempregado, uma esmolinha pr’o preto pobre doente, uma esmola pr’o que resta do Brasil, pr’o mendigo, pr’o indigente… Ele que pede, eu que dou, ele só pede, o ano é mil novecentos e noventa e tal… Eu tô cansado de dar esmola, qualquer lugar que eu passo é isso agora… Uma esmola pelo amor de Deus, uma esmola meu, por caridade, uma esmola pr’o ceguinho, pr’o menino, em toda esquina tem gente só pedindo… Eu tô cansado, meu bom de dá esmola, essa quota miserável da avareza, se o país não for prá cada um, pode estar certo, não vai ser prá nenhum… Não vai não! Não vai não! Não vai não! Não vai não! Não vai não! Não vai não! Não vai não!… No hospital, no restaurante, no sinal, no Morumbi, no Mário Filho, no Mineirão… Menino me vê, começa logo a pedir: Me dá, me dá, me dá um dinheiro aí… Mas menino me vê, começa logo a pedir: Me dá, me dá, me dá um dinheiro aí… Uma esmola pelo amor de Deus, uma esmola meu, por caridade, uma esmola pr’o ceguinho, pr’o menino, em toda esquina tem gente só pedindo…” (Skank – Esmola – Comp.: Samuel Rosa / Chico Amaral)

“…Sabia, sim sabia mais e mais e mais e mais, o homem que sabia cheio de eletricidade, ele sabia que o amor é um tiro, num alvo, além da visão, capaz da miragem mais linda, no olho de um furação… Sabia que o desejo é um rio, cheio de eletricidade, como um animal no cio indiferente á felicidade… O homem que sabia demais, não sabia, não sabia, esquecer nem voltar atrás, pois sabia mais, muito mais do que podia saber, sabia mais e mais e mais e mais… Mais do que eu ele sabia que sua paixão debochava da velha moral, como um feitiço absurdo muito além do bem e do mal, continuava sempre sozinho, procurando entender a razão que lhe tornava um ser tão sabido mas não, não, não explicava a solidão… O homem que sabia demais, não sabia, não sabia, esquecer nem voltar atrás, pois sabia mais, muito mais do que podia saber… O homem que sabia demais, não sabia, não sabia, esquecer nem voltar atrás, pois sabia mais, muito mais do que podia saber… Sabia mais e mais e mais e mais… Ele sabia que o amor é um tiro, num alvo além da visão, capaz da miragem mais linda no olho de um furacão… Sabia que o desejo é um rio, cheio de eletricidade, como um animal no cio, indiferente á felicidade… O homem que sabia demais, não sabia, não sabia, esquecer nem voltar atrás, pois sabia mais, muito mais do que podia saber… O homem que sabia demais, não sabia, não sabia, esquecer nem voltar atrás, pois sabia mais, muito mais do que podia saber… Sabia mais e mais e mais e mais… Se eu disser que é quatro e meia você diz que é meia e quatro, se eu disser que é meia e quatro você diz que me enquadro num pé de pitanga, cajueiro, cala a boca companheiro, bom de briga e dá a porrada continua caminhada…” (Skank – O homem que sabia demais – Comp.: Arnaldo Reis)

“…Coveiros gemem tristes ais e realejos ancestrais juram que eu não devia mais querer você, os sinos e os clarins rachados, zombando tão desafinados, querem, eu sei, mas é pecado eu te perder… É tanto, é tanto, se ao menos você soubesse! Te quero tanto… Políticos embriagados, dançando em guetos arruinados e os profetas desacordados a te ouvir, eu sei que eles vem tomar meu drinque, em meu copo a trincar e me pedir pra te deixar partir… É tanto, é tanto, se ao menos você soubesse! Te quero tanto… Todos meus pais querem me dar, amor que há tempos não está lá e suas filhas vão me deixar, por isso não me preocupar, eu voltei pra minha sina, contei pra uma menina, meu medo só termina estando ali, ela é suave assim e, sabe quase tudo de mim, ela sabe onde eu queria estar enfim… É tanto, é tanto, se ao menos você soubesse! Te quero tanto… Mas seu dândi vai de paletó chinês, falou comigo mais de uma vez, não, eu sei, não fui muito cortês com ele, não, isso porque ele mentiu, porque te ganhou e partiu, porque o tempo consentiu, ou se não porque… É tanto, é tanto, se ao menos você soubesse! Te quero tanto… É tanto, é tanto, se ao menos você soubesse! Te quero tanto…” (Skank – Tanto “I Want You” – Comp.: Bob Dilan – Versão Skank)

“’Se alguém diz que ama a Deus, mas não ama a seu semelhante, é mentiroso!’. Isto foi escrito pelo Apóstolo São João, e expressa uma grande verdade. Deus está dentro de todas as criaturas. Então, se temos raiva de alguém, isto atinge o próprio Deus que nele habita. Demonstraremos nosso amor a Deus, que não vemos, sabendo amar as criaturas que vemos e que vivem em torno de nós.” (Minutos de Sabedoria Pg. 180)

Bom dia pessoal,

Inicio a nossa mensagem de hoje parabenizando orgulhosamente a nossa colega do DECOM/PMLF, Gabriela aprovada em primeiro lugar no Mestrado em Leitura, Literatura e Identidade da UNEB. Parabéns e sucesso na empreitada.

O Supremo Tribunal Federal, em votação unânime do seu pleno indeferiu a argüição de inconstitucionalidade do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e, desta forma mantendo a sua realização em todo o território brasileiro, como atividade indispensável aos Bacharéis de Direito que pretendem ingressar em carreiras que exigem o registro na Ordem.

Em 27 de Outubro de 1945 nascia em Caetés, Distrito de Garanhuns, no Estado de Pernambuco. Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, é um político, ex-sindicalista, ex-metalúrgico e ex-presidente da República brasileiro. Ele foi o trigésimo quinto presidente da República Federativa do Brasil, cargo que exerceu de 1º de janeiro de 2003 a 1º de janeiro de 2011.

Luiz Inácio da Silva, conhecido como Lula, forma hipocorística de “Luís”, ganhou esta alcunha nos tempos em que era representante sindical. Posteriormente, este apelido foi oficialmente adicionado ao seu nome legal para poder representá-lo eleitoralmente. É co-fundador e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual precisou lidar por anos com radicais que foram contra sua mudança de estratégia econômica após três derrotas em eleições presidenciais. Em 1990, foi um dos fundadores e organizadores, junto com Fidel Castro, do Foro de São Paulo, que congrega parte dos movimentos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe.

Com carreira política feita no estado de São Paulo, Lula é o único presidente do Brasil nascido em Pernambuco. Seu patrimônio pessoal, conforme declarado à justiça eleitoral por ocasião das eleições de 2006, foi avaliado em cerca de 840 mil reais.

Em 31 de outubro de 2010 a candidata governista à presidência, Dilma Rousseff, foi eleita à presidência sem nunca antes ter disputado uma eleição, fato que foi explicado por grande parte dos analistas pela transferência de votos de Lula, que teve segundo o Datafolha 83% de avaliação de governo boa ou excelente. Assim, Lula tornou-se o primeiro presidente desde Getúlio Vargas a fazer o seu sucessor nas urnas e fez com que o PT se tornasse o primeiro partido desde a democratização a ficar no governo federal por três mandatos consecutivos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_In%C3%A1cio_Lula_da_Silva

Os parabéns de hoje também para os (as) aniversariantes Evaldo Tadeu, a quem também desejo êxito na nova missão em Cuiabá, Rita de Cássia Boamorte, Tony Teófilo, Willadesmon Silva, às hilárias irmãs Léa, Cléa e Azaléia, ao pessoal do Instituto Musical Paganini e a Josa Santos. Paz, saúde e muitas felicidades a todos (as). Feliz Aniversário.

Estava revisitando Fernando Pessoa e quero dividir uma das suas pérolas com vocês esta manhã, com a licença devida de Raul Pompéia, nosso homenageado da semana

Tenho tanto sentimento – Fernando Pessoa

Tenho tanto sentimento
Que é freqüente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço, ao medir-me,
Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal.

Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

Qual porém é a verdadeira
E qual errada, ninguém
Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar.

Em 27 de Outubro de 1645 A coroa portuguesa outorga aos primogênitos da família real o título de duque de Bragança e príncipe do Brasil.

Em 27 de Outubro de 1733 A coroa portuguesa proíbe a abertura de estradas para as minas no Brasil, sem sua autorização, e impõe penas a quem abrir estradas ou delas se servirem.

Em 27 de Outubro de 1807 Tratado entre França e Espanha estabelece o desmembramento e adjudicação dos estados portugueses.

Em 27 de Outubro de 1922 A Marcha sobre Roma, liderada em por Benito Mussolini, marca a vitória do Partido Nacional Fascista (PNF) e o fim da democracia liberal na Itália. Sob uma chuva torrencial, milhares de simpatizantes do regime autoritário saíram de Nápoles e ocuparam a capital, para reivindicar o poder no reino. O primeiro ministro italiano demitiu-se e, sem oferecer resistência, o rei Vitor Manuel III convidou Mussolini para formar um novo governo. Três dias depois da marcha, Mussolini começou a compor seu ministério, com poderes absolutos.

http://historica.com.br/hoje-na-historia/27-de-outubro-de-1922-mussolini-marcha-sobre-roma

Em 27 de Outubro de 1959 A URSS divulga a primeira foto do lado oculto da Lua, obtida pelo Lunik III.

Em 27 de Outubro de 1965 Castelo Branco baixa o Ato Institucional Nº 2.

“Como era esperado, veio o Ato Institucional completo. Isso pressupõe obviamente uma férrea união militar, somando todos os grupos de origem revolucionária, brandos e duros, em torno da afirmação do poder incontestável da Revolução. O Marechal Castelo Branco, que procurou alcançar os objetivos por persuasão, trocou suas táticas pelas dos radicais, munindo-se dos instrumentos de poder necessários para atingir as suas metas, o que não obteve da colaboração dos políticos” (Coluna do Castello, JB, 28 de outubro de 1965).

http://www.radiocabiuna.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=5719&Itemid=9

Em 27 de Outubro de 1985 Homens armados roubam nove quadros impressionistas do Museu de Marmottan, em Paris, avaliados em 12 milhões de dólares.

Em 27 de Outubro de 1986 Liderados pelo papa João Paulo II, mais de 150 representantes de 12 grandes religiões mundiais realizaram uma jornada de nove horas de jejum e orações pela paz, na pacata cidade de Assis, Itália, que foi colorida pelos paramentos e trajes regionais de representantes protestantes, evangelistas, muçulmanos, budistas, xintoístas, hindus, sikhs, bahais, judeus, zoroastrianos e até animistas africanos e índios americanos.

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=16719

Em 27 de Outubro de 1998 Carlos Menem torna-se o primeiro presidente argentino a visitar o Reino Unido após a guerra das Malvinas.

Em 27 de Outubro de 2002 Luís Inácio Lula da Silva, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), elege-se presidente.

Em 27 de Outubro de 2003 O Bank of America anuncia a compra do FleetBoston, numa operação de 47 bilhões de dólares.

Outros fatos ligados ao 27 de outubro:

1645 – Teodósio III de Bragança recebe o título de príncipe do Brasil do seu pai, D. João IV de Portugal.

1904 – É inaugurado o Metro de Nova Iorque.

Nasceram neste dia…

1892 – Graciliano Ramos, escritor brasileiro (m. 1953).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Graciliano_Ramos

http://www.graciliano.com.br/

1936 – Maurício de Sousa, escritor, empresário, desenhista e cartunista brasileiro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mauricio_de_Sousa

http://www.monica.com.br/mauricio-site/

Morreram neste dia…

939 – Rei Athelstane da Inglaterra (n. 895).

1968 – Lise Meitner, física austríaca (n. 1878).

1992 – David Bohm, físico quântico norte-americano (n. 1917).

Veja a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”, que já passa da casa dos 16 mil e quinhentos acessos. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique. Obrigado a cada um (a) de vocês por isso!

https://oipa2.wordpress.com/2011/10/27/trabalhando-com-poesia-379/

Abraços nos amigos, beijos nos filhos e nas amigas, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma quinta feira abençoada por Deus, repleta da energia positiva que circunda o universo a nossa volta nos conceda paz e harmonia sempre.

Salve São Jorge Guerreiro! Viva o Bravo Caçador!

Okearô!

Apio Vinagre Nascimento
e-mail 2: oipa@uol.com.br
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=1139376304
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9196573284471271823
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio
Fones: (71) 8814-5332 / 9154-0168 / 9982-7223 / 8251-9282

Verde, Esperança – Raul Pompéia

A impetuosa alegria da terra, à passagem de Flora, a primavera verde, compromisso maternal do outono e da opulência.

Náufragos no mar.

Sem pão, sem rumo. Em roda, o gume afiado do horizonte, a reverberação do sol nas águas e o silêncio solene da calmaria.

A vela do barco, flácida, pendente – imagem do abatimento. Ligeira viração depois; denso nevoeiro… quatro dias! sudário de brumas que envolve o barco, elimina o céu.

Vão acabar assim, amortalhados na bruma. Um ramo, apenas, sobre as águas, um ramo cor da esperança. Salvos!

Adivinha-se o continente salvador através da névoa e o panorama verde das florestas como um Deus, preside e engorda.

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s