Trabalhando com Poesia

“…Ah! se o mundo inteiro me pudesse ouvir, tenho muito pra contar, dizer que aprendi… E na vida a gente tem que entender, que um nasce pra sofrer, enquanto o outro ri… Mas, quem sofre sempre tem que procurar, pelo menos vir achar razão para viver… Ver na vida algum motivo pra sonhar, ter um sonho todo azul, azul da cor do mar… Mas, quem sofre sempre tem que procurar, pelo menos vir achar razão para viver… Ver na vida algum motivo pra sonhar, ter um sonho todo azul, azul da cor do mar…” (Tim Maia – Azul da cor do mar– Comp.: Tim Maia)

“…Vou pedir pra você voltar, vu pedir pra você ficar, eu te amo, eu te quero bem… Vou pedir pra você gostar, vou pedir pra você me amar, eu te amo, eu te adoro, meu amor… A semana inteira fiquei esperando, pra te ver sorrindo, pra te ver cantando, quando a gente ama, não pensa em dinheiro, só se quer amar, se quer amar, se quer amar… De jeito maneira, não quero dinheiro, quero amor sincero, isto é que eu espero… Grito ao mundo inteiro, não quero dinheiro, eu só quero amar… Te espero para ver se você vem, não te troco nesta vida por ninguém, porque eu te amo, eu te quero bem… Acontece que na vida a gente tem, que ser feliz por ser amado por alguém, porque eu te amo, eu te adoro, meu amor… A semana inteira fiquei esperando, pra te ver sorrindo, pra te ver cantando, quando a gente ama, não pensa em dinheiro, só se quer amar, se quer amar, se quer amar… De jeito maneira, não quero dinheiro, quero amor sincero, isto é que eu espero… Grito ao mundo inteiro, não quero dinheiro, eu só quero amar… Eu só quero amar… A semana inteira fiquei esperando, pra te ver sorrindo, pra te ver cantando, quando a gente ama, não pensa em dinheiro, só se quer amar, se quer amar, se quer amar… De jeito maneira, não quero dinheiro, quero amor sincero, isto é que eu espero… Grito ao mundo inteiro, não quero dinheiro, eu só quero amar… Amar…” (Tim Maia – Não quero dinheiro – Comp.: Tim Maia)

“… Uma luz azul me guia, com a firmeza e os lampejos do farol, e os recifes lá de cima me avisam dos perigos de chegar… Angra dos Reis e Ipanema, Iracema, Itamaracá, Porto Seguro, São Vicente, braços abertos sempre a esperar… Pois bem, cheguei… Quero ficar bem à vontade, na verdade eu sou assim, descobridor dos sete mares, navegar eu quero… Uma luz azul me guia, com a firmeza e os lampejos do farol, e os recifes lá de cima me avisam dos perigos de chegar… Angra dos Reis e Ipanema, Iracema, Itamaracá, Porto Seguro, São Vicente, braços abertos sempre a esperar… Pois bem, cheguei… Quero ficar bem à vontade, na verdade eu sou assim, descobridor dos sete mares, navegar eu quero… Uma lua me ilumina, com a clareza e o brilho do cristal, transando as cores dessa vida, vou colorindo a alegria de chegar… Boa Viagem, Ubatuba, Grumari, Leme e Guarujá, Praia Vermelha, Ilhabela, braços abertos sempre a esperar… Pois bem, cheguei… Quero ficar bem à vontade, na verdade eu sou assim, descobridor dos sete mares, navegar eu quero…” (Tim Maia – O Descobridor dos sete mares – Comp.: Michel e Gilson)

Confira outros sucessos de Tim Maia:

“Evite o luxo supérfluo. Tudo o que sobrecarrega o ambiente atrapalha a vida. Seja sóbrio e natural. O artificialismo distorce e causa fadigas inúteis. A sobriedade repousa o espírito e o corpo. Seja sóbrio e natural em tudo, desde a sua pessoa, até o imobiliário de sua casa. Quem pouco tem é que pro cura mostrar mais do que possui.” (Minutos de Sabedoria Pg. 021)

Boa noite pessoal,

Mais um final de semana chega e com ela a nossa sempre presente expectativa de momentos de lazer e de diversão junto aos nossos familiares.

Amanhã, a partir das 9 horas, iremos, mais uma vez saudar o nosso Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga. O Partido dos Trabalhadores mais uma vez se fará presente.

É preciso fazer o seu coração feliz, pois, como diz o grande Almir Sater, corações quando são felizes batem muito mais. “… Deve existir um motivo pra continuar, aonde ir, ou pra onde voltar, indecisões, com o tempo só vem aumentar… Às desilusões, sempre tão fatais, nossos corações, quando podem ser felizes batem muito mais, mas, nossos corações, quando podem ser felizes batem muito mais…”

Ricardo Reis, em um dos seus poemas de hoje diz que “… A realidade sempre é mais ou menos do que nós queremos. Só nós somos sempre iguais a nós próprios. Suave é viver só. grande e nobre é sempre viver, simplesmente. Deixa a dor nas aras como ex-voto aos deuses.”

Pois então, que possamos desnudar a concretude que é viver plenamente. É nossa reflexão de hoje.

Notícias do Governo da Bahia de Todos Nós:

Programa Jovens Baianos inscreve para curso na área da construção civil – Até o dia 17 deste mês, o Programa Jovens Baianos (PJB), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), realiza inscrições para o processo seletivo do projeto Educar para Construir. São 450 vagas para formação profissional gratuita na área da construção civil, por meio dos cursos de pedreiro, elétrica, carpinteiro, encanador e almoxarife.

http://www.sedes.ba.gov.br/noticia/programa-jovens-baianos-inscreve-para-curso-na-area-da-construcao-civil

Nas nossas sugestões de leitura de hoje, alguns textos do site Brasil 247. Vale a pena conferir:

MP pode fechar Alstom no Brasil. Mas e Matarazzo? – Ministério Público de São Paulo pedirá a dissolução da multinacional francesa Alstom no Brasil por causa da empresa ter se recusado a assinar um acordo pelo qual pagaria cerca de R$ 80 milhões para encerrar as investigações de envolvimento no esquema de pagamento de propina para obter contratos com o governo de São Paulo na área de energia e transporte; a empresa também terá que pagar uma multa de 20% sobre o seu faturamento; mas e os políticos envolvidos também no caso, como o vereador Andrea Matarazzo (PSDB) e o conselheiro do TCE, Robson Marinho?; contra os dois pesam denúncias graves de recebimento de propinas milionárias, já comprovadas pela PF e pelo MP; para eles, restará a impunidade?

http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/126561/MP-pode-fechar-Alstom-no-Brasil-Mas-e-Matarazzo.htm

No CNJ, Barbosa cultua a própria personalidade – Material do Conselho Nacional de Justiça sobre o primeiro ano de gestão de Joaquim Barbosa ressalta “combate à corrupção e maior eficiência para o Judiciário”; longo relatório sobre os trabalhos do órgão entre novembro de 2012 e novembro de 2013 fala ainda em cumprimento de metas, redução do estoque de processos, número de Resoluções editadas, diminuição de gastos em combustível, diárias e passagens; Barbosa se vangloria até mesmo, como se fosse uma façanha sua, do “ingresso de cinco mulheres” na composição do Conselho; campanha?

http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/126532/No-CNJ-Barbosa-cultua-a-pr%C3%B3pria-personalidade.htm

Aberto inquérito para apurar anúncio racista no Mercado Livre – A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que instaurou inquérito para apurar crime de incitação ao racismo no caso de publicação de anúncio vendendo negros a R$ 1 no site de vendas MercadoLivre; de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, por enquanto não serão divulgadas mais informações para não atrapalhar o andamento das investigações.

http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/126546/Aberto-inqu%C3%A9rito-para-apurar-an%C3%BAncio-racista-no-Mercado-Livre.htm

Justiça suspende rebaixamento da Portuguesa – A Justiça de São Paulo suspendeu nesta sexta (10) decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva que rebaixou a Associação Portuguesa de Desportos para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol; no entendimento do magistrado, a decisão do STJD que retirou os pontos da Portuguesa no Campeonato Brasileiro de 2013 não respeitou o artigo 35 do Estatuto do Torcedor.

http://www.brasil247.com/pt/247/esporte/126552/Justi%C3%A7a-suspende-rebaixamento-da-Portuguesa.htm

Economista não vê risco de rebaixamento do Brasil – “Só uma hecatombe fará o Brasil perder o grau de investimento no atual governo. Tudo é possível, mas terá de acontecer algo extremo para haver um rebaixamento do país”, diz o economista Mauro Leos, responsável pelo departamento de América Latina da Moody’s, uma das maiores agências internacionais de classificação de risco; ele prevê o crescimento da economia brasileira em 2014 em torno de 2%, o que considera preocupante, mas diz que “se o governo fizer o feijão com razão”, já será uma grande contribuição para diminuir a pressão do mercado.

http://www.brasil247.com/pt/247/economia/126554/Economista-n%C3%A3o-v%C3%AA-risco-de-rebaixamento-do-Brasil.htm

Veja a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique:

https://oipa2.wordpress.com/2014/01/10/trabalhando-com-poesia-559

Abraços nos amigos beijos nas amigas e nos filhos, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma sexta-feira abençoada por Deus e coberta pela paz do Alá de Oxalá! Bom final de semana e até segunda feira.

Apio Vinagre Nascimento
e-mail 2: oipa@uol.com.br
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/apio.vinagre
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9196573284471271823
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio
Fones: (71) 8814-5332 / 9154-0168 / 9982-7223 / 8251-9282

Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio – Ricardo Reis

Vem sentar-te comigo Lídia, à beira do rio.
Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas.
(Enlacemos as mãos.)
Depois pensemos, crianças adultas, que a vida
Passa e não fica, nada deixa e nunca regressa,
Vai para um mar muito longe, para ao pé do Fado,
Mais longe que os deuses.
Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena cansarmo-nos.
Quer gozemos, quer nao gozemos, passamos como o rio.
Mais vale saber passar silenciosamente
E sem desassosegos grandes.
Sem amores, nem ódios, nem paixões que levantam a voz,
Nem invejas que dão movimento demais aos olhos,
Nem cuidados, porque se os tivesse o rio sempre correria,
E sempre iria ter ao mar.
Amemo-nos tranquilamente, pensando que podíamos,
Se quiséssemos, trocar beijos e abraços e carícias,
Mas que mais vale estarmos sentados ao pé um do outro
Ouvindo correr o rio e vendo-o.
Colhamos flores, pega tu nelas e deixa-as
No colo, e que o seu perfume suavize o momento –
Este momento em que sossegadamente não cremos em nada,
Pagãos inocentes da decadência.
Ao menos, se for sombra antes, lembrar-te-ás de mim depois
Sem que a minha lembrança te arda ou te fira ou te mova,
Porque nunca enlaçamos as mãos, nem nos beijamos
Nem fomos mais do que crianças.
E se antes do que eu levares o óbolo ao barqueiro sombrio,
Eu nada terei que sofrer ao lembrar-me de ti.
Ser-me-ás suave à memória lembrando-te assim – à beira-rio,
Pagã triste e com flores no regaço.

Segue o teu destino – Ricardo Reis

Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.
A realidade
Sempre é mais ou menos
Do que nós queremos.
Só nós somos sempre
Iguais a nós-próprios.

Suave é viver só.
Grande e nobre é sempre
Viver simplesmente.
Deixa a dor nas aras
Como ex-voto aos deuses.

Vê de longe a vida.
Nunca a interrogues.
Ela nada pode
Dizer-te. A resposta
Está além dos deuses.

Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam.

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s