Trabalhando com Poesia

“… Amou daquela vez como se fosse a última, beijou sua mulher como se fosse a última, e cada filho seu como se fosse o único e, atravessou a rua com seu passo tímido, subiu a construção como se fosse máquina, ergueu no patamar quatro paredes sólidas, tijolo com tijolo num desenho mágico, seus olhos embotados de cimento e lágrima, sentou pra descansar como se fosse sábado, comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe, bebeu e soluçou como se fosse um náufrago, dançou e gargalhou como se ouvisse música… E tropeçou no céu como se fosse um bêbado, e flutuou no ar como se fosse um pássaro, e se acabou no chão feito um pacote flácido, agonizou no meio do passeio público… Morreu na contramão atrapalhando o tráfego… Amou daquela vez como se fosse o último, beijou sua mulher como se fosse a única, e cada filho seu como se fosse o pródigo, e atravessou a rua com seu passo bêbado, subiu a construção como se fosse sólido, ergueu no patamar quatro paredes mágicas, tijolo com tijolo num desenho lógico, seus olhos embotados de cimento e tráfego, sentou pra descansar como se fosse um príncipe, comeu feijão com arroz como se fosse o máximo, bebeu e soluçou como se fosse máquina, dançou e gargalhou como se fosse o próximo, e tropeçou no céu como se ouvisse música, e flutuou no ar como se fosse sábado, e se acabou no chão feito um pacote tímido, agonizou no meio do passeio náufrago… Morreu na contramão atrapalhando o público… Amou daquela vez como se fosse máquina, beijou sua mulher como se fosse lógico, ergueu no patamar quatro paredes flácidas, sentou pra descansar como se fosse um pássaro, e flutuou no ar como se fosse um príncipe, e se acabou no chão feito um pacote bêbado… Morreu na contra mão atrapalhando o sábado… Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir, a certidão pra nascer e a concessão pra sorrir, por me deixar respirar, por me deixar existir, Deus lhe pague!… Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir, pela fumaça e a desgraça, que a gente tem que tossir, pelos andaimes pingentes que a gente tem que cair, Deus lhe pague!… Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir e, pelas moscas bicheiras a nos beijar e cobrir e, pela paz derradeira que enfim vai nos redimir, Deus lhe pague!…” (Chico Buarque – Construção – Composição: Chico Buarque)

“… Quando você me deixou, meu bem, me disse pra ser feliz e passar bem, quis morrer de ciúme, quase enlouqueci, mas depois, como era de costume, obedeci… Quando você me quiser rever, já vai me encontrar refeito, pode crer… Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais… E que venho até remoçando, me pego cantando, sem mais, nem por quê e, tantas águas rolaram, quantas mulheres me amaram, bem mais e melhor que você… Quando talvez precisar de mim, cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim… Olhos nos olhos, quero ver o que você diz, quero ver como suporta me ver tão feliz… Quando você me deixou, meu bem, me disse pra ser feliz e passar bem, quis morrer de ciúme, quase enlouqueci, mas depois, como era de costume, obedeci… Quando você me quiser rever, já vai me encontrar refeito, pode crer… Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais… E que venho até remoçando, me pego cantando, sem mais, nem por quê e, tantas águas rolaram, quantas mulheres me amaram, bem mais e melhor que você… Quando talvez precisar de mim, cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim… Olhos nos olhos, quero ver o que você diz, quero ver como suporta me ver tão feliz…” (Chico Buarque – Olhos nos olhos – Comp.: Chico Buarque)

“… Quando, seu moço nasceu meu rebento, não era o momento dele rebentar. Já foi nascendo com cara de fome e, eu não tinha nem nome prá lhe dar… Como fui levando, não sei lhe explicar, fui assim levando, ele a me levar… E na sua meninice, ele um dia me disse, que chegava lá!… Olha aí! Olha aí! Olha aí! Ai o meu guri, olha aí! Olha aí! É o meu guri e ele chega!… Chega suado e veloz do batente, traz sempre um presente prá me encabular, tanta corrente de ouro, seu moço, que haja pescoço prá enfiar… Me trouxe uma bolsa, já com tudo dentro, chave, caderneta, terço e patuá… Um lenço e uma penca de documentos, prá finalmente eu me identificar… Olha aí! Olha aí! Olha aí! Ai o meu guri, olha aí! Olha aí! É o meu guri e ele chega!… Chega no morro com carregamento, pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador, rezo até ele chegar cá no alto, essa onda de assaltos tá um horror… Eu consolo ele, ele me consola, boto ele no colo, prá ele me ninar, de repente acordo, olho pro lado e o danado já foi trabalhar… Olha aí! Olha aí! Olha aí! Ai o meu guri, olha aí! Olha aí! É o meu guri e ele chega!… Chega estampado, manchete, retrato, com venda nos olhos, legenda e as iniciais, eu não entendo essa gente, seu moço, fazendo alvoroço demais… O guri no mato, acho que tá rindo, acho que tá lindo, de papo pro ar, desde o começo, eu não disse, seu moço? Ele disse que chegava lá… Olha aí! Olha aí!… Olha aí! Olha aí! Olha aí! Ai o meu guri, olha aí! Olha aí! É o meu guri…… Olha aí! Olha aí! Olha aí! Ai o meu guri, olha aí! Olha aí! É o meu guri… Olha aí! Olha aí! Olha aí! Ai o meu guri, olha aí! Olha aí! É o meu guri…” (Chico Buarque – O meu guri – Comp.: Chico Buarque)

“… Rua, espada nua, boia no céu imensa e amarela, tão redonda a lua, como flutua, vem navegando o azul do firmamento e no silêncio lento, um trovador, cheio de estrelas… Escuta agora a canção que eu fiz pra te esquecer Luiza, eu sou apenas um pobre amador, apaixonado, um aprendiz do teu amor, acorda amor! Que eu sei que embaixo desta neve mora um coração… Vem cá, Luiza, me dá tua mão, o teu desejo é sempre o meu desejo, vem, me exorciza, me dá tua boca e a rosa louca vem me dar um beijo e um raio de sol, nos teus cabelos, como um brilhante que partindo a luz, explode em sete cores, revelando então os sete mil amores, que eu guardei somente pra te dar Luiza… Luiza… Luiza…” (Chico Buarque– Luíza – Comp.: Tom Jobim)

“…Eu nunca sonhei com você, nunca fui ao cinema, não gosto de samba, não vou à Ipanema, não gosto de chuva, nem gosto de sol… E quando eu lhe telefonei, desliguei, foi engano, seu nome eu não sei, esqueci no piano as bobagens de amor, que eu iria dizer… Não, Lígia, Lígia… Eu nunca quis tê-la ao meu lado num fim de semana, um chope gelado em Copacabana, andar pela praia até o Leblon… E quando eu me apaixonei, não passou de ilusão, o seu nome rasguei, fiz um samba-canção das mentiras de amor, que aprendi com você… Lígia, Lígia… E quando você me envolver nos seus braços serenos, eu vou me render, mas seus olhos morenos me metem mais medo, que um raio de sol… Ligia, Ligia…” (Chico Buarque – Ligia – Comp.: Tom Jobim)

“Se está desempregado (a), não se desespere, não amaldiçoe a sorte. Enfrente as dificuldades corajosamente. Não pense em abandonar a vida. Não seja covarde! Você pode vencer! Você vai vencer! Não recuse trabalho pelo fato de ser modesto. O grande Ford começou a vida como simples mecânico. Tenha coragem, porque o Pai não abandona a ninguém.” (Minutos de Sabedoria – Página 241)

Boa tarde pessoal,

O final de semana chega com o anuncio de muita chuva na cidade. As equipes estão de prontidão e devem permanecer assim por todo o período. Colabore com a Defesa Civil. Tendo conhecimento de alguma situação de risco, informe à COMDEC nos telefones 3288-8628 ou pelo 199.

Ontem à noite, pelas quartas de final da Copa do Brasil, o Bahia perdeu para a equipe do Grêmio, pelo placar de 2×1. A equipe comandada por Falcão fez uma de suas piores partidas no ano, se acovardou, notadamente no primeiro tempo e mereceu a derrota.

Agora as equipes baianas passam por dificuldade para avançar na competição. O Vitória precisa empatar com gols ou vencer a partida em Curitiba na próxima quarta feira a noite, sendo que o empate em 0x0 leva para cobrança de penalty. Já o tricolor tem missão dificílima: precisa vencer por dois gols de diferença e caso vença pelos mesmos 2×1 a partida será decidida na cobrança de penalty.

As duas equipes estreiam no Campeonato Brasileiro de Futebol. O Vitória, na Segunda Divisão, enfrenta um BA x VI, contra o Barueri em São Paulo, Sábado às 16 horas. Já o Bahia recebe o poderoso Santos de Neymar, em Pituaço, domingo as 18:30.

Os parabéns de hoje para os (as) amigos (as) Edmilson Pereira, Edna Maria, Elizabete Oliveira, Liane Santana, Márcio Ribeiro, Alexandre Buri, Nilma Farias, Amanda Farias e à turma da Frente Transparência. Paz, Saúde e muitas felicidades a todos (as), hoje e sempre.

Entrou em vigor desde o dia 16 de maio a Lei Federal que estabelece o livre acesso de qualquer cidadão às informações relacionadas às instituições públicas. No âmbito da Prefeitura de Lauro de Freitas, a Prefeita Moema Gramacho, através de 3 decretos, regulamentou a referida Lei, Instituiu e nomeou os membros de Grupo de Trabalho, visando dar tratamento à questão. Os citados decretos foram publicados no Diário Oficial de ontem. Confira:

http://ba.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/laurodefreitas/doe/?pagina=abre_documentos&arquivo=_repositorio/_publicacoes/_documentos/230/337/_dop/C0E6C009-E25B-467F-9B00FD278BEAA80E18052012101554.pdf&mime_type=application/pdf

Está disponível desde a tarde de segunda feira (14/05), o acesso ao cartão de informação dos candidatos (as) ao Concurso Público, realizado pela Prefeitura de Lauro de Freitas, destinado à ocupação dos cargos de Nível Médio e Fundamental.

O certame que fora suspenso, em função de problemas com a antiga empresa organizadora, passou a ser organizado pela Universidade do Estado da Bahia, em Convênio com a Prefeitura de Lauro de Freitas.

A data da prova será a seguinte:

CARGO DE NÌVEL MÉDIO E FUNDAMENTAL: 20/5/2012
Turno: Vespertino
12h30min: Abertura dos Portões
13h30min: Fechamento dos Portões
Duração da Prova: 4 horas

Confira AQUI o seu local de Prova:

http://www.selecao.uneb.br/laurodefreitas/consultaLocalProvaMedio.php

Lista de candidatos (as) de A-F


Lista de candidatos (as) de G-M

Lista de candidatos (as) de N-Z

Confira ainda:

* Edital da UNEB referente ao Concurso

* Edital de convocação das provas

Relação de Inscrições deferidas

Gabaritos das provas, feitas no dia 06 de Maio de 2012, para cargos de Nível Superior – Clique na opção desejada para Visualização

Profissionais da Área de Educação

Outros Profissionais de Nível Superior

Profissionais da Área de Saúde – REPUBLICAÇÃO POR INCORREÇÃO DE EDITORAÇÃO DO GABARITO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA, 08/05/2012.

A Secretaria de Saúde e a Exatus Consultoria divulgaram os Gabaritos referentes às provas, da Seleção Pública, realizadas no último domingo (13/05).

Confira o Gabarito AQUI:

A Secretaria de Saúde publicou também a primeira convocação da sua Seleção Simplificada para diversos cargos a serem contratados pelo REDA. A lista completa foi disponibilizada no Diário Oficial.

Confira AQUI:

Confira as notícias do dia de hoje no meu Diário de Notícias:

http://paper.li/a_vinagre/1326026431

A música internacional perdeu ontem a figura de Donna Summer, cantora americana, famosa no final dos anos 70 e anos 80, por suas músicas dançantes e com audição garantida em todas as discotecas da época, sendo algumas tocadas até hoje.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Donna_Summer

Hoje na História – 18 de Maio

Em 18 de Maio de 1498 o navegador português Vasco da Gama chegou ao porto de Calecute, na costa oeste da Índia. Ele foi o primeiro europeu a circundar o continente africano pelo Cabo da Boa Esperança.

Em 18 de maio de 1804 Em ascensão na carreira militar, Napoleão Bonaparte tem, na Itália, uma de suas primeiras vitórias imortais, na Batalha de Marengo. Depois de uma série de campanhas, Napoleão é proclamado Imperador pelo Senado francês. Ele controlou pessoalmente o exército com mão de ferro.

Em 18 de Maio de 1850 Inaugurado o Teatro Santa Isabel, em Recife.

Em 18 de Maio de 1920, nasce Papa João Paulo II, líder da Igreja Católica desde 16 de outubro de 1978 até a sua morte, a 2 de abril de 2005. Um dos líderes mais influentes do século XX, foi proclamado beato a 1 de maio de 2011.

http://www.ptjornal.com/201205177913/geral/hoje-e-dia/18-de-maio-nasce-karol-wojty%C5%82a-o-papa-joao-paulo-ii.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Jo%C3%A3o_Paulo_II

Em 18 de Maio de 1944 Aliados conquistam o Monte Cassino na Itália – Força Expedicionária Brasileira participaria da ofensiva junto às tropas dos EUA.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/21893/hoje+na+historia+1944+-+aliados+conquistam+o+monte+cassino+na+italia.shtml

Em 18 de Maio de 1969 NASA lança a nave Apolo 10, para testar o módulo lunar em órbita do satélite.

Em 18 de Maio de 1972 – Entra em vigor, após a ratificação por 28 países, o tratado que proibe a instalação de armas nucleares no leito dos oceanos.

Em 18 de Maio de 1972 Inaugurada em Paris uma agência do Banco do Brasil.

Em 18 de Maio de 1974 Índia faz primeiro teste nuclear, numa prova subterrânea no deserto de Rajasthan.

Em 18 de Maio de 1978 Apesar de forte oposição do Vaticano, o Senado italiano legaliza o aborto, para mulheres de dezoito anos ou mais.

Em 18 de Maio de 1979 O Brasil e o Iraque divulgam um comunicado reconhecendo a Organização para a Libertação da Palestina como única representante do povo palestino.

Em 18 de Maio de 1980 A China lança com êxito seu primeiro míssil balístico intercontinental.

Em 18 de Maio de 1981 O presidente Figueiredo visita a Alemanha Ocidental e obtém empréstimo de 62 milhões de dólares para a Nuclebrás.

Em 18 de Maio de 1982 O Itamarati confirma a prisão, no Iraque, de três funcionários brasileiros da empreiteira Mendes Júnior, acusados de suborno e desvio de combustível.

Em 18 de Maio de 1988 O papa João Paulo II viaja à América Latina e visita Uruguai, Bolívia, Peru e Paraguai.

Em 18 de Maio de 1996 A OMS emite relatório segundo o qual 17 milhões de pessoas morrem anualmente vitimadas por doenças infecciosas.

Em 18 de Maio de 1998 Os EUA acionam a Microsoft para tentar impedir que a empresa estendesse seu monopólio à área de navegadores para a Internet.

Em 18 de Maio de 1999 Morria em um acidente automobilístico Dias Gomes – O baiano Alfredo de Freitas Dias Gomes nunca havia assistido a uma peça de teatro quando ganhou, aos 15 anos, o primeiro lugar no concurso do Serviço Nacional de Teatro, com a peça A comédia dos moralistas. Aos 19 anos escreveu o drama Pé de Cabra, que foi encenado por Procópio Ferreira. Procópio lhe propôs um contrato de exclusividade, que acabou por durar só um ano. O jovem teatrólogo rejeitava o textos digestivos e queria abordar temas polêmicos.

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=12861

Em 18 de Maio de 2002 Após 23 dias de detenção, o STJ concede habea-corpus ao líder do MST, José Rainha, que ganha liberdade provisória.

Em 18 de Maio de 2004 A indiana Sonia Gandhi, líder do Partido do Congresso, recusa ser primeira-ministra.

Em 18 de Maio de 2009 Depois de 25 anos de conflitos, Tigres Tâmeis amitem derrota na Guerra Civil no Sri Lanka.

Outros fatos do dia 18 de Maio

18 de Maio é o Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual infanto-juvenil, foi instituído em 2000 pela Lei 9.970, e faz alusão a um crime ocorrido há 27 anos, no Espírito Santo, quando Araceli Cabrera, então com 8 anos, foi violentada e assassinada e os criminosos continuaram impunes. Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. A celebração dessa data vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

http://falando-historia.blogspot.com.br/2012/05/18-de-maio-o-dia-nacional-de-combate-ao.html

18 de Maio É também o Dia Internacional dos Museus, instituído pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus – organismo da UNESCO).

O ICOM, que desde 1946 representa os museus e os profissionais de museus, congrega cerca de 28 mil profissionais e dois mil museus, integrando 31 comités internacionais.

http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/05/18/comemorase-hoje-o-dia-internacional-dos-museus

1680 – Uma compilação das Leis das Índias, com nove livros e mais de 6 mil leis, é publicada.

1848 – A Companhia de Jesus é dissolvida e seus integrantes são expulsos do território argentino.

1868 – Nasce Nicolás Romanov, último czar da Rússia.

1872 – Nasce Bertrand Russell, matemático e filósofo inglês.

1875 – Um terremoto destrói em poucos minutos a cidade colombiana de Cúcuta e causa a morte de duas mil pessoas.

1878 – O governo colombiano concede à companhia francesa de Lesseps os direitos para a construção do Canal de Panamá.

1893 – Nasce Augusto César Sandino, guerrilheiro nicaragüense.

1911 – Morre Gustav Mahler, compositor austríaco.

1913 – O general Mario Menocal e o Dr. Enrique Varona tomam posse, respectivamente, da presidência e vice-presidencia da República de Cuba.

1919 – É proclamada a República do Palatinado, separada do Reich e apoiada pela França.

1930 – O dirigível Zeppelin inicia um vôo em que cruzaria duas vezes o Atlântico, percorrendo 27 mil quilômetros.

1950 – A Assembléia Plenária das Nações Unidas decide embargar as mercadorias de grande valor para a China comunista.

1956 – Um juiz argentino decreta a prisão do ex-presidente Juan Domingo Perón, acusando-o de traição.

1973 – Salvador Allende anuncia a expropiação de todas as empresas estrangeiras do Chile.

1980 – Fernando Belaúnde Terry é eleito presidente do Peru.

1982 – Grandes inundações causam a morte de mais de 400 pessoas na província de Cantón (China).

1989 – A OEA pede ao general Noriega que abandone o poder em um prazo de duas semanas para evitar uma escalada de violência no Panamá.

1989 – O Parlamento da Lituânia modifica sua Constituição e proclama a soberania do povo lituano.

1990 – Os ministros das Finanças da República Federal Alemã e da República Democrática Alemã, Theo Waigel e Walter Rombers, firmam em Bonn o tratado de união monetária, econômica e social entre os dois países.

1990 – Na França, um TGV modificado atinge um novo recorde de velocidade sobre trilhos – 515,3 km/h

1991 – O rei Hassan II de Marrocos aceita a realização de um plebiscito pela autodeterminação no Saara ocidental.

1994 – O México ingressa na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

1994 – O ex-presidente da Venezuela, Carlos Andrés Pérez, é detido por malversação.

2000 – Militares rebeldes seguidores do ex-general Lino César Oviedo protagonizam uma tentativa de golpe de Estado contra o governo do Paraguai, presidido por Luis González Macchi.

Nasceram neste dia…

1872 – Bertrand Russell, filósofo e matemático britânico (m. 1970).

1883 – Eurico Gaspar Dutra (imagem), político e militar brasileiro (m. 1974).

1975 – Jack Johnson, cantor norte-americano.

Morreram neste dia…

1911 – Gustav Mahler, compositor austríaco (n. 1860).

1922 – Charles Louis Alphonse Laveran, médico francês (n. 1845).

1980 – Ian Curtis, vocalista e compositor britânico (n. 1956).

Vejam a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”, que ultrapassou a marca das 51 mil visitas. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique. Obrigado a cada um (a) de vocês por esta caminhada feliz!

https://oipa2.wordpress.com/2012/05/18/trabalhando-com-poesia-442/

Abraços nos amigos, beijos nos filhos e nas amigas, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma Quinta feira abençoada por Deus, repleta da energia positiva que circunda o universo a nossa volta e que nos traga muita paz, lucidez, sabedoria e muita saúde.

Apio Vinagre Nascimento
e-mail 2: oipa@uol.com.br
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=1139376304
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9196573284471271823
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio
Fones: (71) 8814-5332 / 9982-7223

Amanhecimento – Elisa Lucinda

De tanta noite que dormi contigo
no sono acordado dos amores
de tudo que desembocamos em amanhecimento
a aurora acabou por virar processo.
Mesmo agora
quando nossos poentes se acumulam
quando nossos destinos se torturam
no acaso ocaso das escolhas
as ternas folhas roçam
a dura parede.
nossa sede se esconde
atrás do tronco da árvore
e geme muda de modo a
só nós ouvirmos.
Vai assim seguindo o desfile das tentativas de nãos
o pio de todas as asneiras
todas as besteiras se acumulam em vão ao pé da montanha
Para um dia partirem em revoada.
Ainda que nos anoiteça
tem manhã nessa invernada
Violões, canções, invenções de alvorada…
Ninguém repara,
nossa noite está acostumada.

Au Gratin – Elisa Lucinda

Fumo um cigarro fino
Como um palito
O calor do Rio é ridículo
Calor de chuva enrustida
Calor do céu oprimido
De inferno mal resolvido
Que não sabe se queima esse cara
Ou o assa ao ponto
Um calor filho da puta
Um calor de estufa
E eu sem nem ser judia
Sofro aos pouquinhos
Sofro esse zé pagodinho
Ardo nesse pecado que não cometi
Nesse forno onde me meti
Por uma apimentada dica
De um nordestino
Que me mostrou uma placa citada, tinhosa:
“CIDADE MARAVILHOSA”
Eu vim.

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Trabalhando com Poesia

  1. mercadeo disse:

    O prefeito de Ponto Novo, Marcos Silva, em entrevista na tarde desta sexta-feira (30) à rádio local, afirmou que a Festa de Maio 2012 será realizada nos dias 18, 19 e 20 se chover até o dia 10 de maio. Lembrou que essa chuva deverá ser suficiente para acabar com o sofrimento da pupulação atingida pela estiagem.

Deixe um comentário

