Amarração de Ojás em Lauro de Freitas mostra a força do Povo Negro na cidade

A noite de ontem (17/11), mostrou a força do povo negro em Lauro de Freitas com a Amarração de Ojás- Noite pela Paz, adeptos do candomblé deram mostra de fé e cidadania com o pedido de paz para a cidade de Lauro de Freitas usando como símbolo o ojá.

Ojá que na cultura de matriz africana significa proteção ao Orí (cabeça), é também símbolo de resistência do povo negro.
Cerca de 50 terreiros do município participaram do ato religioso e de luta contra a discriminação racial e a intolerância religiosa.

Denúncia de Intolerância Religiosa

A Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (SEGOV), recebeu denúncia da Federação Nacional do Culto Afrobrasileiro-Coordenadoria de Lauro de Freitas cometido na manhã de 18/11, após amarração de Ojás(17/11), que supostos funcionários do Frigorífico do Mané, localizado na entrada do bairro de Portão, demonstraram a intolerância religiosa do estabelecimento ao cortar à faca os ojás amarrados nas árvores das redondezas do Frigorífico.

Após denúncia da Federação, adeptos do candomblé transeuntes do local, afirmaram que não é a primeira vez que o ato foi cometido pelo estabelecimento instalado em um dos bairros com maior presença de terreiros de candomblé do município de Lauro de Freitas.
A SUPPIR em reunião com representantes de terreiros de candomblé, prometeu averiguar as denúncias e tomar as medidas cabíveis para que atos como estes não se tornem comuns no dia-a-dia do nosso município, este, detentor de 81.22% de população afrodescendente e que possui em seus registros cerca de 420 terreiros de candomblé na cidade.

È lamentável que posturas como estas ainda se tornem presentes nas relações cotidianas da nossa sociedade. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas criou a Superintendência de Promoção da Igualdade Racial afim de que, as comunidades menos favorecidas e discriminadas tenham políticas públicas que restrijam atos de racismo e intolerância religiosa como a denunciada.

” Por um país realmente justo e igualitário”

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS
SEGOV-SUPERINTENDÊNCIA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
End:Centro de Referência da Cultura Afrobrasileira-Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão
Estrada do Cocô,Km 7,5-Lauro de Freitas-Bahia CEP 42700-000
Tel:(71) 3369-9958/9959 Fax: (71) 3369-9959

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s