Trabalhando com Poesia

“… Una veredita alegre con luz de luna o de sol, tendida como una cinta con sus lados de arrebol… Arreból de los geranios y sonrisas con rubor, arreból de los claveles y las mejillas en flor… Perfumada de magnolia rociada de mañanita, la veredita sonrie cuando tu piel acaricia… Y la populi se ríe y la ventana se agita, cuándo por esa vereda tu fina estampa pasea… Fina estampa caballero, caballero de fina estampa… Un lucero que sonriera bajo um sombrero, no sonriera más hermoso, ni más luciera caballero, en tu andar andar reluce la acera al andar andar… Te lleva hacia los zaguanes y a los pátios encantados, te lleva hacia las plazuelas y a los amores soñados, veredita que se arrulla con tafetanes bordados, tacón de chapín de seda y justes almidonados… Es un caminito alegre con luz de luna o de sol, que he de recorrer cantando por si te puede alcanzar… Fina estampa caballero quien te pudiera guardar… Fina estampa caballero, caballero de fina estampa… Un lucero que sonriera bajo um sombrero, no sonriera más hermoso, ni más luciera caballero… En tu andar andar reluce la acera al andar andar…” (Caetano Veloso – Fina Estampa – Comp.: Chabuca Granda)

“… Não quero sugar todo seu leite, nem quero você enfeite do meu ser, apenas te peço que respeite o meu louco querer… Não importa com quem você se deite, que você se deleite seja com quem for, apenas te peço que aceite o meu estranho amor… Ah! Mainha, deixa o ciúme chegar, deixa o ciúme passar e sigamos juntos… Ah! Neguinha, deixa eu gostar de você, pra lá do meu coração, não me diga nunca não… Teu corpo combina com meu jeito, nós dois fomos feitos muito pra nós dois, não valem dramáticos efeitos, mas, o que está depois… Não vamos fuçar nossos defeitos, cravar sobre o peito as unhas do rancor, lutemos, mas, só pelo direito, ao nosso estranho amor… Ah! Mainha, deixa o ciúme chegar, deixa o ciúme passar e sigamos juntos… Ah! Neguinha, deixa eu gostar de você, pra lá do meu coração, não me diga nunca não…” (Caetano Veloso – Nosso estranho amor – Comp.: Caetano Veloso)

“… Não me venha falar na malícia de toda mulher, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é… Não me olhe, como se a polícia andasse atrás de mim… Cale a boca e, não cale na boca notícia ruim… Você sabe explicar, você sabe entender tudo bem… Você está, você é, você faz, você quer, você tem… Você diz a verdade, a verdade é o seu dom de iludir… Como pode querer que a mulher vá viver sem mentir?… Você sabe explicar, você sabe entender tudo bem… Você está, você é, você faz, você quer, você tem… Você diz a verdade, a verdade é o seu dom de iludir… Como pode querer que a mulher vá viver sem mentir?…” (Caetano Veloso – Dom de iludir – Comp.: Caetano Veloso)

“Todas as vezes que olhar para uma criança, levante seu pensamento em ação de graças a Deus, que jamais abandona seus filhos. A criança é a esperança de hoje, na realização de amanhã. É a certeza de que a Terra está sempre a renovar-se, recebendo cada dia novos habitantes que lhe vem trazer a contribuição de seu trabalho e de sua capacidade, para o progresso do mundo”. (Minutos de Sabedoria Pg. 105)

Bom dia pessoal,

E a velha freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, do alto da sua trajetória histórica de 406 anos comemorou hoje seus 52 anos de emancipação política e de nova denominação, como Lauro de Freitas. Assistimos pela manhã missa solene na Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, na qual o Padre Juracy mais uma vez explicitou sua posição acerca do nome da cidade. Será que o Pároco foi informado de que há um dispositivo na Lei Orgânica do Município que prevê a consulta à população sobre esse tema?

A dúvida que fiquei ao ver a chamada pública de presença na missa foi ao fato de ter rolado lista de chamada também para os servidores, prática por demais conhecida do grupo do atual alcaide.

A Ex-Prefeita Moema Gramacho, presente à missa solene, desfilou em seguida, acompanhada dos Deputados Joseildo Ramos e Rosemberg Pinto, na caminhada promovida pela militância petista pelas ruas do centro. A cada passagem de Moema pelas ruas de Lauro, as demonstrações de carinho e de desejo da sua volta ao comando da Prefeitura Municipal é nitidamente visível.

As conquistas e desenvolvimento social alcançados pela cidade ao longo dos oito anos de gestão da companheira Moema não são questões de fácil esquecimento, principalmente com as nítidas demonstrações da atual “gestão” de total desprezo por essas questões. O completo desprezo pelo Conselho de Cultura e gestão do Fundo Municipal de Cultura, criações da gestão de Moema, hoje transformados em meras peças decorativas das decisões da sala do Prefeito e de sua turba. O fim do Orçamento Participativo como um dos pilares de definição das Diretrizes Orçamentárias, ação também instituída pela gestão de Moema e com previsão explícita da Lei de Responsabilidade Fiscal, são apenas algumas das questões que poderíamos abordar sobre a questão.

Enfim, a cidade que os laurofreitenses ou santamarenses de Ipitanga vivenciam e experimentam é bem diferente, aliás, infinitamente diferente da cidade que aparece no horário nobre das redes de rádio e TV, propaganda certamente paga a preços nada baratos.

Na nossa sugestão de leitura de hoje alguns textos do site Brasil 247. Vale a pena conferir:

Rui: PT vai à PGR contra Aécio por pouso em Cláudio – O presidente do PT, Rui Falcão, confirmou nesta quinta-feira que o partido deve ingressar com uma nova representação contra o tucano Aécio Neves na Procuradoria Geral da República, em razão da polêmica obra no aeródromo de Cláudio (MG); em artigo publicado na Folha, Aécio confirmou ter pousado algumas vezes no local e se desculpou pelo “equívoco” de não ter checado a situação da pista junto à Agência Nacional de Aviação Civil; segundo Rui Falcão, houve a “confissão de uma irregularidade”; detalhes da ação contra Aécio estão sendo discutidos, neste momento, pela coordenação jurídica da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff; “Não me preocupei efetivamente em saber se havia ou não homologação da pista. Isso é um erro, eu assumo esse erro. O que é essencial é que é uma obra pública feita em benefício de uma comunidade importante e um grande centro industrial para os mineiros”, disse Aécio, nesta quinta-feira…

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/148631/Rui-PT-vai-%C3%A0-PGR-contra-A%C3%A9cio-por-pouso-em-Cl%C3%A1udio.htm

Massacre extrai choro e ira na ONU contra EUA – Organização das Nações Unidas divulga que 80% dos 1,4 mil mortos por ataques de Israel na Faixa de Gaza são civis; porta-voz que atuava em hospital no qual 20 crianças foram mortas, ontem, em razão de bombardeios israelenses, cai em prantos durante entrevista à tevê Al Jazira; “Não somos burocratas sem coração”, disse Christopher Gunness; em Nova York, alta comissária para Direitos Humanos denuncia apoio militar maciço do governo de Barack Obama para o regime do louco Benjamin Netanyahu; “Os EUA não apenas fornecem armamento pesado, como gastaram 1 bilhão de dólares no sistema antifoguetes de Israel, proteção que os civis de Gaza não têm”, lembrou Navi Pillay; proteção de Obama a Netanyahu é indefensável moral e eticamente;…

http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/148589/Massacre-extrai-choro-e-ira-na-ONU-contra-EUA.htm

Banco Central vai punir o Santander? Altamiro Borges – Não são apenas os trabalhadores que exigem uma postura mais dura diante da ingerência ilegal do Santander nos assuntos internos do país. Até setores da mídia tradicional já propõem ações mais incisivas em defesa da economia nacional. – Em visita ao Rio de Janeiro no domingo (27), o presidente mundial do Santander, Emilio Botín, jurou que o banco é inocente no episódio da circular dirigida aos seus “clientes ricos” com previsões terroristas sobre a economia e com nítidos propositivos eleitoreiros – contra a reeleição de Dilma Rousseff. “Continuamos investindo e incentivando todo o mundo para que invista no Brasil”, afirmou à Agência Brasil. Para ele, o texto que gerou tanta celeuma “não é do banco, mas de um analista”, que escreveu “sem consultar seus superiores” e que já foi punido…

http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/148288/Banco-Central-vai-punir-o-Santander.htm

A DURA TAREFA DE SE OPOR AO QUE ESTÁ DANDO CERTO – ivemos uma situação no mínimo esdrúxula, em que legítimas manifestações por mais realizações do governo se veem confundidas com movimentos de direita, com amplo apoio na mídia, que quer reverter o que se conseguiu. Do lado da oposição positiva, vale a pena deixar as coisas mais claras. Por Ladislau Dowbor, para o Le Monde Diplomatique…

http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e&cod=14113

O banco dos BRICS – por Prabhat Patnaik – Em 15 de Julho último os cinco países BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – criaram formalmente um novo Banco de Desenvolvimento na cidade de Fortaleza, Brasil, o qual terá sede em Shangai e terá um indiano como seu primeiro presidente. O banco teria um capital base de US$50 bilhões para começar, com a contribuição dos cinco governos, e proporcionaria financiamento ao desenvolvimento a todos os governos para projectos de infraestrutura. A proposta dos BRICS também considera um Esquema de reservas para contingências (Contingency Reserve Arrangement, CRA) de US$100 bilhões, o qual concederá empréstimos a governos para que enfrentem problemas de balança pagamentos – mas esta disposição ainda está para arrancar…

http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=ee0f827fe45c91c956bacfd78d91d47b&cod=14082

Veja a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique:

https://oipa2.wordpress.com/2014/07/31/trabalhando-com-poesia-641

Abraços nos amigos beijos nas amigas e nos filhos, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma quinta feira abençoada por Deus, coberta de paz e protegida pelo Caçador de uma flecha só. Okearô Odé!!

Apio Vinagre Nascimento
e-mail 2: oipa@uol.com.br
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/apio.vinagre
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9196573284471271823
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio
Fones: (71) 8814-5332 / 9154-0168 / 9982-7223 / 8251-9282

Já és minha (Pablo Neruda)

Já és minha. Repousa com teu sonho em meu sonho.
Amor, dor, trabalhos, devem dormir agora.
Gira a noite sobra suas invisíveis rodas
e junto a mim és pura como âmbar dormido.
Nenhuma mais, amor, dormirá com meus sonhos.
Irás, iremos juntos pelas águas do tempo.
Nenhuma mais viajará pela sombra comigo,
só tu, sempre-viva, sempre sol, sempre lua.
Já tuas mãos abriram os punhos delicados
e deixaram cair suaves sinais sem rumo,
teus olhos se fecharam como duas asas cinzas.
Enquanto eu sigo a água que levas e me leva:
a noite, o mundo, o vento enovelam seu destino,
e já não sou sem ti senão apenas teu sonho.

O Vento na Ilha (Pablo Neruda)

Vento é um cavalo:
ouve como ele corre
pelo mar, pelo céu.
Quer me levar: escuta
como ele corre o mundo
para levar-me longe.
Esconde-me em teus braços
por esta noite erma,
enquanto a chuva rompe
contra o mar e a terra
sua boca inumerável.
Escuta como o vento
me chama galopando
para levar-me longe.
Como tua fronte na minha,
tua boca em minha boca,
atados nossos corpos
ao amor que nos queima,
deixa que o vento passe
sem que possa levar-me.
Deixa que o vento corra
coroado de espuma,
que me chame e me busque
galopando na sombra,
enquanto eu, protegido
sob teus grandes olhos,
por esta noite só
descansarei, meu amor.

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s