Festa do Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga‏

Começam hoje as festividades, da comunidade católica de Lauro de Freitas , em homenagem a Santo Amaro de Ipitanga, Padroeiro da Cidade. As atividades religiosas têm inicio na noite de hoje e vão até o dia 15/01, ponto máximo dos festejos, quando será celebrada missa solene na Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga. confiram as notícias enviadas pela Pascom paroquial:

Estamos encaminhando a programação da Festa do Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga, que começa hoje, dia 06 de janeiro, se estendendo até dia 15. Lembramos que de 6 a 14 haverá a oração do Terço às 6:30h e a Santa Missa às 19:30h. Todos os dias haverá quermesse e música ao vivo na Praça da Matriz.

Mensagem do Padre Juraci - Pároco da Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga/programação de 06 a 11/01/2014

Mensagem do Padre Juraci – Pároco da Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga/programação de 06 a 11/01/2014

Programação de 12 a 15/01/2014

Programação de 12 a 15/01/2014

No dia 11 haverá um grande bingo.

No dia 15, dia da Festa, haverá alvorada às 6h, Missa Solene às 9h, celebrada por D. Gilson Andrade, seguida de carreata para a Igreja de São Pedro, no Parque Jockey Club. Às 16h sairemos desta Igreja em procissão, levando a venerável imagem pelas ruas da cidade, encerrando o novenário com missa campal na Praça, seguida do tradicional chá.

Lembretes importantes:

– Não haverá missa durante as noites nas comunidades durante o período do novenário.

– Na Igreja Matriz haverá, nos horários habituais, a missa de terça feira às 7h (Santo Antonio) e na sexta feira às 12h (Missa da Misericórdia)

Participe você também e traga sua família!

Atenciosamente,

Pascom Paroquial

HISTÓRICO:

Tradicionalmente todo o ano se celebra a festa de nosso padroeiro, com novenário em louvor ao Santo. O dia 15 de janeiro é feriado municipal por ser Santo Amaro de Ipitanga o padroeiro da cidade. O dia do encerramento começa com a alvorada festiva, Missa solene e procissão.

Os festejos contam com momentos de forte evangelização durante o novenário, além de quermesse, bingo, chá e outras atividades de congraçamento entre todos os participantes e moradores da cidade em geral.

É o ponto alto anual de participação entre os paroquianos de todas as comunidades.

PATRONO

Imagem de Santo Amaro de Ipitanga

Imagem de Santo Amaro de Ipitanga

Santo Amaro é o nome que nós brasileiros conhecemos São Mauro, um monge do século VI que desde garoto serviu à ordem dos Beneditinos. Foi confiado a São Bento, ainda menino, juntamente com seu amigo Plácido, que também foi canonizado. Os meninos entraram para o mosteiro de Subiaco para estudarem e aprofundarem sua fé em Deus.

Certo dia, São Bento estava rezando enquanto São Mauro se ocupava com as tarefas do mosteiro. São Bento teve uma visão do menino Plácido, que havia ido buscar água no riacho, estava se afogando. São Bento então chamou São Mauro e avisou que seu amigo estava se afogando, pedindo a ele que corresse até lá e tentasse salvá-lo de qualquer forma. São Mauro apressou-se para salvar Plácido, e chegando ao riacho, pronto para cumprir a tarefa que lhe havia pedido São Bento, caminhou sobre as águas e retirou o amigo. Este foi seu primeiro milagre.

Por sua prova de humildade e paciência, São Bento pediu a São Mauro que fosse à França e abrisse um mosteiro beneditino. Seu nome foi dado à Congregação Beneditina Francesa de Saint Maur, uma das mais importantes instituições católicas, pela formação de seus monges. São Mauro faleceu no mosteiro francês aos setenta e dois anos, a 15 de janeiro de 567, depois de uma peste que também levou à morte muitos de seus monges.
Este santo é invocado contra várias doenças e especialmente enxaquecas, artrose e artrite.

Fonte: http://www.santoamarodeipitanga.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s