Trabalhando com Poesia

“… Há muito tempo nas águas da Guanabara, o dragão no mar reapareceu, na figura de um bravo feiticeiro, a quem a história não esqueceu… Conhecido como navegante negro, tinha a dignidade de um Mestre-sala e, ao acenar pelo mar, na alegria das regatas, foi saudado no porto, pelas mocinhas francesas, jovens polacas e por batalhões de mulatas… Rubras cascatas jorravam das costas dos santos, entre cantos e chibatas… Inundando o coração do pessoal do porão, que a exemplo do feiticeiro, gritava então: Glória aos piratas, às mulatas, às sereias… Glória à farofa, à cachaça, às baleias… Glórias a todas as lutas inglórias, que através da nossa história não esquecemos jamais… Salve o navegante negro, que tem por monumento as pedras pisadas do cais… Glória aos piratas, às mulatas, às sereias… Glória à farofa, à cachaça, às baleias… Glórias a todas as lutas inglórias, que através da nossa história não esquecemos jamais… Salve o navegante negro, que tem por monumento as pedras pisadas do cais… Salve o navegante negro, que tem por monumento as pedras pisadas do cais… Mas, faz muito tempo…” (João Bosco – O Mestre sala dos mares – Comp.: João Bosco e Aldir Blanc)

“… O amor é um falso brilhante, no dedo da debutante. O amor é um disparate, na mala do mascate, macacos tocam tambor… O amor é um mascarado, a patada da fera na cara do domador… O amor sempre foi o causador da queda da trapezista, pelo motociclista do globo da morte… O amor é de morte, faz a odalisca atear fogo às vestes e o dominó beber água raz… O amor é demais, me fez pintar os cabelos, me fez dobrar os joelhos, me faz tirar coelhos da cartola surrada da esperança… O amor é uma criança e, o mesmo diante da hora fatal, o amor me dará forças pro grito de carnaval, pro canto do cisne, pra gargalhada final….” (João Bosco – Falso brilhante – Comp.: João Bosco e Aldir Blanc)

“… Acendo um cigarro, molhado de chuva até os ossos e, alguém me pede fogo, é um dos nossos… Eu sigo na chuva, de mão no bolso e sorrio, eu estou de bem comigo e isto é difícil… Eu tenho no bolso uma carta, uma estúpida esponja de pó-de-arroz, e um retrato meu e dela, que vale muito mais do que nós dois… Eu disse ao garçom que quero que ela morra, olho as luas gêmeas dos faróis e assobio, somos todos sós, mas hoje eu estou de bem comigo e isso é difícil… Ah, vida noturna, eu sou a borboleta mais vadia, na doce flor da tua hipocrisia…” (João Bosco – Vida noturna – Comp.: João Bosco e Aldir Blanc)

“Procure descobrir o seu caminho na vida. Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos. Nós é que temos que descobrir a estrada e segui-la com os nossos próprios pés. Desperte para a vida, para a Verdadeira Vida. E, se deseja a felicidade, lembre-se: você é o único responsável por seu destino. Supere as dificuldades, vença os obstáculos e construa sua vida”. (Minutos de Sabedoria Pg. 090)

Bom dia pessoal,

E deu Argentina! Num jogo truncado em que ambas as equipes nitidamente jogaram se estudando, o placar não saiu do zero e foi decidido nos tiros livres diretos da marca do penalty, momento em que brilhou a figura do goleiro argentino, que defendeu duas cobranças holandesas, sem erros nas cobranças dos argentinos.

E assim terminará a segunda copa do mundo no Brasil: No sábado (12) enfrentam-se disputando o terceiro lugar Brasil e Holanda, repetindo o confronto da copa de 2010. Esperamos que o resultado seja diferente dos obtidos em 1974 e na última copa; No domingo (13) a grande final envolvendo os finalistas de 1986 e 1990, Alemanha e Argentina, que farão o tira-teima, já que cada uma seleção venceu uma final.

Entre as diversas manifestações sobre a fragorosa derrota da Seleção Brasileira a mais surpreendente e carinhosa foi a do jogador Lukas Podolski, que usando seu perfil numa rede social escreveu, em português com o apoio de um amigo:

“Respeite a AMARELINHA com sua história e tradição, o mundo do futebol deve muito ao futebol brasileiro, que é e sempre será o país do futebol. A vitória é consequência do trabalho, viemos determinados, todos nós crescemos vendo o Brasil jogar, nossos heróis que nos inspiraram são todos daqui. Brigas nas ruas, confusões, protestos não irão resolver nada ou mudar nada, quando a Copa acabar e nós formos embora, tudo voltará ao normal. Então, muita paz e amor para esse povo maravilhoso. Um povo humilde, batalhador e honesto. Um país que aprendi a amar”.

Na nossa sugestão de leitura de hoje alguns textos dos sites Pátria Latina e Brasil 247. Vale a pena conferir:

Reuters: “vexame do Brasil na Copa não muda eleição” – Especialistas ouvidos pela agência de notícias Reuters isolam influência do vexame da Seleção Brasileira na Copa do Mundo; eles afirmam que mau humor momentâneo pode até reduzir avaliação do governo agora, mas derrota da Seleção não terá qualquer efeito na eleição a médio prazo; “Se Dilma perder a eleição em outubro, será certamente por causa da economia, e não da Copa do Mundo”, disse consultor de risco político João Augusto Castro Neves; três principais presidenciáveis “vestiram” a camisa verde-amarela, o que neutraliza efeitos negativos da derrota da Seleção sobre Dilma em benefício de Aécio e Campos…


http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/146216/Reuters-vexame-do-Brasil-na-Copa-n%C3%A3o-muda-elei%C3%A7%C3%A3o.htm

Após adiar aposentadoria do STF, Barbosa pede férias – Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, não para de surpreender: após adiar seu pedido de aposentadoria, que passaria a ter validade a partir desta quinta (10), para daqui a quase um mês, no dia 6 de agosto, ele entregou ao Supremo um novo requerimento; desta vez, Barbosa comunicou que tirará férias entre os dias 14 e 31 de julho; o que quer Barbosa?…

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/146219/Ap%C3%B3s-adiar-aposentadoria-do-STF-Barbosa-pede-f%C3%A9rias.htm

“Reagir à derrota é a marca de uma grande nação” – Presidente Dilma Rousseff disse que “nem em seu pior pesadelo” imaginava uma derrota por 7 a 1 para a Alemanha no Mineirão, mas ressalta que o Brasil e seu futebol retornarão; declaração foi feita à jornalista americana Christiane Amanpour, da CNN, em entrevista concedida nesta manhã no Palácio do Planalto; segundo publicou Christiane no Twitter, Dilma afirmou ainda, um dia depois do jogo, que o Brasil vai ser capaz de superar essa “situação extremamente dolorosa” e que “reagir à derrota é a marca de uma grande nação”

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/146178/%E2%80%9CReagir-%C3%A0-derrota-%C3%A9-a-marca-de-uma-grande-na%C3%A7%C3%A3o%E2%80%9D.htm

Tragédia mesmo seria perder fora de campo, por Leonardo Attuch – O que aconteceu ontem no Mineirão foi apenas um jogo de futebol, onde quem se preparou melhor e jogou melhor venceu. Apenas isso – Eis que, novamente, os abutres sobrevoam a carniça nacional. Tentam, agora, transformar o fiasco de um time de futebol mal convocado, mal treinado e mal escalado por seu treinador num vexame nacional. Mas o que aconteceu ontem no Mineirão nada tem a ver com a capacidade brasileira de organizar grandes eventos, com os destinos da nação e muito menos com as eleições presidenciais de outubro. Foi apenas um jogo, onde quem se preparou melhor e, por isso, jogou melhor, venceu. Nada mais justo e merecido…

http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/146117/Trag%C3%A9dia-mesmo-seria-perder-fora-de-campo.htm

Veja a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique:

https://oipa2.wordpress.com/2014/07/10/trabalhando-com-poesia-626

Abraços nos amigos beijos nas amigas e nos filhos, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma quinta feira abençoada por Deus, coberta de paz e protegida pelo Caçador de uma flecha só. Okearô Odé!!

Apio Vinagre Nascimento
e-mail 2: oipa@uol.com.br
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/apio.vinagre
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9196573284471271823
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio
Fones: (71) 8814-5332 / 9154-0168 / 9982-7223 / 8251-9282

O Sono das Águas – Guimarães Rosa

Há uma hora certa,
no meio da noite, uma hora morta,
em que a água dorme.
Todas as águas dormem:
no rio, na lagoa,
no açude, no brejão, nos olhos d’água,
nos grotões fundos
E quem ficar acordado,
na barranca, a noite inteira,
há de ouvir a cachoeira
parar a queda e o choro,
que a água foi dormir…
Águas claras, barrentas, sonolentas,
todas vão cochilar.
Dormem gotas, caudais, seivas das plantas,
fios brancos, torrentes.
O orvalho sonha
nas placas da folhagem
e adormece.
Até a água fervida,
nos copos de cabeceira dos agonizantes…
Mas nem todas dormem, nessa hora
de torpor líquido e inocente.
Muitos hão de estar vigiando,
e chorando, a noite toda,
porque a água dos olhos
nunca tem sono…

Águas da serra – Guimarães Rosa

Águas que correm,
claras,
do escuro dos morros,
cantando nas pedras a canção do mais-adiante,
vivendo no lodo a verdade do sempre-descendo…
Águas soltas entre os dedos da montanha,
noite e dia,
na fluência eterna do ímpeto da vida…
Qual terá sido a hora da vossa fuga,
quando as formas e as vidas se desprenderam
das mãos de Deus,
talvez enquanto o próprio Deus dormia?…
E então, do semi-sono dos paraísos perfeitos,
os diques se romperam,
forças livres rolaram,
e veio a ânsia que redobra ao se fartar,
e os pensamentos que ninguém pode deter,
e novos amores em buscas de caminhos,
e as águas e as lágrimas sempre correndo,
e Deus talvez ainda dormindo,
e a lua a avançar, sempre mais longe,
nos milênios de treva do sem-fim…

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s