Boletim FPA Conjuntura – Nº 01

Apresentação

A Fundação Perseu Abramo retoma e reforça em 2013 algumas de suas atividades. Entre elas está a realização de reuniões para as quais são convidados economistas, cientistas políticos, dirigentes partidários e lideranças dos movimentos sociais, para periodicamente discutir acontecimentos nacionais e internacionais e seus desdobramentos na situação política, econômica e social do país.

As duas primeiras reuniões deste grupo fizeram análises dos cenários internacionais, da morte de Hugo Chávez e as implicações para a América Latina, da política econômica chinesa, assim como reflexões sobre o governo Dilma e a conjuntura econômica nacional.

Neste primeiro Caderno de Conjuntura apresentamos textos de André Singer, Jorge Mattoso, Wladimir Pomar e Kjeld Jakobsen.

Em seu artigo, Kjeld Jakobsen aborda a crise econômica internacional e como isso reforça o desemprego no continente europeu e também as forças políticas de direita. O autor relata alguns dos vários problemas entre os países do Oriente, relata temas ligados ao Japão e China e também especula sobre a renúncia do papa Bento XVI.

Wladimir Pomar explica as intenções do governo chinês com relação a instalação de escritórios de representação de empresas da China no exterior e anuncia boas novas: “Os investimentos chineses parecem indicar que eles se destinam a intensificar a integração entre as economias do Brasil e da China”. Mas também afirma que é preciso, para aproveitar positivamente uma parte dos US$ 3 trilhões da China, adotar uma política bem mais específica e completa do que a que existe.

Jorge Mattoso apresenta uma análise dos últimos dez anos, englobando questões econômicas como controle da inflação e aceleração do crescimento. Mesmo com o alto grau de aprovação do governo Dilma, por exemplo, o autor reafirma que ainda há vários desafios estruturais.

A reflexão que André Singer faz em seu texto usa elementos da política econômica para mostrar que apesar do agravamento da crise mundial, o emprego e a renda no Brasil seguiram bem. No entanto, isso não foi suficiente para que o PIB não ficasse estagnado. E para o autor, é possível que que ocorra um recuo “em relação ao ensaio desenvolvimentista tentado entre 2011 e 2012”.

Boa leitura

Confira AQUI o Boletim Nº 01 da Fundação Perseu Abramo – https://oipa2.files.wordpress.com/2013/03/fpa-conjuntura-marco2013_01.pdf

FPA-conjuntura-marco2013_01

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e política e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s