Trabalhando com Poesia

“… Fonte de mel nos olhos de gueixa, Kabuki, máscara… Choque entre o azul e o cacho de acácias, luz das acácias, você é mãe do sol… A sua coisa é toda tão certa, beleza esperta…. Você me deixa a rua deserta, quando atravessa e não olha pra trás… Linda e sabe viver, você me faz feliz, esta canção é só pra dizer e, diz… Você é linda, mais que demais, você é linda sim… Onda do mar do amor, que bateu em mim… Você é forte, dentes e músculos, peitos e lábios… Você é forte, letras e músicas, todas as músicas, que ainda hei de ouvir, no Abaeté, areias e estrelas, não são mais belas, do que você, mulher das estrelas, mina de estrelas, diga o que você quer… Você é linda e sabe viver, você me faz feliz, esta canção é só pra dizer e, diz… Você é linda, mais que demais, você é linda sim… Onda do mar do amor, que bateu em mim… Gosto de ver você no seu ritmo, dona do carnaval… Gosto de ter, sentir seu estilo, ir no seu íntimo, nunca me faça mal… Linda, mais que demais, você é linda sim… Onda do mar do amor, que bateu em mim… Você é linda e sabe viver, você me faz feliz, esta canção é só pra dizer e, diz…” (Caetano Veloso – Você é linda – Comp.: Caetano Veloso)

“… Eu tô fazendo saber, vou saber fazer tudo de que eu sou a fins… Logo eu cri que não crer era o vero crer, hoje oro sobre patins, Sampa na Boca do Rio, o meu projeto Brasil perigas perder você, mas mesmo na deprê, chama-se um Gilberto Gil… Bode não dá pra enteder, torna a repetir, transcende o marco dois mil… Barco desvela esse mar, delta desvenda esse ar, não me digam que eu estou louco, é só um jeito de corpo, não precisa ninguém me acompanhar… Eu sou Renato Aragão, santo trapalhão, eu sou Muçum, sou Dedé… Sou Zacarias, carinho, pássaro no ninho, qual tu me vê na tevê… Falta aprender a mentir, entro até numas por ti… Minha identificação, registro geral, carece de revisão, cara, careta, dedão, isso não é legal em frase de transição… Sou celacanto do mar, adolescendo solar… Não pensem que é um papo torto, é só um jeito de corpo, não precisa ninguém me acompanhar… Eu tô fazendo saber, vou saber fazer tudo de que eu sou a fins… Logo eu cri que não crer era o vero crer, hoje oro sobre patins, Sampa na Boca do Rio, o meu projeto Brasil perigas perder você, mas mesmo na deprê, chama-se um Gilberto Gil… Bode não dá pra enteder, torna a repetir, transcende o marco dois mil… Barco desvela esse mar, delta desvenda esse ar, não me digam que eu estou louco, é só um jeito de corpo, não precisa ninguém me acompanhar… Eu sou Renato Aragão, santo trapalhão, eu sou Muçum, sou Dedé… Sou Zacarias, carinho, pássaro no ninho, qual tu me vê na tevê… Falta aprender a mentir, entro até numas por ti… Minha identificação, registro geral, carece de revisão, cara, careta, dedão, isso não é legal em frase de transição… Sou celacanto do mar, adolescendo solar… Não pensem que é um papo torto, é só um jeito de corpo, não precisa ninguém me acompanhar…” (Caetano Veloso – Jeito de corpo – Comp.: Caetano Veloso)

“… Cavaleiro de Jorge, seu chapéu azul, cruzeiro do Sul no peito… Cavaleiro de Jorge, sem medo nenhum, o número um direito… Sempre firme sobre o cavalo. Impávido turquesa, estrada ou mesa de bar… Sempre mil pavões, força de beleza pura e simples, como uma onda do mar… Cavaleiro de Jorge, potência de amar, senhor do lugar inteiro… Cavaleiro de Jorge, potência de amar, primeiro lugar inteiro… Cavaleiro de Jorge, seu chapéu azul, cruzeiro do Sul no peito… Cavaleiro de Jorge, sem medo nenhum, o número um direito… Sempre firme sobre o cavalo. Impávido turquesa, estrada ou mesa de bar… Sempre mil pavões, força de beleza pura e simples, como uma onda do mar… Cavaleiro de Jorge, potência de amar, senhor do lugar inteiro… Cavaleiro de Jorge, potência de amar, primeiro lugar inteiro…” (Caetano Veloso – Cavaleiro de Jorge – Comp.: Caetano Veloso)

“Tenha fé em si mesmo, por que Deus habita dentro de você. Portanto, ter fé em si mesmo é ter fé em Deus. Tenha confiança em suas capacidades, e caminhe sem temer os obstáculos. Você pode vencer! Você vai vencer! Corresponda à confiança que Deus depositou em você, quando lhe entregou as capacidades de que dispõe, para que você as desenvolvesse e pusesse em prática.” (Minutos de Sabedoria Pg. 103)

Bom dia pessoal,

O “Trabalhando com Poesia” de hoje, em seu minuto de sabedoria, nos traz uma reflexão importante: Quantos de nós se pega muitas vezes se questionando quanto à nossa capacidade de enfrentar os problemas? Podemos ter ao nosso redor dezenas, centenas e até milhares de pessoas, mas, uma pessoa é fundamental para nos dar a força necessária para enfrentar cada um desses problemas e desafios: Nós mesmos. Se você meu amigo, minha amiga, não se enxergar capaz de enfrentar e vencer a cada um deles, certamente não adiantarão mil amigos ao seu lado te dando força. Portanto, levante a cabeça e como diz a música do Revelação, “… Meta o pé e vá na fé e mande essa tristeza embora. Acredite que um novo dia irá raiar e a sua hora irá chegar…” Ela sempre chega, se acreditamos.

Ontem, acompanhamos o Governador Jaques Wagner na Assinatura da Cessão de uso do espaço onde funcionará o Centro Pan-Americano de Judô. Para nós, que integramos a gestão da companheira Moema Gramacho ao longo dos seus oito anos à frente da Prefeitura de Lauro de Freitas, foi um momento de grande alegria, pois fomos testemunhas e partícipes da sua luta para atrair o investimento, enfrentando inclusive diversas movimentações na direção de manter naquela região o kartódromo. Depois disso, com a descoberta da titularidade do espaço, da Diocese de Salvador, a sua participação ativa e fundamental para a resolução do problema, como muito bem relatou ontem o Secretário Nilton Vasconcelos. Para a nossa Lauro de Freitas, a ação é de modo igual significativa, pois, trata-se, nada menos que o maior investimento em infraestrutura em atividade esportiva que não o futebol e, como disse o Ministro Aldo Rebelo e o Presidente da Confederação Brasileira de Judô, o maior centro de referência ligado a uma única modalidade, do mundo e que, será referência tanto como espaço de treinamento de seleções participantes das Olimpíadas 2016 como para acomodação de competições de nível internacional. Parabéns Lauro de Freitas. Obrigado Moema Gramacho. É por essas e outras que não tenho o menor receio de dizer que você me representa.

Crédito das Fotos: Divulgação ME; Eduardo Martins – Ag. A Tarde; Marcio Brito.

20140728_113219

20140728_113230

20140728_113247

20140728_113536

20140728_114524

20140728_120417

Centro de Judô 2

Centro de Judô 3

Centro Panamerticano de Judo

DSC09935

DSC09937

IMG-20140728-WA0032

IMG-20140728-WA0033

IMG-20140728-WA0034

IMG-20140728-WA0035

IMG-20140728-WA0036

IMG-20140728-WA0037

IMG-20140728-WA0039

Completam-se hoje 20 anos da morte do humorista e sambista Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum. Mussum teve origem humilde, nasceu no Morro da Cachoeirinha, no Lins de Vasconcelos, zona norte do Rio de Janeiro. Estudou durante nove anos num colégio interno, onde obteve o diploma de ajustador mecânico.

Serviu na Força Aérea Brasileira durante oito anos, ao mesmo tempo em que aproveitava para participar na Caravana Cultural de Música Brasileira de Carlos Machado. Mussum iniciou sua carreira artística tocando reco-reco no grupo Os Modernos do Samba.

Fundou o grupo Os Sete Modernos, posteriormente chamado Os Originais do Samba. O grupo teve vários sucessos, as coreografias e roupas coloridas os fizeram muito populares na TV, nos anos 1970, e se apresentaram em diversos países.

Saiba mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Mussum

Nas nossas sugestões de leitura de hoje, alguns textos do Site Brasil 247. Vale a pena conferir:

Gilberto: “aeroporto é só a ponta do iceberg de Aécio” – Ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência, decidiu bater duro no tucano Aécio Neves e disse que o caso do aeroporto de Claudio (MG) é só “a ponta do iceberg”; “A barreira de proteção foi tão grande que a população brasileira ainda não sabe o que se passou em Minas Gerais nos últimos anos”, disse ele; tucanos reagiram com indignação; coordenador jurídico da campanha, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), disse que irá propor ação de improbidade contra o ministro; “ele tem um iceberg inteiro chamado Celso Daniel”; campanha pega fogo…

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/148247/Gilberto-aeroporto-%C3%A9-s%C3%B3-a-ponta-do-iceberg-de-A%C3%A9cio.htm

“Comitê voluntário” sugere pagamento por apoio ao PSB – Dono de casa usada para comitê ‘voluntário’ do PSB em Osasco, constrange o presidenciável socialista Eduardo Campos (PSB) e sua vice Marina Silva ao dizer que espera receber dinheiro pela iniciativa; “Isso é muito grave. Não trabalhamos dessa forma, nunca fizemos esse tipo de coisa e isso nem pode de acordo com a lei”, rebateu Marina – O presidenciável socialista Eduardo Campos (PSB) passou por uma saia-justa ao lado da vice Marina Silva na inauguração de um comitê voluntário em Osasco, na Grande São Paulo…

http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/148269/%27Comit%C3%AA-volunt%C3%A1rio%27-sugere-pagamento-por-apoio-ao-PSB.htm

CUT: “Apoio sindical pode mudar uma eleição” – “Os presidenciáveis querem apoio do movimento sindical porque que foi o movimento sindical que elegeu o presidente Lula”, disse o presidente da CUT, Vagner Freitas, durante abertura da 14ª plenária da CUT, em Guarulhos (SP); em evento que contou a presença do ex-presidente, ele disse que ‘se Aécio Neves (PSDB) ganhar a eleição ele vai acabar com a conquista que conseguimos com Lula, que é a valorização do salário mínimo, que é até mais importante que o Bolsa Família’…

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/148262/CUT-Apoio-sindical-pode-mudar-uma-elei%C3%A7%C3%A3o.htm

Bancários aprovam moção de repúdio ao Santander – Carta aprovada por 634 trabalhadores do ramo condena informe do banco espanhol contra a reeleição da presidente Dilma Rousseff: “Consideramos o gesto do banco irresponsável, não só com a economia, mas com a democracia brasileira. Uma instituição desse porte não pode, ainda que tenha preferência eleitoral, praticar especulação, agredir a imagem do país e pôr em dúvida a nossa estabilidade. É inaceitável essa ingerência do banco espanhol tentando influenciar a disputa eleitoral contra a vontade soberana do povo que irá às urnas em 5 de outubro”; presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, promete um dia de luta contra o “terrorismo do banco”…

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/148264/Banc%C3%A1rios-aprovam-mo%C3%A7%C3%A3o-de-rep%C3%BAdio-ao-Santander.htm

Lula: Brasil é país que dá mais lucro ao Santander – Em discurso na 14º plenária da Central Única dos Trabalhadores, o ex-presidente Lula disse que “não tem lugar no mundo onde o Santander esteja ganhando mais dinheiro que no Brasil”; segundo ele, a responsável pelo informe que prevê um cenário econômico negativo para o país caso a presidente Dilma seja reeleita “não entende porra nenhuma de Brasil” e cobrou sua demissão a Emilio Botin, presidente do grupo; para o petista, o governo federal não “vai jogar fora a confiança” que o país conquistou nos últimos anos…

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/148259/Lula-Brasil-%C3%A9-pa%C3%ADs-que-d%C3%A1-mais-lucro-ao-Santander.htm

Veja a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique:

https://oipa2.wordpress.com/2014/07/29/trabalhando-com-poesia-639

Abraços nos amigos beijos nas amigas e nos filhos, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma Terça-feira abençoada por Deus e protegida pela força guerreira de Ogum. Ogunhê!!!

Apio Vinagre Nascimento
e-mail 2: oipa@uol.com.br
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/apio.vinagre
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio
Fones: (71) 8814-5332 / 9154-0168 / 9982-7223 / 8251-9282

ODE AO PÃO – Pablo Neruda

Pão, Com farinha
Água
E fogo
Te levantas.
Espesso e leve,
Reclinado e redondo,
Repetes
O ventre Da mãe,
Equinocial
Germinação
Terrestre.
Pão,
Que é fácil
E que profundo tu és:
No tabuleiro branco
Da padaria
Estendem-se as tuas filas
Como utensílios, pratos
Ou papéis,
E de súbito a onda
Da vida,
A conjunção do germe
E do fogo,
Cresces, cresces
De súbito
Como
Cintura, boca, seios,
Colinas da terra,
Vidas,
Sobe o calor,
inunda-te
A plenitude,
o vento
Da fecundidade,
E então
Imobiliza-se a tua cor de ouro,
E quando já estão prenhos
Os teus ventres
A cicatriz escura
Deixou sinal de fogo
Em todo o teu dourado
Sistema de hemisférios.
Agora intacto.
És Ação de homem
Milagre repetido, vontade da vida.
Ó pão de cada boca
Não Te imploraremos
Nós, os homens,
Não somos Mendigos
De vagos deuses
Ou de anjos obscuros:
Do mar e da terra
Faremos pão,
Plantaremos de trigo
A terra e os planetas
O pão de cada boca
De cada homem, em cada dia
Chegará porque fomos
Semeá-lo E fazê-lo,
Não para um homem, mas
Para todos,
O pão, o pão
Para todos os povos
E com ele o que possui
Forma e sabor de pão
Repartiremos: A terra,
A beleza, O amor,
Tudo isso
Tem sabor de pão,
Forma de pão,
Germinação de farinha,
Tudo
Nasceu para ser compartilhado,
Para ser entregue,
Para se multiplicar,
Por isso, pão,
Se foges
Da casa do homem,
Se te escondem,
Se te negam,
Se o avarento
Te prostitui,
Se o rico
Te armazena,
Se o trigo
Não procura suco e terra,
Pão,
Não rezaremos,
Pão,
Não mendigaremos,
Lutaremos por ti com outros homens,
Com todos os famintos,
Por todos os rios, pelo ar
Iremos procurar-te,
A terra toda repartiremos
Para que tu germines,
E conosco
Avançará a terra:
A água, o fogo, o homem
Lutarão junto a nós.
Iremos coroados
De espigas, conquistando
Terra e pão para todos,
E então,
Também a vida
Terá forma de pão,
Será simples e profunda,
Inumerável e pura.
Todos os seres Terão direito
À terra e à vida,
E assim será o pão de amanhã,
O pão de cada boca,
Sagrado,
Consagrado,
Porque será o produto
Da mais longa e dura
Luta humana.
Não tem asas
A vitória terrestre:
Tem pão sobre os seus ombros,
E voa corajosa
Libertando a terra
Como uma padeira
Levada pelo vento.

Teu peito basta (Pablo Neruda)

Para meu coração teu peito basta,
para que sejas livre, minhas asas.
De minha boca chegará até o céu
o que era adormecido na tua alma.
Mora em ti a ilusão de cada dia
e chegas como o aljôfar às corolas.
Escavas o horizonte com tua ausência,
eternamente em fuga como as ondas.
Eu disse que cantavas entre vento
como os pinheiros cantam, e os mastros
Tu és como eles alta e taciturna.
Tens a pronta tristeza de uma viagem.
Acolhedora como um caminho antigo,
povoam-te ecos e vozes nostálgicas.
Despertei e por vezes emigram e fogem
pássaros que dormiam em tua alma.

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s