Trabalhando com Poesia

“… Penso em você, é uma canção que eu não consigo esquecer… Penso em você, é o livro de um amor que não se lê… Penso em você e acho que nunca saberia rejeitar um pensamento assim, é o perfume na memória do prazer… Penso em você, há tanto pra contar e há tanto pra viver… Penso em você, por entre as telas, pelos quadros de Matisse, penso em você, em um soneto ensolarado de Vinícius… Penso em você e essa paisagem, a cada passo mais bonita, se revelará e, acho que até hoje dela eu não saí… Penso em você, há tanto pra contar e, há tanto pra viver… Penso em você, Penso em você e essa paisagem, a cada passo mais bonita, se revelará e, acho que até hoje dela eu não saí… Penso em você, há tanto pra contar e, há tanto pra viver…” (Jorge Vercillo e Ninnah Jo – Memória do prazer – Comp.: Gabriela Vercillo/Jorge Vercillo)

“… As coisas tolas que o amor parece me dizer, falam na delicadeza, o elixir do prazer, na paixão, são os seus olhos olhando nos meus, as suas mãos envolvendo minhas mãos… Esse é o jogo do amor e da sedução, que deixa na boca o sabor que o beijo não provou… brilha na pele o suor, que o corpo não tocou por saber, que essa vontade contida no ar faz aumentar a ilusão do querer, é o faz-de-conta do amor rondando você… Te quero assim, como a luz da manhã, chegando mansinha pra não te acordar… E quando se vê é um sol, que não se apagará… Se o jogo do amor é estar por um triz, você me deixou envolvido demais, se a dor levou, o amor me traz e eu estou feliz… Cercados por esta magia que se chama desejo, nossa própria armadilha, teu cheiro no ar, incenso de amor, perfume da mais rara flor, que enfeitiça o lugar… Te quero assim, como a luz da manhã, chegando mansinha pra não te acordar… E quando se vê é um sol, que não se apagará… Se o jogo do amor é estar por um triz, você me deixou envolvido demais, se a dor levou, o amor me traz e eu estou feliz… Se a dor levou, o amor me traz e eu estou feliz… As coisas tolas que o amor…” (Jorge Vercillo – Delicadeza – Comp.: Jorge Vercillo / Jota Maranhão)

“…Eu! Prisioneiro meu, descobri no breu uma constelação… Céus! Conheci os céus, pelos olhos seus, véu de contemplação… Deus! Condenado eu fui, a forjar o amor, no aço do rancor e a transpor as leis mesquinhas dos mortais… Vou! Entre a redenção e o esplendor de por você viver… Sim! Quis sair de mim, esquecer quem sou e respirar por ti e, assim transpor as leis mesquinhas dos mortais… Agoniza, virgem Fênix, o amor! Entre cinzas arco-íris, esplendor! Por viver às juras de satisfazer o ego mortal… Coisa pequenina, centelha divina, renasceu das cinzas, onde foi ruína, pássaro ferido, hoje é paraíso… Luz da minha vida, pedra de alquimia, tudo o que eu queria, renascer das cinzas… E eu! Quando o frio vem nos aquecer o coração, quando a noite faz nascer a luz da escuridão e a dor revela a mais esplêndida emoção, o amor!… Quando o frio vem nos aquecer o coração, quando a noite faz nascer a luz da escuridão e, a dor revela a mais esplêndida emoção… Quando o frio vem nos aquecer o coração, quando a noite faz nascer a luz da escuridão e, a dor revela a mais esplêndida emoção, o amor!… Quando o frio vem nos aquecer o coração, quando a noite faz nascer a luz da escuridão e, a dor revela a mais esplêndida emoção, o amor!…” (Jorge Vercillo – Fenix – Comp.: Flávio Venturini / Jorge Vercillo)

“… Desde que te vi tô cego de paixão, nunca mais pensei em mim, pirei… Quando a luz do teu olhar cruzou o meu olhar, vi que ali estava a minha outra parte… Quis me aproximar daquele coração, que eu nunca vi, mas sempre amei… Se a vida tem um fim, o amor não é assim, faz de cada vida, uma outra parte do infinito amor… Tanto tempo esperando o infinito amor, nossas almas, estrelas de eterno ardor, coração que só quer ser feliz, seja onde for… Breve coração, tens um eterno amor, que me inunda a alma de emoção, ao saber que em algum lugar, outros tempos, outro mar, nossos olhos se cruzava, como hoje, no infinito amor, tanto tempo esperando o infinito amor, nossas almas, estrelas de eterno ardor, coração, que só quer ser feliz, seja onde for… Sem me falar, li no seu olhar, você sempre esteve em mim, hoje eu sei! Por uma razão maior, a vida nos juntou, para sempre unidos no infinito amor… Tantas vidas seguindo o infinito amor…” (Jorge Vercillo – Infinito amor – Comp.: Jorge Vercillo / Jota Maranhão)

“Não se exalte, não se irrite, não discuta… A mansidão e a serenidade conquistam os corações e representam a felicidade. Ninguém resiste a uma pessoa calma e serena, e esta pode resistir a todos. Não há força que derrube a mansidão, e nada é empecilho para ela. Os mansos e serenos conseguem tudo o que desejam na terra, com a vantagem de jamais estragarem sua saúde tão preciosa.” (Minutos de Sabedoria – Página 252)

Bom dia pessoal,

A Prefeitura de Lauro de Freitas entrega à comunidade de Areia Branca, Jambeiro, Capelão e demais localidades mais uma escola, que além do ensino fundamental, prerrogativa municipal, fornecerá, aos alunos daquela região, também o ensino médio, a partir de convênio com o Governo do Estado da Bahia. Fruto de processo de permuta de áreas, a nova escola atende a uma demanda antiga dos munícipes da região de Areia Branca. Parabéns a todos que tornaram esse momento possível.

Os parabéns de hoje para os (as) amigos (as) Antonio Purificação, Carlos Alberto, Divina Valéria, Gleber Name, Honolulu Brasil, Ivan Antonio, Kely Nolasco, Marcia Araujo, Ariane, Mayara Rosa, Tatiana Poughe, a minhas queridas amigas e colaboradoras Ester Pinheiro e Ednalva Lago, além da minha sobrinha Camila Andrade. Paz, Saúde e muitas felicidades a todos (as), hoje e sempre.

Confira as notícias do dia de hoje no meu Diário de Notícias:

http://paper.li/a_vinagre/1326026431

Hoje na História 05 de Junho

Em 05 de Junho de 1956 – O presidente Eisenhower alerta que cortes drásticos na ajuda ao exterior seriam perigosos para a segurança dos EUA.

Em 05 de Junho de 1960 – Victor Paz Estensoro é eleito presidente da Bolívia.

Em 05 de Junho de 1967 Um ataque da aviação israelense a posições do Egito e da Síria dá início à guerra dos seis dias. Os israelenses, com o auxílio logístico dos EUA, atacaram de surpresa o Egito, a Síria e a Jordânia, que preparavam uma ofensiva conjunta contra Israel. Após a vitória, os israelenses anexaram a península do Sinai, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e as Colinas do Golã.

Em 05 de Junho de 1968 – O senador Robert F. Kennedy é assassinado pelo imigrante palestino Sirhan Bishara Sirhan.

Em 05 de Junho de 1972 A origem do Dia Mundial do Meio Ambiente – Estocolmo sedia a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente.

“A Conferência de Estocolmo chegou a seu fim, depois de 12 dias de muito trabalho e grandes dificuldades. O Brasil obteve o que pretendia do encontro: a colocação real dos problemas da poluição e o respeito à soberania nacional”. Mauro Santayanna, enviado do Jornal do Brasil

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=26966

Em 05 de Junho de 1973 Os EUA autorizam a venda de aviões supersônicos de combate F-5E a Chile, Argentina, Brasil, Colômbia e Venezuela.

Em 05 de Junho de 1974 Brasil cria a Comissão Nacional de Regiões Metropolitanas e Política Urbana e os Conselhos de Abastecimento e de Pesquisas Agropecuárias, Assistência Técnica e Extensão Rural.

Em 05 de Junho de 1975 Reaberto o Canal de Suez

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=21632

Em 05 de Junho de 1975 Um terremoto ao longo da falha da Anatólia, na Turquia, provoca mais de 2.000 mortes.

Em 05 de Junho de 1976 Rompimento na barragem do rio Teton, em Idaho, EUA, mata nove pessoas e deixa 300.000 desabrigados.

Em 05 de Junho de 1983 Inaugurada a TV Manchete, com mensagem otimista de seu presidente, Adolfo Bloch.

Em 05 de Junho de 1987 Argentina aprova o princípio de “obediência devida”, que exime de culpa os oficiais de baixa patente acusados de violar os direitos humanos durante o regime militar.

Em 05 de Junho de 1989 Homem para tanques de guerra na China.

http://historica.com.br/hoje-na-historia/homem-para-tanques-de-guerra

Em 05 de Junho de 1994 Chile decide aderir ao Mercosul.

Em 05 de Junho de 2002 Austrália rejeita Protocolo de Quioto, alegando que a adesão ao Protocolo acarretaria corte de empregos e imposição de limitações à indústria.

Em 05 de Junho de 2003 Fraudes, confessadas pelo repórter Jayson Blair, derruba editores do New York Times.

Em 05 de Junho de 2003 OMS anuncia fim da síndrome respiratória aguda severa (SARS).

Em 05 de Junho de 2008 Pesquisa da WWF-Brasil demonstra que estilo de vida da elite brasileira é insustentável.

Outros fatos históricos ocorridos em 05 de Junho

1826 – Morre Carl María von Weber, compositor e pianista alemão.

1849 – Dinamarca torna-se uma monarquia constitucional após adotar uma nova Constituição.

1862 – É assinado o Tratado de Saigon, que pôs fim à ação militar franco-espanhola na Indochina.

1863 – França, Inglaterra e Rússia firmam em Londres o protocolo que os coloca como potências protetoras da Grécia.

1870 – Um incêndio deixa 1,2 mil mortos e 60 mil desabrigados em Istambul.

1878 – Nasce Francisco “Pancho” Villa, militar e político mexicano.

1883 – Inauguração da Orient-Express, primeira companhia de trens que utilizou vagões leitos.

1895 – Estoura no Equador uma revolta liberal que coloca na presidência o general Eloy Alfaro.

1898 – Nasce Federico García Lorca, poeta espanhol.

1916 – A Câmara francesa aprova o adiantamento dos relógios em uma hora, como medida de economia de energia.

1925 – O protocolo sobre a proibição de uso em guerra de gases venenosos e armas bacteriológicas é aprovado em Genebra.

1937 – É realizado o primeiro teste de comunicação regular aérea da América e Europa, pelo Atlântico Norte, entre Foynes (Irlanda) e Terranova (Canadá), por meio de hidroaviões.

1945 – Após a rendição incondicional da Alemanha (II Guerra Mundial), o poder é transferido aos governos das quatro grandes potências (EUA, França, Grã-Bretanha e URSS).

1947 – O general Marshall expõe na Universidade de Harvard o plano para a recuperação econômica da Europa, que mais tarde levaria seu nome.

1948 – Um governo presidido por Nguyen Xuan é constituído no Vietnã, com o respaldo das tropas francesas. Este foi o primeiro passo para a independência do país.

1954 – Um grande escândalo literário na França ocorre na publicação de Bonjour, tristesse, de Francoise Sagan.

1963 – O aiatolá Komeini é preso pelas autoridades iranianas. Ocorrem manifestações e tumultos em Teerã. O xá e sua família abandonam a capital.

1964 – O Papa Paulo VI exonera do castigo eclesiástico os cristãos que fossem cremados.

1967 – Começa a Guerra dos Seis Dias entre Israel e uma coalizão integrada pelo Egito, Síria e Jordânia. A guerra é vencida pelos israelenses.

1974 – Fracassa na Bolívia um levante militar contra o general Hugo Bánzer.

1975 – O Canal de Suez é novamente aberto ao tráfego marítimo internacional, após permanecer fechado desde a Guerra dos Seis Dias.

1981 – Ronald Reagan aprova a fabricação nos Estados Unidos da bomba de nêutrons, a “bomba limpa”.

1991 – Aproximadamente 5 mil pessoas morrem nas inundações da província afegã de Jowzjan, na fronteira com a ex-URSS.

1996 – Morre Jan Kerouac, escritor norte-americano.

1998 – O então presidente da Comissão Européia, Jacques Santer, e o ex-primeiro ministro de Luxemburgo, Pierre Werner, considerados “pais do euro”, são agraciados com o Prêmio Príncipe de Astúrias de Ciências Sociais.

2000 – O general Augusto Pinochet perde sua imunidade como senador vitalício e fica sujeito a julgamento no Chile por violação dos direitos humanos quando era chRedação Terra de Estado.

Nasceram neste dia…

1723 – Adam Smith, economista e filósofo britânico (m. 1790).

1877 – Pancho Villa, revolucionário mexicano (m. 1923).

1917 – Pinheiro de Azevedo, militar e político português (m. 1983).

Morreram neste dia…

1316 – Luís X de França (n. 1289).

1986 – Lilian Lemmertz, atriz de teatro, cinema e televisão brasileira (n. 1938).

2004 – Ronald Reagan, político estado-unidense (n. 1911).

Vejam a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”, que ultrapassou a marca das 65 mil visitas. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique. Obrigado a cada um (a) de vocês por esta caminhada feliz!

https://oipa2.wordpress.com/2012/06/05/trabalhando-com-poesia-453/

Abraços nos amigos, beijos nos filhos e nas amigas, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma Terça feira abençoada por Deus, repleta da energia positiva que circunda o universo a nossa volta e que nos traga muita paz, lucidez, sabedoria e muita saúde.

Apio Vinagre Nascimento
e-mail 2: oipa@uol.com.br
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=1139376304
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9196573284471271823
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio
Fones: (71) 8814-5332 / 9982-7223 / 9154-0168 / 8214-0894

SOU NEGRO – SOLANO TRINDADE

A Dione Silva

Sou Negro
meus avós foram queimados
pelo sol da África
minh’alma recebeu o batismo dos tambores atabaques, gonguês e agogôs

Contaram-me que meus avós
vieram de Loanda
como mercadoria de baixo preço plantaram cana pro senhor do engenho novo
e fundaram o primeiro Maracatu.

Depois meu avô brigou como um danado nas terras de Zumbi
Era valente como quê
Na capoeira ou na faca
escreveu não leu
o pau comeu
Não foi um pai João
humilde e manso

Mesmo vovó não foi de brincadeira
Na guerra dos Malês
ela se destacou

Na minh’alma ficou
o samba
o batuque
o bamboleio
e o desejo de libertação…

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s