Trabalhando com Poesia

“… Se o belo é belo não habitará jamais os corações, leões, cheios de medo… Se na verdade o oculto mostra mais e mais, amor, vivo em silêncio meu degredo… Se minha mão tateia no vazio de um quarto escuro, desenha um barco a navegar nos mares do futuro… Enquanto a estrela tece a hora certa de acordar, desejo mais que tudo te encontrar… Subo o mastro, procurando teu rastro, busco teus sinais, em que ilhas, em que plano brilhas, como e onde estás e onde vais?… Correntezas cheias de incertezas, curvas, quedas, loucos ais, onde vais? Bem aqui vive esperando por ti a flor, o fruto, o cais, onde vais? Bem aqui vive esperando por ti a flor, o fruto, o cais, onde vais? , onde vais?… Se minha mão tateia no vazio de um quarto escuro, desenha um barco a navegar sem medos, pro futuro… Enquanto a estrela tece a hora certa de acordar, desejo mais que tudo te encontrar… Subo o mastro, procurando teu rastro, busco teus sinais, em que ilhas, em que plano brilhas, como e onde estás e onde vais?… Correntezas cheias de incertezas, curvas, quedas, loucos ais, onde vais? Bem aqui vive esperando por ti a flor, o fruto, o cais, onde vais? Bem aqui vive esperando por ti a flor, o fruto, o cais, onde vais? , onde vais?…” (Vander Lee – Teu rastro – Comp.: Vander Lee)

“… Vi o meu sentido confundido, iluminado, vi o sol enluarar, quando viu você… Vi a tarde inteira, a Sexta-feira, o feriado, esperando o amor chegar e trazer você… Você chegou querendo tudo que o tempo não te deu e que levou de você, sem saber que você já sou eu… Agora não entendo, o meu relógio o amor tirou, mas sei que o meu coração tá batendo mais forte, porque você chegou… Vi o meu sentido confundido, iluminado, vi o sol enluarar, quando viu você… Vi a tarde inteira, a Sexta-feira, o feriado, esperando o amor chegar e trazer você… Você chegou querendo tudo que o tempo não te deu e que levou de você, sem saber que você já sou eu… Agora não entendo, o meu relógio o amor tirou, mas sei que o meu coração tá batendo mais forte, porque você chegou… Porque você chegou… Você chegou querendo tudo que o tempo não te deu e que levou de você, sem saber que você já sou eu… Agora não entendo, o meu relógio o amor tirou, mas sei que o meu coração tá batendo mais forte, porque você chegou… Porque você chegou… Porque você chegou…” (Vander Lee – Iluminado – Comp.: Vander Lee)

“… Meus olhos te viram triste, olhando pro infinito, tentando ouvir o som do próprio grito… E o louco que ainda me resta, só quis te levar pra festa, você me amou de um jeito tão aflito… Que eu queria poder te dizer sem palavras, eu queria poder te cantar sem canções, eu queria viver morrendo em sua teia, seu sangue correndo em minha veia, seu cheiro morando em meus pulmões… Cada dia que passo sem sua presença, sou um presidiário cumprindo sentença, sou um velho diário perdido na areia, esperando que você me leia, sou pista vazia esperando aviões… Meus olhos te viram triste, olhando pro infinito, tentando ouvir o som do próprio grito… E o louco que ainda me resta, só quis te levar pra festa, você me amou de um jeito tão aflito… Que eu queria poder te dizer sem palavras, eu queria poder te cantar sem canções, eu queria viver morrendo em sua teia, seu sangue correndo em minha veia, seu cheiro morando em meus pulmões… Cada dia que passo sem sua presença, sou um presidiário cumprindo sentença, sou um velho diário perdido na areia, esperando que você me leia, sou pista vazia esperando aviões… Sou o lamento no canto da sereia, esperando o naufrágio das embarcações…” (Vander Lee – Esperando Aviões – Comp.: Vander Lee)

“… As flores vão nascer de amores, vãos, viver e ninguém vai poder mais amputar sua raiz, o galho que crescer, os ventos vão reger e quem sabe dançar a sinfonia os homens gris… Há margaridas bêbadas, sobre os balcões, damas-da-noite no calor de explosões… As flores vão nascer do querer, sem querer, lá no sertão, no Paquistão, no coração mais infeliz… E por que não dizer, no vaso, no prazer, lá no quintal, no Pantanal, no Rio e em Paris… Delírios sob a lava dos vulcões, amorosas no entulho das construções… Porque nada impede uma flor de nascer de um desejo sincero… Porque nada impede uma flor de querer o que eu quero… Porque nada impede uma flor de nascer de um desejo sincero… Porque nada impede uma flor de querer o que eu quero… Delírios sob a lava dos vulcões, amorosas no entulho das construções… Porque nada impede uma flor de nascer de um desejo sincero… Porque nada impede uma flor de querer o que eu quero… Porque nada impede uma flor de nascer de um desejo sincero… Porque nada impede uma flor de querer o que eu quero…” (Vander Lee – Desejo de flor – Comp.: Vander Lee)

“…Vem me ver, vem juntar seu calor ao meu, não te quero ter só nos finais de semana… Os meus dias de feira também são seus! Vem viver, corre pra nossa cabana, faço de conta que sou levada, pra ser levada em conta, é pra janela do seu olhar que o meu destino aponta… Vem, põe o moletom, prova meu batom, minha companhia… Dobra a calça jeans, rega meu jardim, colore meu dia… Põe o moletom, prova meu batom, minha companhia… Dobra a calça jeans, rega meu jardim, colore meu dia…” (Vander Lee – Pra ser levada em conta – Comp.: Vander Lee)

“Deus está dentro de você! Mas está também dentro de todas as demais criaturas que você encontra. Mesmo naqueles que não agem com acerto, está habitando permanentemente a Divindade, que dos erros das criaturas humanas faz nascer o bem e o progresso. Não julgue, pois, apressadamente, pois aquilo que lhe parece ser um erro pode ser o início de um resultado maravilhoso.” (Minutos de Sabedoria – Página 267)

Bom dia pessoal,

Hoje a Igreja católica festeja Nossa Senhora Santana. Os dados biográficos que sabemos sobre os pais de Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.

Sant’Ana, cujo nome em hebraico significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão e seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi.

Seu marido, São Joaquim, homem pio fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas Sant’Ana já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.

Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa “Senhora da Luz”, passado para o latim como Maria. Maria foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.

Pelo texto Caverna dos Tesouros, atribuído a Efrém da Síria, Ana (Hannâ) era filha de Pâkôdh e seu marido se chamava Yônâkhîr.. Yônâkhîr e Jacó eram filhos de Matã e Sabhrath. Jacó foi o pai de José, desta forma, José e Maria eram primos.

São João Damasceno, ao escrever sobre o Natal, deixa claro que São Joaquim e Santa Ana são os pais de Maria.

Oração (Fonte: SANTOS, José Carlos. Quando quero falar com Deus: orações para o dia-a-dia. São Paulo: Paulinas, 2004, p. 264)

Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a santa Ana a graça de dar a vida à mãe de vosso filho Jesus, olhais por todas as famílias que lutam para sobreviver e que se encontram em grandes dificuldades de relacionamento. Que os lares sejam lugares abençoados e plenos de acolhimento e de compreensão.

Santa Ana, nossa padroeira, olhai para as crianças, acompanhai os adolescentes e jovens, amparai os idosos e doentes de nossa sociedade.

Que todas as pessoas possam contar sempre com as bênçãos de vossa proteção. Santa Ana, eu ainda vos peço (fazer o pedido); neste dia dai-me a graça que tanto necessito.

Santa Ana, rogai por nós! Amém!

No candomblé é dia de Saudar Nanã. Nanã Buruku é cultuada no Candomblé Jeje como um vodun e no Candomblé Ketu como um orixá da chuva, das águas paradas, mangue, pântano, terra molhada, lama e considerada a mãe dos orixás Obaluaiyê, Iroko, Osanyin, Oxumarê e Yewá.

Nanã é chamada carinhosamente de “Avó”, por ser usualmente imaginada como uma anciã. É cultuada em todo o Brasil nas religiões Afro-brasileiras. Seu emblema é o Ibiri que caracteriza sua relação com os espíritos ancestrais.

Como “Mãe-Terra Primordial” dos grãos e dos mortos, Nanã Buruku poderia ser equiparada à deusa greco-romana Deméter-Ceres-Cíbele.

A existência do culto de Nanã Buruku é atribuída a tempos remotos, anteriores à descoberta do ferro, por isso, em seus rituais, não costumam ser utilizados objetos cortantes de metal.

O baobá (“Adansonia digitata L.”, em iorubá ossê e em Fon akpassatin) é sua árvore sagrada.

No sincretismo afro-católico, Nanã Boroquê, como é chamada na Umbanda, é equiparada à Sant’Ana.

Nanã no Batuque – RS: Nanã no Batuque (Religião Afro-Gaúcha) é a Iemanjá mais velha de todas, embora não seja Iemanjá.

Fonte: Wikipédia

Debatia eu, no inicio desta madrugada, com um professor da rede estadual de ensino a interminável greve daqueles profissionais e, a cada dia me surpreendo com o nível de intolerância dos mesmos em relação às ideias diferentes ou divergentes das suas. Uma greve que dura mais de 100 dias, na qual já foi tentada a mediação pela Arquidiocese de Salvador, pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Justiça, todas sem sucesso evidentemente não possui culpa apenas de um lado. Dizia eu ao nobre docente que tenho grandes amigos e amigas, que são professores (as) e boa parte deles (as), que conheço o trabalho, são excelentes profissionais, mas, nessa briga entre eles e o governo, assim como na do mar com o rochedo, está sobrando para as ostras. Ocorre, que essas ostras são filhos e filhas de uma Bahia, que não tem a condição de colocar os seus filhos (as) nas mesmas escolas que os (as) filhos (as) da maioria dos (as) professores (as) e muito menos os da maioria dos governantes, pois, lamentavelmente, este ensino de altíssima qualidade, atribuído a si pelos docentes, só tem essa característica na discussão da contrapartida salarial, por que, para abrigar os (as) filhos (as) deste profissionais ele é considerado, no mínimo, como o purgatório. Tentar convencer a qualquer um na sociedade de que a culpa deste problema é puramente do governo é, no mínimo, zombar da inteligência alheia. Há culpa do governo, mas, também da APLB e de seus líderes e liderados (as), e esta culpa será cada dia maior, quanto mais durar esta paralização.

Os parabéns de hoje para os (as) amigos (as) Ana Rosa Humia, Yuri Carvalho, Joyce Sanchotene, Silvia Rita, Adhvan Furtado, Cristovao Cris, Anaina Gabriela, Elisabete Costa, Gildete Calumbi, Portal Cidade Camaçari, Aba Reta Caps, Anisia Lobo e Rianne Ferreira. Paz, Saúde e muitas felicidades a todos (as), hoje e sempre.

Confira as notícias do dia de hoje no meu Diário de Notícias:

http://paper.li/a_vinagre/1326026431

Hoje na História 26 de Julho.

Em 26 de Julho de 1757 – Morre o compositor italiano Domenico Scarlatti

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/23189/hoje+na+historia+1757+-++morre+o+compositor+italiano+domenico+scarlatti.shtml

Em 26 de Julho de 1847 A República da Libéria, anteriormente uma colónia da Sociedade da Colonização americana, declara a sua independência. Sob a pressão da Grã-Bretanha, os Estados Unidos aceitaram relutantemente a autonomia da Libéria, tornando a nação africana oriental a primeira república democrática independente na história africana.

Com uma constituição moldada à imagem da Constituição americana, em 1848 Joseph Jenkins Roberts foi eleito o primeiro presidente da Libéria. A Libéria foi fundada em 1821 por antigos escravos afro-americanos. A Libéria manteve a sua independência, apesar do tumultuoso Século XX, graças ao apoio dos Estados Unidos.

A Libéria sofreu uma guerra civil que começou em 1989 e durou até 1997, ano em que Charles Taylor foi eleito presidente da Libéria após a realização de eleições livres. No entanto, a administração de Taylor foi criticada por apoiar os rebeldes na vizinha Serra Leoa.

Em 26 de Julho de 1908 Realizada em São Paulo a primeira corrida de automóveis disputada no Brasil.

Em 26 de Julho de 1908 foi fundado o Bureau Of Investigations (BOI) nos Estados Unidos que, em 1935, passou a ser conhecido pelo nome atual: Federal Bureau of Investigations ou FBI.

Trata-se de um organismo de investigação criminal que, dependendo do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, tem jurisdição sobre as violações de diversas tipologias de crimes, além de ser uma agência de Serviços Secretos internos.
Com sede no Edifício J. Edgar Hoover de Washington, o FBI dispõe de mais de 50 escritórios internacionais, espalhados por diversas embaixadas do mundo inteiro.

Entre os seus objetivos prioritários encontra-se a proteção dos Estados Unidos contra o terrorismo e a espionagem, assim como os ataques cibernéticos e delitos de alta tecnologia, entre outros.

Em 26 de Julho de 1930 Morre João Pessoa – “Abalou fortemente a população desta capital a notícia do assassínio do Sr. João Pessoa, presidente da Paraíba. Conhecidos os principais lances dessa cena indigna para os foros de civilização de um povo, levanta-se um coro unânime de condenação e protesto contra esse processo bárbaro de eliminação de uma alta autoridade política e administrativa. Os telegramas do nosso correspondente no Recife detalham o lutuoso fato e dão à impressão do horror que o assassínio produziu no governo, no povo e na culta sociedade”. Jornal do Brasil

A vitória do candidato governista Júlio Prestes nas eleições de março de 1930, derrotando Getúlio Vargas, causou a união da oposição, que culminou na Revolução de 1930. João Pessoa tornou-se o mártir do movimento.

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=27521

Em 26 de Julho de 1945 – Winston Churchill renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/23255/hoje+na+historia+1945+-++winston+churchill+renuncia+ao+cargo+de+primeiro-ministro+do+reino+unido.shtml

Em 26 de Julho de 1952 o povo argentino ficou órfão de sua eterna mãe. Eva Perón, a primeira-dama do país, o mito, a protetora e representante fiel dos “descamisados”, morrera vítima de um câncer, gerando consternação geral. O povo chorou durante 14 dias, o tempo de duração de seu prolongado velório e, depois de ter se despedido da “Santa”, um vazio sofrido restou no coração argentino.

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=22614

Em 26 de Julho de 1956 O transatlântico italiano Andrea Doria afunda ao largo da ilha de Nantucket, no litoral de Massachusetts.

Em 26 de Julho de 1958 O Explorer IV, o quarto e mais pesado satélite artificial americano, é posto em órbita em Cabo Cañaveral, Flórida.

Em 26 de Julho de 1898 – Guerra dos Estados Unidos contra a Espanha: tropas norte-americanas desembarcam em Guanica (Porto Rico) e se apoderam de toda a ilha.

Em 26 de Julho de 1964 A OEA aprova documento que prevê a aplicação de sanções econômicas a Cuba e a proibição de relações diplomáticas e comerciais com o governo de Fidel Castro.

Em 26 de Julho de 1971 A nave espacial Apolo 15 é lançada, rumo à Lua, com três tripulantes.

Em 26 de Julho de 1985 ONU aprova sanções contra África do Sul.

Em 26 de Julho de 1987 Calor mata cerca de 750 pessoas na Grécia. A maioria portadora de deficiências cardíacas ou respiratórias.

Em 26 de Julho de 1995 A arqueóloga Maria Beltrão descobre em Salvador um observatório astronômico datado de dois a quatro mil anos.

Em 26 de Julho de 1995 – Peru e Equador aceitam desmilitarizar uma zona de 500 quilômetros quadrados em sua fronteira, logo após os conflitos armados que duraram um mês.

Em 26 de Julho de 1996 – Brasileiras ocupam dois lugares no pódio pela primeira vez numa Olimpíada. Foram as duplas de vôlei de praia Jacqueline e Sandra, medalhas de ouro, e Adriana e Mônica, medalhas de prata.

Em 26 de Julho de 1999 Ambientalistas ingleses destroem milho transgênico em Lyng, no leste da Inglaterra.

Em 26 de Julho de 2000 – Cerca de 200 presos políticos chilenos, torturados durante a ditadura, apresentam acusação contra Pinochet.

Em 26 de Julho de 2000 – Fidel Castro desfila seguido por mais de 1 milhão de pessoas, em frente à sede diplomática norte-americana em Havana, gritando “Abaixo o bloqueio”.

Em 26 de Julho de 2000 – Um juiz federal de Nova York aprova o acordo de indenização, através do qual os bancos suíços se comprometem a pagar 250 milhões de dólares às vítimas do Holocausto.

Outros fatos históricos ocorridos em 26 de Julho

1581 – Através da União de Utrecht, a Holanda declara-se formalmente independente da Espanha.

1605 – Os protestantes franceses realizam uma assembléia em Chatelherault, desafiando o rei Enrique IV.

1852 – O general Justo José de Urquiza assume o governo da República Argentina.

1856 – Nasce George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês, Prêmio Nobel de Literatura em 1925.

1875 – Nasce Antonio Machado, escritor espanhol.

1875 – Nasce Carl Gustav Jung, psicólogo suíço.

1882 – Estréia “Parsifal”, a última ópera de Wagner. O herói é um dos cavaleiros da Távola Redonda do rei Arthur, que depois de muitas peripécias é coroado rei do santo Graal.

1890 – Explode em Buenos Aires uma revolução dirigida por Leandro N. Alem contra Miguel Juárez Celman, que deixou a presidência argentina.

1891 – A França faz a anexação da ilha do Taiti.

1894 – Nasce Aldous Huxley, escritor britânico.

1899 – O presidente da República Dominicana Ulises Heureaux é assassinado.

1908 – Nasce Salvador Allende, presidente do Chile (1970-1973).

1908 – Acontece a primeira prova automobilística da América do Sul no Circuito de Itapecerica, em São Paulo.

1908 – O alemão Koppen, a bordo do carro “Protos”, ganha a corrida automobilística “Ao redor do mundo”, que durou cinco meses.

1915 – Juan Luis Sanfuentes é eleito presidente do Chile.

1928 – Nasce Stanley Kubrick, cineasta norte-americano.

1930 – O político paraibano João Pessoa é assassinado, numa padaria, por João Dantas. Sua morte foi o estopim para o golpe de estado liderado por Getúlio Vargas no mesmo ano.

1933 – O governo do Reich promulga uma lei de esterilização para melhorar a raça alemã.

1933 – Cuba é pacificada quando o presidente Gerardo Machado outorga uma anistia e restabelece as garantias constitucionais no país.

1942 – O bombardeio do navio brasileiro Tamandaré por um submarino alemão faz o Brasil entrar na Segunda Guerra Mundial.

1942 – A aviação britânica bombardeia a cidade alemã de Hamburgo durante a Segunda Guerra Mundial.

1943 – Nasce Mick Jagger, vocalista do grupo britânico de rock Rolling Stones.

1945 – Grã-Bretanha, Estados Unidos e China exigem a rendição incondicional do Japão.

1945 – Reunião constituinte das Nações Unidas em Nova York.

1952 – A ex-atriz Eva Perón morre aos 33 anos de idade na Argentina vítima de leucemia. Evita se tornou porta-voz dos descamisados e das feministas ao abraçar a causa populista do marido Perón, presidente da Argentina.

1953 – Assalto frustrado ao quartel Moncada, próximo de Santiago de Cuba, por um grupo de rebeldes comandado por Fidel Castro. O objetivo do grupo era derrubar o ditador Batista.

1953 – O governo húngaro dissolve os campos de trabalho e ordena uma ampla anistia.

1956 – O Egito nacionaliza o Canal de Suez.

1957 – O general Castillo Armas, presidente da Guatemala, é assassinado no palácio presidencial por um soldado de sua guarda.

1958 – Os Estados Unidos lança ao espaço o satélite Explorer VI.

1961 – Cuba unifica todas as forças políticas no Partido Unido da Revolução Socialista.

1963 – Um terremoto na região de Skopje, Iugoslávia, deixa mais de mil vítimas.

1967 – O Equador rompe relações diplomáticas com o Haiti pela violação de direitos humanos efetuada pelo governo de Duvalier.

1975 – Os presidentes da Bolívia, Hugo Banzer, e do Uruguai, Juan María Bordaberry, assinam uma ata de entendimento bilateral.

1986 – Morre Vincent Minnelli, cineasta norte-americano.

1987 – Uma intensa onda de calor vinda do Saara afeta o sul da Europa, deixando mais de mil mortos.

1990 – Tem início a Operação Dragão, que põe fim a 20 anos de presença de armas químicas norte-americanas na Alemanha.

1990 – O Iraque aceita retirar tropas de sua fronteira com o Kuwait.

1993 – Avião de passageiros sul-coreano cai perto de Seul e 66 pessoas morrem.

Vejam a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”, que ultrapassou a marca das 74 mil visitas. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique. Obrigado a cada um (a) de vocês por esta caminhada feliz!

https://oipa2.wordpress.com/2012/07/26/trabalhando-com-poesia-468/

Abraços nos amigos, beijos nos filhos e nas amigas, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma Quinta feira abençoada por Deus, repleta da energia positiva que circunda o universo a nossa volta e que Nanã nos traga a tranquilidade necessária para seguirmos adiante sempre. Um dia de muita paz, lucidez, sabedoria e muita saúde.

Apio Vinagre Nascimento
e-mail 2: oipa@uol.com.br
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=1139376304
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9196573284471271823
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio
Fones: (71) 8814-5332 / 9982-7223 / 9154-0168 / 8214-0894

VOLTA – Landê Onawale

De novo a barba mal feita
Que eu não queria
E esse jeito de amar
Qual estrepolia
Esa entrega amarrada
Que não disfarço
De novo meu corpo deita
Num bom cansaço

De novo desata-me a boca
Em mil loucuras
Envergonha-me com minhas intenções
Assanha meu pudor à revelia
De novo suas vontades
Que não faria

De novo o olhar pedinte
Que não veria
Aqueles mesmos apelos
(não ouviria!)
De novo tanto requinte
Que me seduz
De novo minhas verdades
Na contraluz

De novo as costas em talhos
Que cuidaria
A nossa vida em retalhos
que eu contaria
De novo tudo fluindo dentro de mim

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s