Ouvindo a voz das ruas. Por Jones Carvalho*

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Vivemos nos últimos meses uma série de manifestações populares, que tomaram as ruas e ganharam a simpatia da sociedade. No centro das manifestações o desejo de participação social e a busca de melhorias nos serviços públicos.

Tais aspirações colocam as Ouvidorias em evidência, pois são um canal de participação social e contribuem de forma decisiva na melhora dos serviços públicos.

Durante os seis anos e oito meses de Governo Jaques Wagner, tivemos mais de 543 mil registros na Ouvidoria Geral do Estado. Somados aos 48 mil dos quatro anos da gestão anterior, chegamos a mais de 590 mil. Considerando que a população da Bahia é de 15.044.127, dialogam com a Ouvidoria próximo a 4% da população baiana. Se levarmos em consideração que parte das manifestações não são individuais, temos ainda um número mais expressivo.

Há ainda, um ponto importante a ser considerado: trata-se de pessoas que utilizaram ou precisaram dos serviços públicos, são, portanto, os próprios usuários que nos falam. Além da questão do exercício de cidadania, essas manifestações se transformam em um grande banco de dados a ser utilizado pelos gestores na busca da melhora dos serviços públicos.

São sugestões, reclamações, denúncias, pedidos de informação, solicitações e elogios, que se transformam em indicadores da qualidade dos serviços públicos. Em alguns casos, como denúncias de tráfico de drogas, de conduta de servidor e má utilização de recursos públicos, o cidadão fomenta ações do Estado,e tem, portanto, uma participação direta na administração pública.

A Ouvidoria é assim, uma forma efetiva de participação popular, onde o cidadão não só é ouvido, mas dialoga com os poderes públicos. É um importante instrumento de gestão, posto que contribui com dados qualificados para o aperfeiçoamento dos serviços públicos. É um instrumento democrático moderno, que dialoga com o sentimento da população, que busca participação, cidadania e melhoras na qualidade de vida, assim como interage internamente no governo na busca de maior eficácia e qualidade dos poderes públicos.

Jones Carvalho - Ouvidoria

* Jones Carvalho é Ouvidor Geral do Estado da Bahia

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