Trabalhando com Poesia

“… Vou ficar a noite em claro sem pegar no sono, meditando sobre o que de fato aconteceu, eu até pensei que fosse terminar na cama, como era de costume entre você e eu… Eu fiz de tudo, mas era tarde, foi o que eu podia dar, você não entendeu… Eu quis ir fundo e você com medo, tirou onda, pois agora quem não quer sou eu. É… Quem não quer sou eu… Quem não quer sou eu… Pois é… E vai a noite, vem o dia e eu aqui pensando, um cigarro atrás do outro, eu fumo sem parar… Da janela eu vejo o trânsito congestionado, no meu peito o coração parece buzinar… Eu fiz de tudo, mas era tarde, foi o que eu podia dar, você não entendeu… Eu quis ir fundo e você com medo, tirou onda, pois agora quem não quer sou eu. É… Quem não quer sou eu… Quem não quer sou eu… Pois é… Quem não quer sou eu… Quem não quer sou eu… Pois é… Vou ficar a noite em claro sem pegar no sono, meditando sobre o que de fato aconteceu, eu até pensei que fosse terminar na cama, como era de costume entre você e eu… Eu fiz de tudo, mas era tarde, foi o que eu podia dar, você não entendeu… Eu quis ir fundo e você com medo, tirou onda, pois agora quem não quer sou eu. É… Quem não quer sou eu… Quem não quer sou eu… Pois é… Quem não quer sou eu… Pois é… Quem não quer sou eu… Pois é…” (Seu Jorge – Quem não quer sou eu – Comp.: Gabriel Moura/ Adriano trindade)

https://www.youtube.com/watch?v=Ig8OBTEThKE

“… Pretinha, faço tudo pelo nosso amor, faço tudo pelo bem do nosso bem, meu bem, a saudade é minha dor e, anda arrasando com o meu coração. E não duvide que um dia eu te darei o céu, o meu amor junto com um anel, pra gente se casar, no cartório ou na igreja, se você quiser… Se não quiser tudo bem, meu bem, mas, tente compreender: Morando em São Gonçalo você sabe como é, hoje a tarde a ponte engarrafou e eu fiquei a pé… Tentei ligar pra você, o orelhão da minha rua estava escangalhado, o meu cartão tava zerado, mas você crê se quiser… Pretinha, faço tudo pelo nosso amor, faço tudo pelo bem do nosso bem, meu bem, a saudade é minha dor e, anda arrasando com o meu coração. E não duvide que um dia eu te darei o céu, o meu amor junto com um anel, pra gente se casar, no cartório ou na igreja, se você quiser… Se não quiser tudo bem, meu bem, mas, tente compreender: Morando em São Gonçalo você sabe como é, hoje a tarde a ponte engarrafou e eu fiquei a pé… Tentei ligar pra você, o orelhão da minha rua estava escangalhado, o meu cartão tava zerado, mas você crê se quiser… Mas tente compreender: Morando em São Paulo, você sabe como é, hoje a marginal engarrafou e eu fiquei a pé… Tentei ligar pra você, o orelhão da minha rua estava escangalhado, o meu cartão tava zerado, mas você crê se quiser… Mas você crê se quiser, Mas você crê se quiser… Mas você crê se quiser, Mas você crê se quiser…” (Seu Jorge – Pretinha – Comp.: Seu Jorge)

“… No serviço de auto-falante do morro do Pau da Bandeira, quem avisa é o Zé do Caroço, que amanhã vai fazer alvoroço, alertando a favela inteira… Aí como eu queria que fosse em mangueira, que existisse outro Zé do Caroço, pra falar de uma vez pra esse moço, carnaval não é esse colosso, nossa escola é raiz, é madeira… Mas é o Morro do Pau da Bandeira, de uma Vila Isabel verdadeira… E o Zé do Caroço trabalha, e o Zé do Caroço batalha, e que malha o preço da feira… E na hora que a televisão brasileira, destrói toda gente com a sua novela, é que o Zé bota a boca no mundo, ele faz um discurso profundo, ele quer ver o bem da favela… Está nascendo um novo líder no morro do Pau da Bandeira… Está nascendo um novo líder no morro do Pau da Bandeira… No morro do Pau da Bandeira… No morro do Pau da Bandeira… Lelelelê Lelelelelelelelelê… Lelelelê Lelelelelelelelelê… No serviço de auto-falante do morro do Pau da Bandeira, quem avisa é o Zé do Caroço, que amanhã vai fazer alvoroço, alertando a favela inteira… Aí como eu queria que fosse em mangueira, que existisse outro Zé do Caroço, pra falar de uma vez pra esse moço, carnaval não é esse colosso, nossa escola é raiz, é madeira… Mas é o Morro do Pau da Bandeira, de uma Vila Isabel verdadeira… E o Zé do Caroço trabalha, e o Zé do Caroço batalha, e que malha o preço da feira… E na hora que a televisão brasileira, destrói toda gente com a sua novela, é que o Zé bota a boca no mundo, ele faz um discurso profundo, ele quer ver o bem da favela… Está nascendo um novo líder no morro do Pau da Bandeira… Está nascendo um novo líder no morro do Pau da Bandeira… No morro do Pau da Bandeira… No morro do Pau da Bandeira… Lelelelê Lelelelelelelelelê… Lelelelê Lelelelelelelelelê… No serviço de auto-falante …” (Seu Jorge – Zé do Caroço – Comp.: Leci Brandão)

“Tenha fé em seu corpo físico e esteja certo de que todos os seus órgãos funcionarão perfeitamente. Pensando assim, você ajudará sua própria saúde. Acredite no poder renovador da vida, em você. Afaste o pensamento da velhice. Deus está dentro de você! Renove sua saúde por uma respiração perfeita e jamais aceite a ideia da doença e do sofrimento. Deus age sempre em seu benefício.” (Minutos de Sabedoria Pg. 068)

Bom dia pessoal,

O Ministério da Saúde vai disponibilizar, gratuitamente, a partir de abril, o teste rápido para diagnóstico de tuberculose, que tem capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em apenas duas horas. Cinco estados e o Distrito Federal recebem, a partir desta semana, equipamentos de teste rápido de tuberculose. Todos os municípios e capitais do país, com mais de 130 casos de tuberculose em 2012, receberão o tratamento inicialmente. Destes, 92 municípios concentram mais de 55% de casos novos de tuberculose no Brasil.

Para a implementação da nova tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde investiu recursos para a aquisição de testes, computadores de última geração, com leitor de código de barras e impressora e para o treinamento dos profissionais de saúde. Porém, sua aplicação é simples, sem a necessidade de especialização própria.

O anúncio do início dos testes rápidos foi feito durante cerimônia alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, na manhã desta segunda-feira (24). No evento, também foi lançada campanha de conscientização para a importância da detecção rápida da doença, que conta com a participação do cantor Thiaguinho, que teve tuberculose e fez o tratamento.

O coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Dráurio Barreira, destacou a importância da população no combate à doença. “O Ministério da Saúde tem se articulado com a sociedade civil para prevenir a doença entre as populações mais vulneráveis, como as comunidades indígenas, população em situação de rua e pessoas com HIV”, afirmou.

O Ministério da Saúde também divulgou os números do último levantamento sobre a doença no Brasil. Em 2013, o país registrou 71.123 novos casos de tuberculose, queda de 20,3% desde 2003. O Brasil ocupa, atualmente, o 16º lugar num ranking de 22 nações consideradas “de alta carga” (onde há grande circulação da doença), mas o 111º comparados a todos os países do mundo. No Brasil, a tuberculose representa a quarta causa de morte por doenças infecciosas e a primeira causa de morte por doença identificada entre pessoas com HIV.

Nas nossas sugestões de leitura de hoje, alguns textos do Site Brasil 247. Vale a pena conferir:

Governo rebate S&P: país tem solidez na economia – Governo federal, através do Ministério da Fazenda, produziu uma nota consistente com dados do país que contrariam a decisão da agência Standard&Poor’s (S&P) de rebaixar a nota de avaliação do Brasil de “BBB” para “BBB-“; segundo o governo, ato é “inconsistente com as condições da economia brasileira” e “contraditória com a solidez e os fundamentos do Brasil”; “Embora a agência alegue que o crescimento econômico foi uma das razões para sua decisão, é importante destacar que o Brasil, no período da crise internacional iniciada em 2008, cresceu 17,8%, uma das maiores taxas acumuladas de crescimento entre os países do G-20. No ano passado, o País cresceu 2,3%, desempenho superior à maioria dos países deste grupo”, afirma o comunicado do ministério.

http://www.brasil247.com/pt/247/economia/134318/Governo-rebate-SP-pa%C3%ADs-tem-solidez-na-economia.htm

Indiferente ao massacre, Petrobras dispara na Bolsa – Efeito Ibope era falso; papéis da Petrobras continuam subindo mesmo depois de pesquisa apontar vitória da presidente Dilma Rousseff em primeiro turno; pregão de hoje fechou com alta de quase 3%; ganhos na semana passada foram de mais de 11%; no mercado de opções, onde investidores compram o papel por um preço futuro, altas já são de até 314%; compradores identificaram piso de queda e acreditam que só têm a ganhar no curto, médio e longo prazos; gestão da presidente Graça Foster procura olhar para frente e superar efeitos do caso Pasadena; especulação negativa chegou ao fim?

http://www.brasil247.com/pt/247/economia/134286/Indiferente-ao-massacre-Petrobras-dispara-na-Bolsa.htm

A Marcha murchou, porém… É nítida a guinada que o mundo dá à direita. O radicalismo ganha terreno. Podemos citar, como exemplo, o atual governo ucraniano de caráter neonazista. O Brasil não foge ao contexto Que alívio ver que a Marcha murchou! A democracia e o bom senso venceram. Minha comemoração, porém, é contida. É nítida a guinada que o mundo dá à direita. O radicalismo ganha terreno. Podemos citar, como exemplo, o atual governo ucraniano de caráter neonazista, que conta com o explícito apoio dos Estados Unidos e Europa.

http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/134207/A-Marcha-murchou-por%C3%A9m.htm

Veja a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique:

https://oipa2.wordpress.com/2014/03/25/trabalhando-com-poesia-604

Abraços nos amigos beijos nas amigas e nos filhos, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma Terça-feira abençoada por Deus.

Apio Vinagre Nascimento
e-mail 2: oipa@uol.com.br
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/apio.vinagre
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9196573284471271823
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio
Fones: (71) 8814-5332 / 9154-0168 / 9982-7223 / 8251-9282

Traze-me – Cecília Meireles

Traze-me um pouco das sombras serenas
que as nuvens transportam por cima do dia!
Um pouco de sombra, apenas,
– vê que nem te peço alegria.
Traze-me um pouco da alvura dos luares
que a noite sustenta no teu coração!
A alvura, apenas, dos ares:
– vê que nem te peço ilusão.
Traze-me um pouco da tua lembrança,
aroma perdido, saudade da flor!
-Vê que nem te digo – esperança!
-Vê que nem sequer sonho – amor!

Timidez – Cecília Meireles

Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve…
– mas só esse eu não farei.
Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes…
– palavra que não direi.
Para que tu me adivinhes,
entre os ventos taciturnos,
apago meus pensamentos,
ponho vestidos noturnos,
– que amargamente inventei.
E, enquanto não me descobres,
os mundos vão navegando
nos ares certos do tempo,
até não se sabe quando…
e um dia me acabarei.

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s