Trabalhando com Poesia

“… A chama da vela que reza direto com santo conversa, ele te ajuda, te escuta, num canto colada no chão, mas, sombras mexem, pedidos e preces viram cera quente, pedidos e preces viram cera quente… A fé no sufoco da vela abençoada, no dia dormido, o fogo já não existe ali saíram do abrigo, são quase nada… A molecada corre e corre, ninguém tá triste, A molecada corre e corre, ninguém tá… Se tudo move se o prédio é santo, se é pobre mais pobre fica, vira bucha de balão ao som de funk, e apertada tua avenida… A cera foi tarrada, não se admire… Se tudo move se o prédio é santo, se é pobre mais pobre fica, vira bucha de balão ao som de funk, e apertada tua avenida… An an an a tua avenida… An an an… A cera foi tarrada, não se admire, ta no céu não espere o tiro apenas mire… A cera foi tarrada, não se admire, tá no céu balão de bucha, não espere o tiro, apenas mire… Depois da benção, o peito amassado, é hora do cerol, é hora do traçado… Quem não cobre fica no samba atravessado, sobe balão no céu rezado… Depois da benção o peito amassado, é hora do cerol, é hora do traçado, quem não cobre fica no samba atravessado, sobe balão no samba ao céu rezado… A chama da vela que reza, direto com santo conversa, ele te ajuda, te escuta, num canto coladas no chão mas sombras mexem, pedidos e preces, pedidos e preces, pedidos e preces, viram cera quente, viram cera… A fé no sufoco da vela abençoada no dia dormido, o fogo já não existe ali saíram do abrigo… São quase nada… São quase nada… A molecada corre e corre, ninguém tá triste… A molecada corre, ninguém tá triste… A molecada corre, ninguém tá… A molecada corre, ninguém tá… Se tudo move, se o prédio é santo, se é pobre mais pobre fica… Vira bucha de balão ao som de funk, e apertada tua avenida… A cera foi tarrada, não se admire… Se tudo move se o prédio é santo, se é pobre mais pobre fica, vira bucha de balão ao som de funk, e apertada tua avenida… An an an a tua avenida… An an an… A cera foi tarrada, não se admire, ta no céu não espere o tiro apenas mire… A cera foi tarrada, não se admire, tá no céu balão de bucha, não espere o tiro, apenas mire… Sobe balão nos eu rezado… Sobe balão, sobe balão, sobe balão… A chama da vela que reza, direto com santo conversa, ele te ajuda, te escuta, num canto coladas no chão as sombras mexem… Pedidos e preces viram cera quente, pedidos e preces viram cera quente… A fé no sufoco da vela abençoada no dia dormido, o fogo já não existe ali saíram do abrigo…” (o Rappa – Reza Vela – Comp.: Lauro Farias / Marcelo Falcão / Marcelo Lobato / Marcos Lobato / Rodrigo Vale / Xandão)

“… Aiôa ê ê, Aiôa é! Aiôa ê ê, Aiôa é! Aiôa ê ê, Aiôa ôa! Aiôa ê ê, Aiôa é!… Brindo à casa, brindo à vida, meus amores, minha família… Brindo à casa, brindo à vida, meus amores, minha família… Atirei-me ao mar, mar de gente onde eu mergulho sem receio, mar de gente onde eu me sinto por inteiro… Eu acordo com uma ressaca guerra, explode na cabeça e eu me rendo a um milagroso dia… Essa é a luz que eu preciso, luz que ilumina, cria e nos dá juízo… Êh! Êh! Êh! Êh!… Essa é a luz que eu preciso, luz que ilumina, cria e nos dá juízo… Luz que ilumina, cria e nos dá juízo… Voltar com a maré, sem se distrair, tristeza e pesar, sem se entregar… Mal, mal vai passar, mal vou me abalar… Mal, mal vai passar, mal vou me abalar… Esperando verdades de criança, um momento bom, como voltar com a maré, sem se distrair… Navegar é preciso, senão a rotina te cansa… Tristeza e pesar, sem se entregar… Aiôa ê ê, Aiôa é! Aiôa ê ê, Aiôa é! Aiôa ê ê, Aiôa é! Aiôa ê ê, Aiôa é! Interesses na Babilônia viram nevoeiro, poços em chamas tiram proveito… Passa, passa, passa, passa, passa… Passageiro, a arte ainda se mostra primeiro… Uma onda segue a outra, assim o mar olha pro mundo… Assim o mar olha pro mundo… Eh!… Brindo à casa, brindo à vida, meus amores, minha família… Brindo à casa, brindo à vida, meus amores, minha família… Atirei-me ao mar, mar de gente onde eu mergulho sem receio, mar de gente onde eu me sinto por inteiro… Eu acordo com uma ressaca guerra, explode na cabeça e eu me rendo a um milagroso dia… Essa é a luz que eu preciso, luz que ilumina, cria e nos dá juízo… Êh! Êh! Êh! Êh!… Essa é a luz que eu preciso, luz que ilumina, cria e nos dá juízo… Luz que ilumina, cria e nos dá juízo… Voltar com a maré, sem se distrair, tristeza e pesar, sem se entregar… Mal, mal vai passar, mal vou me abalar… Mal, mal vai passar, mal vou me abalar… Esperando verdades de criança, um momento bom, como voltar com a maré, sem se distrair… Navegar é preciso, senão a rotina te cansa… Tristeza e pesar, sem se entregar… Aiôa ê ê, Aiôa é! Aiôa ê ê, Aiôa é! Aiôa ê ê, Aiôa é! Aiôa ê ê, Aiôa é! ” (o Rappa – Mar de Gente – Comp.: Lauro Farias / Marcelo Falcão / Marcelo Lobato / Xandão)

“… Podem avisar, pode avisar, invente uma doença que me deixe em casa pra sonhar… Pode avisar, podem avisar, invente uma doença que me deixe em casa pra sonhar… Com o novo enredo outro dia de folia… Com o novo enredo outro dia de folia… Eu ia explodir, eu ia explodir, mas eles não vão ver os meus pedaços por aí… Eu ia explodir, eu ia explodir, mas eles não vão ver os meus pedaços por aí… Me deixa! que hoje eu to de bobeira, bobeira… Me deixa! que hoje eu tô de bobeira, bobeira… Hoje eu desafio o mundo, sem sair da minha casa, hoje eu sou um homem mais sincero e mais justo comigo… Hoje eu desafio o mundo, sem sair da minha casa, hoje eu sou um homem mais sincero e mais justo comigo… Podem os homens vir, que não vão me abalar, os cães farejam o medo, logo não vão me encontrar… Não se trata de coragem, mas meus olhos estão distantes… Me camuflam na paisagem, dando um tempo, tempo, tempo pra cantar… Me deixa! que hoje eu to de bobeira, bobeira… Me deixa! que hoje eu tô de bobeira, bobeira… Hoje eu desafio o mundo, sem sair da minha casa, hoje eu sou um homem mais sincero e mais justo comigo… Hoje eu desafio o mundo, sem sair da minha casa, hoje eu sou um homem mais sincero e mais justo comigo… Podem os homens vir, que não vão me abalar, os cães farejam o medo, logo não vão me encontrar… Não se trata de coragem, mas meus olhos estão distantes… Me camuflam na paisagem, dando um tempo, tempo, tempo pra cantar… Me deixa! que hoje eu tô de bobeira, bobeira… Me deixa! que hoje eu tô de bobeira, bobeira… Me deixa! que hoje eu tô de bobeira, bobeira… Me deixa! que hoje eu tô de bobeira, bobeira…” (o Rappa – Me deixa – Comp.: Lauro Farias / Marcelo Falcão / Marcelo Lobato / Marcos Lobato / Rodrigo Vale / Xandão)

“Policie suas palavras. Evite termos impróprios e anedotas pesadas. Lembre-se de que tudo o que dizemos permanece em nossa atmosfera mental, atraindo aqueles que pensam da mesma forma, e que passarão a formar o círculo comum em redor de nós. Não ofenda com palavras baixas os anjos de Deus, que se afastarão de você horrorizados. A boa educação se manifesta também através das palavras que partem de nós.” (Minutos de Sabedoria Pg. 038)

Bom dia pessoal,

Ontem à tarde, foram iniciados os trabalhos no Legislativo estadual, no Congresso Nacional e na Câmara de Salvador. No âmbito estadual, o governador Jaques Wagner apresentou a mensagem anual, durante a solenidade de abertura da 4ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura, realizada na Assembleia Legislativa da Bahia nesta segunda-feira (3). Para ele, a consolidação da democracia marcou os últimos sete anos do governo. “Os baianos se acostumaram e se afeiçoaram a este sistema que respeita o contraditório, que respeita a liberdade de expressão. Portanto eu acho que esta marca nós consolidamos”.

Saiba mais em:

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2014/02/03/ao-vivo-governador-discursa-na-reabertura-dos-trabalhos-da-assembleia-legislativa

O jurista e mestre em Direito Econômico, Edvaldo Brito, assumiu nesta segunda-feira (3) a Secretaria Extraordinária para Assuntos Estratégicos. Ele foi empossado pelo governador Jaques Wagner em cerimônia no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Saiba mais em:

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2014/02/03/governador-empossa-secretario-extraordinario-para-assuntos-estrategicos

O sorteio eletrônico para o preenchimento de 10.610 vagas para cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente, vai ser realizado nesta terça-feira (4) pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O sorteio acontece às 15h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Rua das Muriçocas, Paralela, em Salvador.

Saiba mais em:

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2014/02/03/secretaria-realiza-sorteio-eletronico-para-educacao-profissional-nesta-terca-feira

Nas nossas sugestões de leitura de hoje, textos de alguns sites interessantes. Vale a pena conferir:

Os Salmos: a anatomia da alma humana – por Leonardo Boff – Os salmos constituem uma das formas mais altas de oração que a humanidade produziu. Milhões e milhões de pessoas, judeus, cristãos e religiosos de todas as tradições, dia a dia, recitam e cantam salmos, especialmente os religiosos e religiosas e os padres no assim chamado “ofício das horas” diário.

Não sabemos exatamente quem seus autores, pois eles recolhem as orações que circulavam no meio do povo. Seguramente muitos são de Davi (século X a.C). É considerado, por excelência, o protótipo do salmista. Foi pastor, guerreiro, profeta, poeta, músico, rei e profundamente religioso. Conquistou o Monte Sion dentro de Jerusalém e lá, ao redor da Arca da Aliança, organizou o culto e introduziu os salmos.

http://leonardoboff.wordpress.com/2014/02/03/os-salmos-a-anatomia-da-alma-humana/

José Genoino é novamente internado com fortes dores no peito – O ex-presidente do PT José Genoino passou mal durante a noite e, no início da tarde foi submetido a exames no Instituto de Cardiologia (Incor) de Brasília. A informação foi publicada no site do jornalista Paulo Henrique Amorim, Conversa Afiada. Esta é a segunda internação do ex-deputado petista desde a sua prisão, em dezembro do ano passado. Por volta das 13h30 do dia 21 ele foi levado do Complexo Penitenciário da Papuda para o Incor, com um mal súbito. José Genoino recebeu alta às 17h00 e voltou para a casa onde cumpre pena, na Capital Federal, com a indicação de repouso pela equipe da diretora médica Núbia Vieira, em laudo assinado também pelo superintendente João Reis.

http://correiodobrasil.com.br/noticias/politica/jose-genoino-e-novamente-internado-com-fortes-dores-no-peito/681684/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=b20140203

Fernando Henrique pirou de vez? – No seu artigo publicado hoje, “Mudar, com pé no chão e visão de futuro”, o ex-presidente Fernando Henrique, no afã de tentar motivar a oposição para as próximas eleições – mas com uma visão de passado –, diz coisas sem o pé no chão. A primeira frase é um primor: “As pesquisas eleitorais estão a indicar que os eleitores começam a mostrar cansaço”. Que pesquisas são essas, Fernando Henrique? Aquelas que indicam a possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno? Não há certa incongruência na afirmação?

http://correiodobrasil.com.br/noticias/opiniao/fernando-henrique-pirou-de-vez/681693/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=b20140203

Mercadante leva mensagem de Dilma na volta do Congresso ao trabalho – O Congresso retornou do recesso nesta segunda-feira em sessão solene que marcou a estreia oficial de Aloizio Mercadante como ministro-chefe da Casa Civil, e retoma suas atividades com uma lista de pautas polêmicas remanescentes de 2013. A posse do novo ministro, que assume no lugar de Gleisi Hoffmann, na manhã desta segunda, aconteceu poucas horas antes da sessão no Congresso, quando ele levará aos parlamentares uma mensagem da presidente Dilma Rousseff.

http://correiodobrasil.com.br/noticias/politica/mercadante-leva-mensagem-de-dilma-na-volta-do-congresso-ao-trabalho/681904/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=b20140204

Veja a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique:

https://oipa2.wordpress.com/2014/02/04/trabalhando-com-poesia-575

Abraços nos amigos beijos nas amigas e nos filhos, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma Terça-feira abençoada por Deus.

Apio Vinagre Nascimento
e-mail 2: oipa@uol.com.br
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/apio.vinagre
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9196573284471271823
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio
Fones: (71) 8814-5332 / 9154-0168 / 9982-7223 / 8251-9282

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! Quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!
Quero em teus lábio beber
Os teus amores do céu,
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança,
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!
Vem, anjo, minha donzela,
Minha’alma, meu coração!
Que noite, que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor

Adeus, meus Sonhos! – Álvares de Azevedo

Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade!
E tanta vida que meu peito enchia
Morreu na minha triste mocidade!
Misérrimo! Votei meus pobres dias
À sina doida de um amor sem fruto,
E minh’alma na treva agora dorme
Como um olhar que a morte envolve em luto.
Que me resta, meu Deus?
Morra comigo
A estrela de meus cândidos amores,
Já não vejo no meu peito morto
Um punhado sequer de murchas flores!

Esse post foi publicado em Livros e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

