As políticas de afirmação racial e a nova gestão de Lauro de Freitas – Por Apio Vinagre*

Moema e integrantes de uma das alas do Bloco Afro Bankoma.

Moema e integrantes de uma das alas do Bloco Afro Bankoma.

No momento em que integrantes dos movimentos negros preparavam-se para organizar e mobilizar uma grande movimentação no dia 21 de Janeiro, dia nacional de combate à intolerância religiosa, recebi com satisfação o convite para inaugurar e manter uma coluna quinzenal e com a missão de abordar, nesta primeira escrita, sobre as nossas expectativas em relação ao novo governo de Lauro de Freitas no campo das ações afirmativas de igualdade racial. Espero merecer a confiança e deferência, além de atender às expectativas dos nossos leitores (as).

Evidente que ainda é muito recente para afirmar concretamente que haverá recuo governamental quanto às políticas públicas neste segmento, tendo em vista que está apenas se completando seu primeiro mês de iniciada a nova gestão, entretanto, a extinção da SUPPIR – Superintendência de Promoção da Igualdade Racial e a transferência do Departamento de Ações afirmativas para a pasta de Assistência Social e Cidadania, traduz a matriz de entendimento do novo governo quanto à forma de tratar a questão racial, além de impor um retrocesso da ação governamental em relação às expectativas do Movimento negro da cidade.

Tem sido uma abordagem dos segmentos ligados às políticas públicas transversais, que os organismos governamentais ligados a eles estejam cada vez mais ligados ao núcleo dirigente dos governos, pois, entendem não ser tarefa de apenas uma secretaria em si, mas, de toda a administração. Assim fizemos em 2008, repensando a nossa postura inicial, a o criar o então DPIR, o transformamos em Superintendência e o trouxemos para a SEGOV.

Chegamos ao primeiro mês do novo governo ainda sem qualquer sinalização sequer de quem tocará a questão racial no novo governo. Soube por fonte segura que teria sido feito convite a um militante com atuação em São Francisco do Conde, que ainda não teria aceito. Ou seja, além de transformar a luta do povo negro do município em questão meramente de assistência social, o novo alcaide deixa de lado o protagonismo que sempre teve o movimento negro da cidade, com seus grupos culturais, com seus mestres de capoeira, com as baianas de acarajé, os terreiros de candomblé, entre outros tantos representantes.

Apesar de ainda muito cedo, para uma previsão sobre o futuro do novo governo, neste segmento, ouso afirmar que o futuro das questões raciais na administração do Partido Progressista em Lauro de Freitas se apresenta como nebuloso, primeiro por que nunca foi e nem será da gênese desta agremiação e de seus lideres tratar os negros com o respeito devido, mas sim, como uma população que deve ser tratada com pão, circo, cassetete e gás lacrimogêneo, quando não as balas de pistolas e fuzis. Talvez por isso seja uma empresária do mundo musical e show business a nova secretária de assistência social e coordenadora das ações do departamento e já tenha o Prefeito se reunido com comandantes da PM pedindo rigidez e providências em relação à insegurança.

Uma letra do grupo DNM diz: “… Nós somos movidos e há muito tempo tem sido assim, nos empurram à incerteza e ao crime enfim…” Lutaremos para que não ocorra de novo.

Conhecemos o roteiro deste filme e certamente não o assistiremos de forma passiva. Não ouviremos inertes ou omissos o termo “Assepsia”, usado para se referir às ações que estes senhores e senhoras normalmente destinam ao nosso povo. Será um tempo de lutas e estaremos prontos, todos nós.

Apio e Moema em um dos muitos momentos de valorização da Cultura Afrobrasileira

Apio e Moema em um dos muitos momentos de valorização da Cultura Afrobrasileira

* Apio é Técnico em Química pela Escola Técnica Federal da Bahia, atual IFBA, Advogado, Especialista em Direito e Processo do Trabalho, Acadêmico de Administração na UNEB Salvador, Ex Presidente do PT municipal de 2001 a 2005 e de 2008 a 2010, Ex Secretário de Governo de Lauro de Freitas 2005-2012 e Ex-Presidente do Conselho de Cultura Municipal 2011-2012.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e política e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s