Trabalhando com Poesia

“… É isso ai, como a gente achou que ia ser, a vida tão simples é boa, quase sempre… É isso ai, os passos vão pelas ruas, ninguém reparou na lua, a vida sempre continua… E eu não sei parar de te olhar, eu não sei parar de te olhar, não vou parar de te olhar, eu não me canso de olhar, não sei parar, de te olhar… É isso ai, há quem acredita em milagres, há quem cometa maldade, há quem não saiba dizer a verdade… É isso ai, um vendedor de flores, ensinar seus filhos a escolher seus amores… Eu não sei parar de te olhar, não sei parar de te olhar, não vou parar de te olhar, eu não me canso de olhar, não vou parar de te olhar… É isso ai, há quem acredita em milagres, há quem cometa maldade, há quem não saiba dizer a verdade… É isso ai, um vendedor de flores, ensinar seus filhos a escolher seus amores… Eu não sei parar de te olhar, não sei parar de te olhar, não vou parar de te olhar, eu não me canso de olhar, não vou parar de te olhar…” (Seu Jorge & Ana Carolina – É isso aí – Comp.: Damien Rice / Versão brasileira: Ana Carolina)

“… Vou ficar a noite em claro sem pegar no sono, meditando sobre o que de fato aconteceu, eu até pensei que fosse terminar na cama, como era de costume entre você e eu… Eu fiz de tudo, mas era tarde, foi o que eu podia dar, você não entendeu… Eu quis ir fundo e você com medo, tirou onda, pois agora quem não quer sou eu… É… Quem não quer sou eu… Quem não quer sou eu! Pois é… E vai a noite, vem o dia e eu aqui pensando, um cigarro atrás do outro e, eu fumo sem parar… Da janela eu vejo o trânsito congestionado, no meu peito, o coração parece buzinar… Eu fiz de tudo, mas era tarde, foi o que eu podia dar você não entendeu… Eu quis ir fundo e você com medo, tirou onda, pois agora quem não quer sou eu… É… Quem não quer sou eu… Quem não quer sou eu… Pois é… Vou ficar a noite em claro sem pegar no sono, meditando sobre o que de fato aconteceu, eu até pensei que fosse terminar na cama, como era de costume entre você e eu… Eu fiz de tudo, mas era tarde, foi o que eu podia dar, você não entendeu… Eu quis ir fundo e você com medo, tirou onda, pois agora quem não quer sou eu… É… Quem não quer sou eu… Quem não quer sou eu! Pois é… E vai a noite, vem o dia e eu aqui pensando, um cigarro atrás do outro e, eu fumo sem parar… Da janela eu vejo o trânsito congestionado, no meu peito, o coração parece buzinar… Eu fiz de tudo, mas era tarde, foi o que eu podia dar você não entendeu… Eu quis ir fundo e você com medo, tirou onda, pois agora quem não quer sou eu… É… Quem não quer sou eu… Quem não quer sou eu… Pois é…” (Seu Jorge – Quem não quer sou eu – Comp.: Seu Jorge, Gabriel Moura e Adriano Trindade)

“…De repente a dor de esperar terminou e, o amor veio enfim… Eu que sempre sonhei, mas não acreditei muito em mim… Vi o tempo passar, o inverno chegar, outra vez, mas desta vez, todo pranto sumiu, um encanto surgiu, meu amor… Você é mais do que sei, é mais que pensei, é mais que esperava, baby… Você é algo assim, é tudo pra mim, é como eu sonhava, baby… Sou feliz agora, não não vá embora não, não não não não não… Não não vá embora… Não não vá embora… Não não vá embora… Não não vá embora… Vou morrer de saudade… Vou morrer de saudade… Vou morrer de saudade… Não vá embora… Não vá embora… Não vá embora… Vou morrer de saudade… Vou morrer de saudade… Não vá embora… Não vá não vá… Vou morrer de saudade… Vou morrer de saudade…” (Seu Jorge – Você – Comp.: Tim Maia)

“… Fé que você pode, você tem, você consegue! De onde é seu congá? Quem é seu orixá? O que importa é ser feliz! Um dia novo sempre vem e, isso vai passar… O que existe é o Sol, o resto é invenção… Fé que você pode, você tem, você consegue!… Não deixe de sorrir, não deixe de dançar, essa é uma boa reza… Dê esperança a quem precisa e, o tempo vai cuidar de você e de todos nós… Essa é uma BOA REZA! Fé que você pode, você tem, você consegue!… Oxum, Oxossi, Axé… Oxumaré, Ogum, iansã, Omolu… Vem dançar… Vem no meu baile, eu sei como levar você para um lugar melhor do que está…” (Seu Jorge & Vanessa da Mata – Boa reza – Comp.: Vanessa da Mata)

“Mantenha sua mente limpa de qualquer pensamento menos digno. Só assim conservará a serenidade e a paz, como base da felicidade que chegará a você. O corpo é o reflexo da mente. E a mente é o reflexo de nossa alma, que é nosso verdadeiro eu. Pense coisas nobres e elevadas e, seu corpo manterá inalterável a saúde, trazendo-lhe a felicidade que tanto almeja.” (Minutos de Sabedoria – Página 245)

Bom dia pessoal,

Mais um final de semana chegando e como sempre renasce em nossa mente e coração a esperança de dias felizes, em paz, com lazer e tranquilidade junto aos nossos.

Para mim será mais um final de semana de militância. Acontece neste final de semana, em Recife o Encontro Nacional do Setorial de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores e, com muita honra, fui indicado por meus companheiros (as) para ser um dos representantes do PT Bahia neste importante evento. Junto comigo também os companheiros Menezes, Ex Superintendente de Promoção da Igualdade Racial e Nadjena, parceira também na SEGOV. Estaremos lá defendendo, além das discussões programáticas, relacionados ao tema, o nome do companheiro Ivonei Pires para Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT.

Confira a íntegra do artigo Tese setorial Combate ao Racismo: “O partido com a cara, a luta e o suor do povo brasileiro” no meu Blog:

https://oipa2.wordpress.com/2012/05/23/tese-setorial-combate-ao-racismo-o-partido-com-a-cara-a-luta-e-o-suor-do-povo-brasileiro/

Os parabéns de hoje para os (as) amigos (as) Alessandro Duda Bomfim, Alexandre Mota, André Araújo, Camila Vieira, Celidalva Bomfim, Daniel Neves, Iara Matos, galera da Legião Tricolor, Luciene Lopes, Luiza Almeida, Márcio Cabral Punk, Mona Costa, Roberta Ribeiro, Helena Cristina e William Santos. Paz, Saúde e muitas felicidades a todos (as), hoje e sempre.

Entrou em vigor desde o dia 16 de maio a Lei Federal que estabelece o livre acesso de qualquer cidadão às informações relacionadas às instituições públicas. No âmbito da Prefeitura de Lauro de Freitas, a Prefeita Moema Gramacho, através de 3 decretos, regulamentou a referida Lei, Instituiu e nomeou os membros de Grupo de Trabalho, visando dar tratamento à questão. Os citados decretos foram publicados no Diário Oficial de ontem. Confira:

http://ba.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/laurodefreitas/doe/?pagina=abre_documentos&arquivo=_repositorio/_publicacoes/_documentos/230/337/_dop/C0E6C009-E25B-467F-9B00FD278BEAA80E18052012101554.pdf&mime_type=application/pdf

A UNEB disponibilizou na última terça feira (23, em seu site as notas referentes às provas objetivas, para cargos de Nivel Superior, do Concurso Público realizado pela Prefeitura de Lauro de Freitas.

Confira o Comunicado emitido pela Coordenação do Concurso:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

COMUNICADO

POR DIFICULDADE TÉCNICA DO PROVEDOR QUE ATENDE A UNEB, A PUBLICAÇÃO DAS NOTAS OBJETIVAS REFERENTES AOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR, COM A CONSEQUENTE ABERTURA DE PRAZO RECURSAL DESSA FASE FOI REALIZADA HOJE (23/05/2012). SENDO ASSIM, O CANDIDATO DO CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS (BA), SOB A RESPONSABILIDADE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), TERÁ ATÉ ATÉ O MEIO DIA DE 26/05/2012, PRAZO, A FIM DE IMPETRAR RECURSO DAS NOTAS DAS REFERIDAS PROVAS OBJETIVAS. FICAM INALTERADAS AS DEMAIS DATAS CONSTANTES DO EDITAL 001/2012.

CONFIRA TAMBÉM O EDITAL REFERENTE AOS EVENTUAIS RECURSOS QUANTO ÀS NOTAS ORA DIVULGADAS:

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

EDITAL DO CONCURSO Nº 001/2012

A Prefeita do Município de Lauro de Freitas, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais torna público alterações do Cronograma dos Cargos de Nível Superior, constante do Edital nº 001/2012, a saber:

Onde se lê: publicação dos resultados das notas das provas objetivas de Nível Superior 22/05/2012.

Leia-se: Publicação dos resultados das notas das provas objetivas de Nível Superior 23/05/2012.

Onde se lê: Abertura do prazo para interposição de recursos dos resultados das notas das provas objetivas de Nível Superior 22/05/2012.

Leia-se: Abertura do prazo para interposição de recursos dos resultados das notas das provas objetivas de Nível Superior 24/05/2012.

Onde se lê: Prazo para interposição de recursos dos resultados das notas das provas objetivas de Nível Superior 22 a 24/05/2012.

Leia-se: Prazo para interposição de recursos dos resultados das notas das provas objetivas de Nível Superior 24 a 26/05/2012, sendo que no dia 26/05/2012 até as 12horas.

Confira abaixo o resultado das Provas para cargos de Nivel Superior

Profissionais da Área de Educação

Profissionais da Área de Saúde

Outros Profissionais de Nível Superior

Confira ainda:

Edital da UNEB referente ao Concurso

Fonte: http://www.selecao.uneb.br/laurodefreitas/

A Secretaria de Saúde e a Exatus Consultoria divulgaram o resultado final com as notas e classificação da Seleção Pública, para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias.

Confira:

https://oipa2.wordpress.com/2012/05/23/selecao-publica-da-secretaria-de-saude-de-lauro-de-freitas-divulgadas-notas-e-classificacao/

Confira as notícias do dia de hoje no meu Diário de Notícias:

http://paper.li/a_vinagre/1326026431

Hoje na História – 25 de Maio

Em 25 de Maio de 1720 Nova peste negra dizima população de Marselha – Bactéria viajava para a França em meio à carga de um navio sírio

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/22048/hoje+na+historia+1720+-++nova+peste+negra+dizima+populacao+de+marselha.shtml

Em 25 de Maio de 1917 Alemanha usa aviões para bombardear a Inglaterra, introduzindo, assim, uma nova arma na guerra.

Em 25 de Maio de 1936 – Jesse Owens, 4 recordes mundiais.

“Num tempo de segregação enraizada, ele não só desmentiu a teoria de raça superior de Hitler, mas também confirmou que a excelência individual, mais do que raça ou nacionalidade, distingue um homem de outro.”

Essa é a frase que melhor define Jesse Cleveland Owens, reconhecido históricamente como Jesse Owens.

http://historica.com.br/hoje-na-historia/jesse-owens-5-recordes-mundiais

Em 25 de Maio de 1952 URSS denuncia como uma transgressão do Acordo de Potsdam a proposta de paz ajustada com a Alemanha Ocidental.

Em 25 de Maio de 1963 Brasil é bicampeão de basquete

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=21390

Em 25 de Maio de 1963, Morre Fernando Ferrari, político brasileiro.

Em 25 de Maio de 1966 A Guiana Britânica tornou-se independente com o primeiro-ministro Forbes Burnahm enfrentando a greve dos trabalhadores do aeroporto da capital Georgetown, e a ameaça de paralisação dos motoristas de táxis.

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=12981

Em 25 de Maio de 1971 O superjato soviético TU-144 chega a Paris para uma apresentação no Ocidente.

Em 25 de Maio de 1984 – Iraque afunda seis navios de um comboio que navegava em direção ao porto iraniano de Bandar Khomeini.

Em 25 de Maio de 1984, O Brasil entrega os seis primeiros lança-foguetes Astro comprados pelo Iraque para usar na guerra contra o Irã.

Em 25 de Maio de 1993, o Conselho de Segurança da ONU aprova a criação de um Tribunal Internacional de Crimes de Guerra para julgar o ex-presidente da antiga Iugoslávia, Slobodan Milosevic (foto). Ele foi responsabilizado pelo assassinato de milhares de civis albaneses em Kosovo e também pelo genocídio na Bósnia e na Croácia.

Em 25 de Maio de 2000, A ex-ministra da Economia, Zélia Cardoso de Melo, é condenada pela 12ª Vara da Justiça Federal em Brasília a 13 anos e quatro meses de prisão.

Em 25 de Maio de 2000 O prefeito de São Paulo, Celso Pitta, é afastado do cargo.

Em 25 de Maio de 2002 Um Boeing 747 da companhia aérea China Airlines cai em Formosa com 225 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes.

Outros fatos do dia 25 de Maio

25 de Maio o continente africano celebra seus 49 anos de independência. As comemorações acontecerão também no Brasil, onde grande parte da sua formação e construção de identidade se deu com a união e colaboração africana.

Em São Paulo, o Fórum África celebrará a data com uma série de atividades na sua “XIV Semana da África – 2012″. A programação acontece entre 22 e 25 de maio.

Com o objetivo de valorizar e resgatar a ancestralidade africana e refletir acerca desta nova África sócio-cultural, o tema que norteará os debates e reflexões é “África: Educação, Cultura e Desenvolvimento Econômico”. Entender o progresso e a estruturação africana no século XXI aproxima e configura a compreensão e estreitamento África-Brasil.

“Quando uma mulher, de certa tribo da África, sabe que está grávida, segue para a selva com outras mulheres e juntas rezam e meditam até que aparece a “canção da criança”. Quando nasce a criança, a comunidade se junta e lhe cantam a sua canção. Logo, quando a criança começa sua educação, o povo se junta e lhe cantam sua canção. Quando se torna adulto, a gente se junta novamente e canta. Quando chega o momento do seu casamento a pessoa escuta a sua canção. Finalmente, quando sua alma está para ir-se deste mundo, a família e amigos aproximam-se e, igual como em seu nascimento, cantam a sua canção para acompanhá-lo na “viagem”. Nesta tribo da África há outra ocasião na qual os homens cantam a canção. Se em algum momento da vida a pessoa comete um crime ou um ato social aberrante, o levam até o centro do povoado e a comunidade forma um círculo ao seu redor. Então lhe cantam a sua canção”. A tribo reconhece que a correção para as condutas anti-sociais não é o castigo; é o amor e a lembrança de sua verdadeira identidade. Quando reconhecemos nossa própria canção já não temos desejos nem necessidade de prejudicar ninguém”. (Via Marcelo – Bankoma)

1498 – Em Florença, é enforcado o monge dominicano Jeronimo Savanarola, considerado precursor da reforma religiosa.

1660 – A Inglaterra restaura a monarquia e entrega o trono a Carlos II, onze anos depois da execução de seu pai, Carlos I.

1803 – Inauguração dos trabalhos do Observatório Astronômico de Santa Fé de Bogotá.

1809 – O Grito de Chuquisaca, primeiro movimento de independência da Bolívia contra a Espanha, é sufocado pelas tropas do vice-rei do Peru.

1810 – Proclamada em Buenos Aires a independência da Argentina.

1814 – A Batalha de Florida (Bolívia) é ganha pelas tropas do general José Alvarez de Arenales.

1815 – Inglaterra, Prússia, Rússia e Áustria, irritadas com a volta de Napoleão Bonaparte da ilha de Elba, o declaram inimigo do mundo.

1822 – O general Sucre firma um tratado de paz com o general José de Aymerich, último comandante espanhol no território que corresponde ao atual Equador.

1880 – Termina a Guerra Chiquita de Cuba.

1881 – Um decreto do presidente Antonio Guzmán Blanco declara a canção Gloria al bravo pueblo como o hino nacional da Venezuela.

1883 – Por sugestão de Bismarck, institui-se na Alemanha o seguro de saúde, avanço social sem precedentes no mundo.

1887 – Um incêndio destrói o Teatro da Opera Cômica de Paris, causando a morte de mais de 80 pessoas.

1892 – Nasce Josip Broz Tito, estadista iugoslavo.

1895 – O engenheiro alemão Karl von Linde obtém a liquefação do ar pelo método que leva seu nome, base da moderna indústria de refrigeração.

1905 – Primeiro vôo europeu com um aparelho movido por motor, realizado pelo capitão francês Ferber, perto de Paris.

1911 – O ex-presidente do México, Porfirio Díaz, que durante trinta e cinco anos governou de maneira ditatorial, abandona o país, após a rebelião protagonizada por Francisco Madero.

1914 – A Irlanda obtém um estatuto de autonomia limitada.

1919 – Promulgação em Buenos Aires de uma constituição para as Províncias Unidas de América do Sul, nome dado ao grupo de diversas províncias argentinas.

1919 – Morrem 16 mil pessoas como conseqüência da erupção do vulcão Kloet, na ilha de Java.

1921 – Nasce Jack Steinberger, físico norte-americano, nascido na Alemanha, Prêmio Nobel de Física em 1988.

1926 – Nasce Miles Davis, músico e trompetista.

1933 – É firmando em Genebra o acordo que põe fim ao conflito armado entre Colômbia e Peru, surgido em fevereiro do mesmo ano por disputa de fronteiras.

1947 – O Senado norte-americano aprova a Ata Nacional de Segurança, através da qual é criada a CIA.

1949 – Os comunistas conquistam importante vitória na guerra civil chinesa ao ocupar a cidade de Xangai.

1963 – É firmada na Etiópia a Ata de Fundação da Organização para a Unidade Africana (OUA).

1979 – Um avião de passageiros cai no aeroporto de Chicago e 276 pessoas morrem.

1989 – Sessão constituinte do Congresso de Deputados do Povo, novo Parlamento soviético, que confirma Mijail Gorbachov como presidente.

1990 – O Congresso americano aprova pacote de ajuda de 720 milhões de dólares ao Panamá e à Nicarágua.

1993 – O Conselho de Segurança da ONU aprova a criação de um Tribunal Internacional de Crimes de Guerra na antiga Iugoslávia.

2000 – O Exército chinês começa a eliminar os nomes britânicos dos prédios militares em Hong Kong.

2001 – Os cinco países da ex-Iugoslávia fazem um acordo em Viena para repartir o patrimônio comum.

Vejam a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”, que ultrapassou a marca das 56 mil visitas. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique. Obrigado a cada um (a) de vocês por esta caminhada feliz!

https://oipa2.wordpress.com/2012/05/25/trabalhando-com-poesia-446/

Abraços nos amigos, beijos nos filhos e nas amigas, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma Sexta feira abençoada por Deus, repleta da energia positiva que circunda o universo a nossa volta e que o Alá de Oxalá nos traga muita paz, lucidez, sabedoria e muita saúde.

Ótimo final de semana e até segunda feira a todos (as),

Apio Vinagre Nascimento
e-mail 2: oipa@uol.com.br
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=1139376304
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9196573284471271823
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio
Fones: (71) 8814-5332 / 9982-7223 / 9154-0168 / 8214-0894

Canção (Cecília Meireles)

Não te fies do tempo nem da eternidade,
que as nuvens me puxam pelos vestidos
que os ventos me arrastam contra o meu desejo!
Apressa-te, amor, que amanhã eu morro,
que amanhã morro e não te vejo!
Não demores tão longe, em lugar tão secreto,
nácar de silêncio que o mar comprime,
o lábio, limite do instante absoluto!
Apressa-te, amor, que amanhã eu morro,
que amanhã eu morro e não te escuto!
Aparece-me agora, que ainda reconheço
a anêmona aberta na tua face
e em redor dos muros o vento inimigo…
Apressa-te, amor, que amanhã eu morro,
que amanhã eu morro e não te digo…

Serenata (Cecília Meireles)

” … Permita que eu feche os meus olhos,
pois é muito longe e tão tarde!
Pensei que era apenas demora,
e cantando pus-me a esperar-te.
Permite que agora emudeça:
que me conforme em ser sozinha.
Há uma doce luz no silencio,
e a dor é de origem divina.
Permite que eu volte o meu rosto
para um céu maior que este mundo,
e aprenda a ser dócil no sonho
como as estrelas no seu rumo … ”

Cecília Meireles – Marcha

As ordens da madrugada
romperam por sobre os montes:
nosso caminho se alarga
sem campos verdes nem fontes.
Apenas o sol redondo
e alguma esmola de vento
quebram as formas do sono
com a idéia do movimento.

Vamos a passo e de longe;
entre nós dois anda o mundo,
com alguns mortos pelo fundo.
As aves trazem mentiras
de países sem sofrimento.
Por mais que alargue as pupilas,
mais minha dúvida aumento.

Também não pretendo nada
senão ir andando à toa,
como um número que se arma
e em seguida se esboroa,
– e cair no mesmo poço
de inércia e de esquecimento,
onde o fim do tempo soma
pedras, águas, pensamento.

Gosto da minha palavra
pelo sabor que lhe deste:
mesmo quando é linda, amarga
como qualquer fruto agreste.
Mesmo assim amarga, é tudo
que tenho, entre o sol e o vento:
meu vestido, minha música,
meu sonho e meu alimento.

Quando penso no teu rosto,
fecho os olhos de saudade;
tenho visto muita coisa,
menos a felicidade.
Soltam-se os meus dedos ristes,
dos sonhos claros que invento.
Nem aquilo que imagino
já me dá contentameno.

Como tudo sempre acaba,
oxalá seja bem cedo!
A esperança que falava
tem lábios brancos de medo.
O horizonte corta a vida
isento de tudo, isento…
Não há lágrima nem grito:
apenas consentimento.

Timidez – Cecília Meireles

Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve…
– mas só esse eu não farei.
Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes…
– palavra que não direi.
Para que tu me adivinhes,
entre os ventos taciturnos,
apago meus pensamentos,
ponho vestidos noturnos,
– que amargamente inventei.
E, enquanto não me descobres,
os mundos vão navegando
nos ares certos do tempo,
até não se sabe quando…
e um dia me acabarei.

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s