Trabalhando com Poesia

“…Os velhos olhos vermelhos voltaram, dessa vez com o mundo nas costas e, a cidade nos pés… Pra que sofrer se nada é pra sempre? Pra que correr, se nunca me vejo de frente?… Parei de pensar e, comecei a sentir… Nada como um dia após dia, uma noite, um mês, os velhos olhos vermelhos voltaram de vez… Os velhos olhos vermelhos enganam, sem querer… Parecem claros, frios, distantes, não têm nada a perder… Por que se preocupar por tão pouco? Por que chorar, se amanhã tudo muda de novo?… Parei de pensar e, comecei a sentir… Nada como um dia após dia, uma noite, um mês, os velhos olhos vermelhos voltaram de vez… Parei de pensar e, comecei a sentir… Nada como um dia após dia, uma noite, um mês, os velhos olhos vermelhos voltaram de vez… Os velhos olhos vermelhos… Os velhos olhos vermelhos…” (Capital Inicial – Olhos vermelhos – Comp.: Alvin L. / Dinho Ouro Preto)

“… Cai a noite na cidade, vinda de lugar nenhum… E o dia vai embora, indo pra lugar algum… Não sentia fome, não sentia frio, sentado num canto, de um quarto vazio… Quando a chuva cai, nas noites mais solitárias, lembre-se que sempre… Sombras e pensamentos de um sonho, só esperança, nas paredes ecoavam o silêncio e a lembrança… Entre ruas desertas, ele está só de passagem, na vertigem e tontura, surgiam todo tipo de imagem… Quando a chuva cai, nas noites mais solitárias, lembre-se que sempre estarei aqui… Quando a chuva cai, nas noites mais solitárias, lembre-se que sempre… Se virou e alcançou o céu e a última estrela, nada deixava passar, tudo lembrava ela… Quando a chuva cai, nas noites mais solitárias, lembre-se que sempre estarei aqui… Quando a chuva cai, nas noites mais solitárias, lembre-se que sempre…” (Capital Inicial – Cai a noite – Comp.: Loro Jones / Mark Rossi)

“… Vocês esperam uma intervenção divina, mas não sabem que o tempo agora está contra vocês… Vocês se perdem no meio de tanto medo, de não conseguir dinheiro, pra comprar sem se vender… E vocês armam seus esquemas ilusórios, continuam só fingindo que o mundo ninguém fez… Mas acontece que tudo tem começo, se começa um dia acaba, eu tenho pena de vocês… E as ameaças de ataque nuclear, bombas de nêutrons, não foi Deus quem fez… Alguém, alguém um dia vai se vingar, vocês são vermes, pensam que são reis… Não quero ser como vocês, eu não preciso mais, eu já sei o que eu tenho que saber… E agora tanto faz… Três crianças sem dinheiro e sem moral, não ouviram a voz suave que era uma lágrima… E se esqueceram de avisar pra todo mundo, ela talvez tivesse um nome e era: Fátima… E de repente o vinho virou água, e a ferida não cicatrizou, e o limpo se sujou, e no terceiro dia ninguém ressuscitou…” (Capital Inicial – Fátima – Comp.: Fl / Renato Russo)

“Mantenha a amizade de seus amigos (as). Saiba retribuir com gratidão os benefícios que recebe. Não seja ingrato (a)! Se de alguém recebeu benefícios, não o esqueça, não o expulse da roda de sua amizade. Não fira seus amigos (as), não magoe aqueles (as) que muitas vezes se sacrificaram para dar-lhe momentos de alegria. Não negue seu carinho àqueles (as) que se desvelaram para proporcionar-lhe felicidade.”. (Minutos de Sabedoria Pg. 099)

Bom dia pessoal,

Reinicia-se hoje a noite a Copa do Brasil para o tricolor baiano, único representante baiano na competição. Em São Paulo, o Bahia enfrenta o Corinthians, com a estreia de Marcos Aurélio. É noite de torcer pelo esquadrão.

Quando parecia que tudo estava muito ruim na Seleção Brasileira de Futebol a CBF mostra que ainda pode piorar. Depois de 4 anos, a entidade anuncia o retorno de Dunga ao comando técnico da seleção. É realmente uma piada de péssimo gosto.

E o mês de julho vai se consolidando como mês de tormentas para a literatura brasileira, que depois de perder João Ubaldo Ribeiro e Rubens Alves, a notícia de que Ariano Suassuna após sofrer um AVC hemorrágico deixa os amantes da poesia e da literatura muito tristes.

Sexto ocupante da Cadeira nº 32, eleito em 3 de agosto de 1989, na sucessão de Genolino Amado e recebido em 9 de agosto de 1990 pelo Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.

Ariano Vilar Suassuna nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa (PB), em 16 de junho de 1927, filho de Cássia Villar e João Suassuna. No ano seguinte, seu pai deixa o governo da Paraíba e a família passa a morar no sertão, na Fazenda Acauhan.

Com a Revolução de 30, seu pai foi assassinado por motivos políticos no Rio de Janeiro e a família mudou-se para Taperoá, onde morou de 1933 a 1937. Nessa cidade, Ariano fez seus primeiros estudos e assistiu pela primeira vez a uma peça de mamulengos e a um desafio de viola, cujo caráter de “improvisação” seria uma das marcas registradas também da sua produção teatral.

A partir de 1942 passou a viver no Recife, onde terminou, em 1945, os estudos secundários no Ginásio Pernambucano e no Colégio Osvaldo Cruz. No ano seguinte iniciou a Faculdade de Direito, onde conheceu Hermilo Borba Filho. E, junto com ele, fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco. Em 1947, escreveu sua primeira peça, Uma Mulher Vestida de Sol. Em 1948, sua peça Cantam as Harpas de Sião (ou O Desertor de Princesa) foi montada pelo Teatro do Estudante de Pernambuco. Os Homens de Barro foi montada no ano seguinte.

Em 1950, formou-se na Faculdade de Direito e recebeu o Prêmio Martins Pena pelo Auto de João da Cruz. Para curar-se de doença pulmonar, viu-se obrigado a mudar-se de novo para Taperoá. Lá escreveu e montou a peça Torturas de um Coração em 1951. Em 1952, volta a residir em Recife. Deste ano a 1956, dedicou-se à advocacia, sem abandonar, porém, a atividade teatral. São desta época O Castigo da Soberba (1953), O Rico Avarento (1954) e o Auto da Compadecida (1955), peça que o projetou em todo o país e que seria considerada, em 1962, por Sábato Magaldi “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.

Saiba mais sobre Ariano no site da ABL:

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=226&sid=305

Duas figuras importantes da nossa MPB aniversariam hoje:

Raimundo Sodré

Flávio Venturini

Em nossa sugestão de leitura para o “Trabalhando com Poesia” de hoje textos do site da Revista Carta Capital. Vale a pena conferir:

Culpados, até que se prove o contrário – A cobertura acerca da prisão dos 23 manifestantes no Rio de Janeiro mostra, mais uma vez, a postura criminalizadora da mídia conservadora quando o assunto é luta social. Por Mônica Mourão – A negação do pedido de habeas corpus para 23 manifestantes que tiveram sua prisão preventiva decretada a partir de investigação do Ministério Público traz novamente à tona a atuação da mídia na criminalização das lutas sociais.

http://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/culpados-ate-que-se-prove-o-contrario-2643.html

O que Dunga viu enquanto todos olhavam para Felipão – Dunga reassumiu o comando da seleção brasileira nesta terça-feira. O técnico destemperado da Copa de 2010, que fechou e pilhou a equipe de forma exagerada e a abandonou em campo depois da derrota para a Holanda nas quartas de final, foi comentarista dos canais Al Jazeera e Azteca durante a Copa de 2014. Percorreu os corredores dos centros de mídia sempre com alguém do lado, fã ou repórter. Com sorrisos no rosto, transmitiu uma imagem bem diferente daquela carrancuda de quatro anos atrás. E bem diferente também da exibida para as câmeras nesta terça.

http://esportefino.cartacapital.com.br/dunga-na-selecao-brasileira/

O patrimônio incerto dos candidatos – Os erros nas declarações de bens prejudicam o entendimento do perfil dos políticos brasileiros – por Piero Locatelli – Em Figueirópolis D`Oeste, interior do Mato Grosso, mora o candidato mais rico das eleições deste ano. Na região rural do município de quase quatro mil habitantes, é dono da chácara Dois Irmãos, avaliada em um bilhão de reais, e do sítio Boa União, este de 900 milhões.

http://www.cartacapital.com.br/politica/o-patrimonio-incerto-dos-candidatos-5657.html

Governo de Minas fez aeroporto em terreno que era de tio de Aécio Neves – Segundo jornal, quase 14 milhões de reais foram gastos na obra; Candidato nega ter beneficiado família – No final do segundo mandato de Aécio Neves no governo de Minas Gerais, o estado gastou quase 14 milhões de reais para construir um aeroporto dentro de uma fazenda de um tio do então governador. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, Múcio Guimarães Tolentino, 88, tio-avô do senador e ex-prefeito de Cláudio, é quem controla o acesso ao aeroporto construído em 2010. Para usá-lo, apesar do aporte público, é necessário a sua autorização.

http://www.cartacapital.com.br/blogs/carta-nas-eleicoes/governo-de-minas-fez-aeroporto-em-terreno-que-era-de-tio-de-aecio-neves-5783.html

Israel em Gaza: retaliação ou vingança? – As mortes de civis palestinos se acumulam e geram críticas até de aliados. Parte da sociedade israelense se tornou a imagem do radicalismo que combatia, por José Antonio Lima — Homem palestino carrega as filhas, Shada e Lama al-Ejla, que ficaram feridas em um ataque de um tanque israelense nesta sexta-feira 18. Em décadas de conflito no Oriente Médio, Israel tomou para si muitas vezes, algumas com razão, outras nem tanto, o posto de dono da superioridade moral no confronto. Desde a ascensão do Hamas, no fim dos anos 1980, essa tarefa ficou mais fácil, afinal, o grupo palestino realizou uma série de atentados ao longo de sua história, é antissemita e contrário à existência de Israel. Nos últimos anos, no entanto, Israel tem visto sua superioridade moral ruir. A atual ofensiva contra o Hamas na Faixa de Gaza tem reforçado essa tendência.

http://www.cartacapital.com.br/internacional/israel-em-gaza-retaliacao-ou-vinganca-8162.html

A Rússia deve pagar por seus atos. E Israel? – A Casa Branca exige que Putin responda pela queda do MH17, mas defende os atos israelenses na Faixa de Gaza, por Roberto Amaral — O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em discurso na Casa Branca, afirma que a Rússia deve arcar com as consequências dos atos seus. Certo, todos devem arcar com as consequências de seus atos. Os EUA inclusive. Quando, a propósito, os EUA responderão pela destruição do Iraque? O sr. José Manuel Mourão, da União Europeia, diz, em entrevista à Folha de S.Paulo em 17 de julho, que “A Rússia tem de decidir se quer fazer parte da comunidade internacional – respeitando valores e princípios – ou se se quer isolar e seguir um rumo diferente”. E quais são os “valores e princípios” dessa comunidade internacional? Não disse e não lhe foi perguntado.

http://www.cartacapital.com.br/internacional/a-russia-deve-pagar-por-seus-atos-e-israel-6965.html

Veja a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique:

https://oipa2.wordpress.com/2014/07/23/trabalhando-com-poesia-635

Abraços nos amigos beijos nas amigas e nos filhos, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma quarta-feira abençoada por Deus e repleta da força da rainha dos ventos e trovões. Eparrey Oyá.

Apio Vinagre Nascimento
e-mail 1: oipa2@hotmail.com
e-mail 2: oipa@uol.com.br
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/apio.vinagre
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9196573284471271823
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio
Fones: (71) 8814-5332 / 9154-0168 / 9982-7223 / 8251-9282

Olé – Damário da Cruz

Quando na arena
um touro me matar
não me socorram,
pois ninguém socorre
o touro quando o mato.

In Segredo das Pipas

Navegante – Damário da Cruz

De mim
exijam pouco…

Pois o tempo
que me resta
é louca busca
de como atravessar
o Sol…

In Segredo das Pipas

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s