Trabalhando com Poesia

“…Caía a tarde feito um viaduto E um bêbado trajando luto me lembrou Carlitos, a lua tal qual a dona do bordel… Pedia a cada estrela fria um brilho de aluguel e nuvens, lá no mata-borrão do céu, chupavam manchas torturadas, que sufoco, louco, o bêbado com chapéu coco fazia irreverências mil, pra noite do Brasil, meu Brasil, que sonha com a volta do irmão do Henfil, com tanta gente que partiu num rabo de foguete, chora a nossa pátria mãe gentil, choram Marias e Clarices, no solo do Brasil… Mas sei, que uma dor assim pungente, não há de ser inutilmente, a esperança dança, na corda bamba de sombrinha e em cada passo dessa linha, pode se machucar, azar, a esperança equilibrista sabe que o show de todo artista, tem que continuar…” (João Bosco – O Bêbado e a Equilibrista – Comp.: João Bosco e Aldir Blanc)

“… Hoje eu quero te ver sorrir, como quem, quem descobre, enfim, a alegria, olha o sol trazendo a manhã, luz e cor, pois é pra você que nasce o dia… Todo amor é urgência e esperança e suspeita sempre da razão, desejar o sim ou mesmo ser o não… Toma a minha mão, levanta o rosto e assim, eu sei, você vai ter um sorriso pra mim, quando essa canção chegar ao fim… Brisa benfazeja beija o meu amor, para sempre seja claro onde ela for… Brisa benfazeja beija o meu amor, para sempre seja claro onde ela for… Toma a minha mão, levanta o rosto e assim, eu sei, você vai ter um sorriso pra mim, quando essa canção chegar ao fim… Brisa benfazeja beija o meu amor, para sempre seja claro onde ela for… Brisa benfazeja beija o meu amor, para sempre seja claro onde ela for…” (João Bosco – Por um Sorriso – Comp.: João Bosco / Abel Silva)

“… Toca de tatu, lingüiça e paio e boi zebu, rabada com angu, rabo-de-saia… Naco de peru, lombo de porco com tutu e, bolo de fubá, barriga d’água… Há um diz que tem e, no balaio tem também, um som bordão, bordando o som, dedão, violação… Diz um diz que viu e, no balaio viu também, um pega lá, no toma-lá-dá-cá, do samba… Um caldo de feijão, um vatapá, e coração, boca de siri, um namorado e um mexilhão, água de benzê, linha de passe e chimarrão, babaluaê, rabo de arraia e confusão… Eh, yeah, yeah, Eh, yeah, yeah, Eh, yeah, yeah… Valeu, valeu, Dirceu do seu gado deu… Cana e cafuné, fandango e cassulê, sereno e pé no chão, bala, camdomblé e, o meu café, cadê? Não tem, vai pão com pão… Já era Tirolesa, o Garrincha, a Galeria, a Mayrink Veiga, o Vai-da-Valsa, e hoje em dia, rola a bola, é sola, esfola, cola, é pau a pau e, lá vem Portela, que nem Marquês de Pombal, mal, isso assim vai mal, mas viva o carnaval, lights e sarongs, bondes, louras, king-kongs, meu pirão primeiro é muita marmelada… Puxa saco, cata-resto, pato, jogo-de-cabresto e a pedalada… Quebra outro nariz, na cara do juiz, aí, há quem faça uma cachorrada e, fique na banheira, ou jogue pra torcida, feliz da vida… Toca de tatu, lingüiça e paio e boi zebu, rabada com angu, rabo-de-saia… Naco de peru, lombo de porco com tutu e, bolo de fubá, barriga d’água… Há um diz que tem e, no balaio tem também, um som bordão, bordando o som, dedão, violação… Diz um diz que viu e, no balaio viu também, um pega lá, no toma-lá-dá-cá, do samba…” (João Bosco & Yamandu Costa – Linha de Passe – Comp.: João Bosco, Paulo Emílio e Aldir Blanc)

“… Quando um coração que está cansado de sofrer, encontra um coração também cansado de sofrer, é tempo de se pensar, que o amor pode, de repente, chegar… Quando existe alguém, que tem saudade de alguém e, esse outro alguém não entender, deixe esse novo amor chegar, mesmo que depois seja imprescindível chorar… Que tolo fui eu que, em vão, tentei raciocinar nas coisas do amor, que ninguém pode explicar… Vem, nós dois vamos tentar, só um novo amor pode a saudade apagar… Deixa esse novo amor, mesmo que depois seja imprescindível chorar… Que tolo fui eu que, em vão, tentei raciocinar nas coisas do amor, que ninguém pode explicar… Vem, nós dois vamos tentar, só um novo amor pode a saudade apagar…” (João Bosco – Caminhos Cruzados – Comp.: Tom Jobim)

“…A paz invadiu o meu coração, de repente, me encheu de paz, como se o vento de um tufão, arrancasse meus pés do chão, onde eu já não me enterro mais… A paz fez um mar da revolução, invadir meu destino, a paz, como aquela grande explosão, uma bomba sobre o Japão, fez nascer o Japão da paz… Eu pensei em mim, eu pensei em ti, eu chorei por nós… Que contradição, só a guerra faz nosso amor em paz… Eu vim, vim parar na beira do cais, onde a estrada chegou ao fim, onde o fim da tarde é lilás, onde o mar arrebenta em mim, o lamento de tantos “ais”… Eu pensei em mim, eu pensei em ti, eu chorei por nós… Que contradição, só a guerra faz nosso amor em paz… Eu vim, vim parar na beira do cais, onde a estrada chegou ao fim, onde o fim da tarde é lilás, onde o mar arrebenta em mim, o lamento de tantos “ais”…” (João Bosco – A Paz – Comp.: Gilberto Gil & João Donato)

“Acenda sua luz interior, a luz da sabedoria e da bondade. Dedique alguns minutos de seu dia à meditação, porque o (a) homem/mulher iluminado (a) não encontra trevas em seu caminho. Por onde passa, a luz se irradia de si mesmo, atingindo todos os que lhe estão perto. Mergulhe em seu íntimo e, ouça a voz de sua consciência, que é a voz silenciosa de Deus falando dentro de você mesmo.” (Minutos de Sabedoria – Página 262)

Bom dia pessoal,

Duas excelentes notícias esta semana vem ao encontro da nossa administração em Lauro de Freitas.

A primeira vem do Censo PNAD, que nos traz a informação de que Lauro de Freitas é o município baiano com o maior decréscimo de famílias em situação de extrema pobreza.

A segunda vem da Fundação ABRINQ – Save The Children, que, analisando os dados da gestão municipal concederá à Prefeita Moema Gramacho, em nome da gestão o título de “Prefeita amiga da criança”.

Os parabéns a todos os que diretamente interagem com os dados que levaram a estes reconhecimentos e conquistas. Dialogava ontem sobre isto e falei que, da mesma forma que nos momentos ruins todos nós carregamos os ônus, como um time, uma equipe, os triunfos também são coletivos e, sendo assim, a cada um (a) de vocês, servidores (as) municipais, efetivos, concursados, CT’s, Nomeados (as), enfim, cada um a sua maneira, com sua competência, com seu serviço específico em favor de uma gestão voltada para quem mais precisa, parabéns. Da prefeita Moema Gramacho e do Vice Prefeito João Oliveira, ao servidor mais humilde desta administração, todos são responsáveis por este momento. Valeu!

Os parabéns de hoje para os (as) amigos (as) Francisco Rodrigues, Leandro Teixeira, Carlos Ed, Nailma Nolasco, Carlão dos Santos, o amigo Vereador José Augusto, Sil Xinha, Jailson Santos, Luciana Angela e minha querida amiga e vereadora de Salvador Marta Rodrigues. Paz, Saúde e muitas felicidades a todos (as), hoje e sempre.

A UNEB – Universidade do Estado da Bahia divulgou, na tarde desta terça feira (19/06/2012), as notas referentes aos títulos apresentados pelos candidatos aos diversos cargos de nível superior, em disputa no Concurso Público da Prefeitura de Lauro de Freitas e organizado pela UNEB.

A UNEB também abriu prazo para recursos, que devem ser interpostos entre a manhã desta quarta-feira (20) e o meio dia da sexta-feira (22).

Confira AQUI os resultados das provas de títulos:

Fonte: http://www.selecao.uneb.br/laurodefreitas/

Confira as notícias do dia de hoje no meu Diário de Notícias:

http://paper.li/a_vinagre/1326026431

Hoje na História 20 de Junho.

Em 20 de Junho de 451 A Batalha de Chalons Entre as forças de Flávio Aetio e Àtila,o huno,não houve vencedor,mas depois da batalha o huno abandonou seus planos de conquistar a Europa.

Em 20 de Junho de 1714 Chega ao fim o famoso processo das formigas em São Luís.

Em 20 de Junho de 1792 – Sans culottes fazem primeira investida contra o regime de Luis XVI – Nova política religiosa suscitava violenta oposição nos centros urbanos e no campo, onde a grande massa dos franceses continuava ligada ao clero.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/22535/hoje+na+historia+1792+-+sans+culottes+fazem+primeira+investida+contra+o+regime+de+luis+xvi.shtml

Em 20 de Junho de 1811 – Movimento de independência no Peru. As forças militares de Francisco Antonio de Zela são derrotadas pelas tropas do general espanhol Manuel Goyeneche.

Em 20 de Junho de 1814 – Fim do domínio espanhol no Rio da Prata (atual Argentina) com a rendição das forças espanholas.

Em 20 de Junho de 1820 – Morre Manuel Belgrano, um dos precursores da independência da Argentina e criador da bandeira nacional.

Em 20 de Junho de 1852 – Começa a funcionar o telégrafo elétrico entre Santiago e Valparaíso, que foi o primeiro na América do Sul.

Em 20 de Junho de 1860 – Após a batalha de Malazzo, na Sicília, Garibaldi toma posse da ilha, com exceção da cidade de Messina.

Em 20 de Junho de 1952 Governo brasileiro cria o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE).

Em 20 de Junho de 1963, EUA e URSS criam uma linha de telex, o telefone vermelho. Essa linha direta entre os blocos na Guerra Fria evitou a Crise dos Mísseis. Khrushev ameaçou a instalação em Cuba de lançadores de mísseis capazes de atingir os EUA. Kennedy ordenou então o bloqueio naval de Cuba. Os dois países recuaram.

Em 20 de Junho de 1971 Transmissão do primeiro episódio do seriado infantil mexicano Chaves.

http://historica.com.br/hoje-na-historia/2006

Em 20 de Junho de 1972 O Senado brasileiro aprova projeto que define como crime contra a segurança nacional a ocupação e controle ilícitos de aeronaves.

Em 20 de Junho de 1973 O ex-presidente Juan Domingo Perón regressa à Argentina, depois de 17 anos de exílio.

Em 20 de Junho de 1976 Os Estados Unidos retiram de Beirute 263 americanos e estrangeiros de outras nacionalidades.

Em 20 de Junho de 1985 Cinco bombas explodem em Katmandu, capital do Nepal, atingindo o palácio real, repartições do governo e um hotel.

Em 20 de Junho de 1988 Depois de treze dias internada no Hospital dos Servidores do estado depois de sofrer uma embolia pulmonar, Aracy de Almeida, 74 anos, morreu vítima de um súbito aumento de pressão arterial.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aracy_de_Almeida

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php

Em 20 de Junho de 1989 O transatlântico soviético Maxim Gorki bate num iceberg na Noruega e 955 pessoas são resgatadas.

Em 20 de Junho de 1991 A Câmara dos Deputados da Alemanha aprova a volta do governo do país para Berlim.

Em 20 de Junho de 1994, Após passar vinte anos protagonizando apagadas estréias em copas do mundo a Seleção Brasileira finalmente honrou o título de tricampeã do mundo, em seu primeiro jogo da competição mais importante do futebol, que, em 1994, era disputada nos Estados Unidos. O talento de Romário, que marcou o primeiro dos gols da vitória de 2 a 0 sobre a Rússia, tornou desequilibrada a partida diante do monótono futebol apresentado pelo time russo.

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=21970

Em 20 de Junho de 2004 Índia e Paquistão firmam acordo nuclear.

Outros fatos históricos ocorridos em 20 de Junho

1870 – Morre Jules Goncourt, escritor francês.

1895 – Honduras, Nicarágua e El Salvador constituem, mediante o pacto de Amapala, a maior república da América Central.

1895 – Abertura oficial do Canal de Kiel, na Alemanha.

1898 – Guerra entre Estados Unidos e Espanha. Um navio norte -americano se apodera do arquipélago das Marianas, possessão espanhola.

1900 – Rebelião boxer na China contra os estrangeiros: assassinato do embaixador alemão, Klemens von Ketteler, em Pequim.

1909 – Nasce Errol Flynn, ator norte-americano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Errol_Flynn

1923 – Forte erupção do vulcão Etna na Ilha da Sicília.

1928 – Nasce Jean Marie Le Pen, político ultradireitista francês.

1937 – Três pilotos soviéticos sobrevoam o Pólo Norte, em uma viagem de Moscou a Vancouver.

1946 – Nasce José Alexandre “Xanana” Gusmao, presidente do Timor Oriental.

1948 – O marco alemão é criado para substituir o reichsmark, , a moeda do Império.

1951 – As autoridades iranianas confiscam as instalações petrolíferas de Abadán.

1960 – Um violento terremoto causa grandes danos na zona de Valdivia (Chile).

1963 – Acordo em Genebra para estabelecer o telefone vermelho, a fim de manter uma comunicação direta e rápida entre a URSS e os EUA em caso de conflito entre as potências.

1972 – Lançamento da nave espacial norte-americana Pioneer-10.

1983 – Otelo Saraiva de Carvalho, estrategista da revolução portuguesa de 25 de abril de 1974, é detido após ser acusado de dirigir um grupo terrorista.

1988 – O presidente do Haiti, Leslie Manigat, é derrubado por um golpe militar dirigido pelo general Henri Namphy.

1991 – Berlim volta a ser a capital da Alemanha, 43 anos depois de haver perdido tal condição, e se torna sede do Governo federal e do Parlamento.

1993 – Um trem de alta velocidade atravessa pela primeira vez o canal da Mancha por um túnel submarino que une a França à Grã-Bretanha, em duas horas e meia.

1995 – A União Européia cria o Escritório Europeu de Polícia (Europol).

1995 – Morre Emile Michel Cioran, filósofo niilista romano.

1999 – Morre Mario Soldati, escritor e diretor de cinema italiano.

2001 – Beirute amanhece sem a presença das tropas sírias pela primeira vez em 25 anos.

Vejam a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”, que ultrapassou a marca das 73 mil visitas. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique. Obrigado a cada um (a) de vocês por esta caminhada feliz!

https://oipa2.wordpress.com/2012/06/20/trabalhando-com-poesia-463/

Abraços nos amigos, beijos nos filhos e nas amigas, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma Quarta feira abençoada por Deus, repleta da energia positiva que circunda o universo a nossa volta e que nos traga muita paz, lucidez, sabedoria e muita saúde.

Apio Vinagre Nascimento
e-mail 2: oipa@uol.com.br
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=1139376304
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9196573284471271823
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio
Fones: (71) 8814-5332 / 9982-7223 / 9154-0168 / 8214-0894

Hai-Kais – Guimarães Rosa

Imensidão
Cheiro salgado
de um cavalo suado
Quem galopa no mar ?…

Romance – I

No cinzeiro cheio
de cigarros fumados
os restos de uma carta…
Egoísmo
Se fosse só eu
a chorar de amor,
sorriria…
Mundo pequeno
O albatroz prepara
breve passeio
de Pólo a Pólo…

Romance – II

Bem na frente
de um retrato empoeirado,
uma aliança esquecida…

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s