Trabalhando com Poesia

“… Quantos anos já vividos, revividos, simplesmente por viver? Quantos erros cometidos tantas vezes, repetidos por nós dois? quantas lágrimas sentidas e choradas, quase sempre às escondidas, pra nenhum dos dois saber? Quantas dúvidas deixadas no momento, pra se resolver depois? Quantas vezes nós fingimos alegria, sem o coração sorrir? Quantas vezes nós deitamos lado, tão somente pra dormir?… Quantas frases foram ditas com palavras, desgastadas pelo tempo, por não ter o que dizer? Quantas vezes nós dissemos eu te amo, pra tentar sobreviver?… Aparências, nada mais, sustentaram nossas vidas, que apesar de mal vividas têm ainda uma esperança de poder viver… Quem sabe resbuscando essas mentiras, e vendo onde a verdade se escondeu, se encontre ainda alguma chance de juntar, você, o amor e eu… Aparências, nada mais, sustentaram nossas vidas, que apesar de mal vividas têm ainda uma esperança de poder viver… Quem sabe resbuscando essas mentiras, e vendo onde a verdade se escondeu, se encontre ainda alguma chance de juntar, você, o amor e eu…” (Belchior – Aparências – Comp.: Cury – Fatha)

https://www.youtube.com/watch?v=su9q7nnJZqQ      

 

“… Os filhos de Bob Dylan, clientes da Coca-cola, os que fugimos da escola, voltamos todos pra casa, um queria mandar brasa; outro ser pedra que rola… Daí o money entra em cena e arrasa, e adeus, caras bons de bola!… Mamãe! como pôde acontecer? Ah! meu coração-lobo mau não aguenta!… E andarmos apressados, deu em chegar atrasados, ao fim dos anos cinquenta!… Meu pai não aprova o que eu faço. Tampouco eu aprovo o filho que ele fez… Sem sangue nas veias, com nervos de aço, rejeito o abraço que me dá por mês Meu pai não aprova o que eu faço. Tampouco eu aprovo o filho que ele fez… Sem sangue nas veias, com nervos de aço, rejeito o abraço que me dá por mês” (Belchior – Lira dos vinte anos – Comp.: Belchior/Francisco Casaverde)

https://www.youtube.com/watch?v=TV-Wvj1B_NI

  

“… Quando eu estou sob as luzes, não tenho medo de nada, e a face oculta da lua, que era minha, aparece iluminada… Sou o que escondo, sendo uma mulher, igual a tua namorada, mas o que vês, quando mostro estrela de grandeza inesperada… Musa, deusa, mulher, cantora e bailarina, a força masculina atrai, não é só ilusão… A mais que a história fez e faz, o homem se destina, a ser maior que Deus, por ser filho de Adão… Anjo, herói, prometeu, poeta e dançarino, a glória feminina existe e não se fez em vão… E se destina a vir ao gozo, a mais do que imagina, o louco que pensou a vida sem paixão… Musa, deusa, mulher, cantora e bailarina, a força masculina atrai, não é só ilusão… A mais que a história fez e faz, o homem se destina, a ser maior que Deus, por ser filho de Adão… Anjo, herói, prometeu, poeta e dançarino, a glória feminina existe e não se fez em vão… E se destina a vir ao gozo, a mais do que imagina, o louco que pensou a vida sem paixão…” (Belchior – De primeira grandeza – Comp.: Belchior)

https://www.youtube.com/watch?v=HXo1HQQy3Jg

 

“Não sinta medo, para não atrair críticas. Se tem certa maneira de comportar-se que sabe que está certa, mas os outros julgam errada, não tenha medo. Se tiver, atrairá uma onda de críticas e maledicências. Se não tiver medo, ninguém terá coragem de falar de você. O medo irradia forças negativas, que atraem críticas. Se você não teme, paralisa a crítica nos outros, que se sentem tolhidos e dominados por sua força mental positiva.” (Minutos de Sabedoria Pg. 166)

 

Bom dia pessoal,

Dialogava ontem com uma amiga das redes sociais, especificamente do WhatsApp sobre nosso comportamento em relação à política, conversa iniciada a partir de uma infeliz postagem que envolvem dois parlamentares baianos de concepção evangélica. Reproduzo para os leitores (as) do “Trabalhando com Poesia”:

“Bom dia. Concordo com a total inadequação da postagem do colega. Não acho que essa discussão Seja religiosa, tampouco de ligação com Deus ou com o Demônio. Não me sinto traído por Eron, Lázaro ou nenhum dos golpistas baianos. Eles sempre estiveram a serviço da Casa Grande e dos feitores do povo negro e pobre da Bahia e do Brasil. Estão a serviço de Edir Macedo e seu projeto de poder. Defendem o mesmo que fulano de tal, que, portanto, nada mais poderia fazer senão defender seus votos no congresso. Em 64 muitos dos nossos (povão), também defendiam o golpe militar. Alguns de hoje também pregam a volta deles. Logo, nada a nós assombrar. Vamos em frente. Ao nos desqualificar no debate político, ao rebaixar o nível do debate, em que efetivamente contribuímos para uma política melhor? para governantes melhores, para uma Câmara de Vereadores melhor? mais zelosa do seu dever legal? Sinceramente, em nada. Só pioramos!

Governantes se elegem por partidos, mas devem governar para todos. O problema é que para algumas pessoas governar bem é viabilizar para si posições de ocupação de espaço nos governos. Esse tipo de comportamento só acaba com povo conscientizado, Com uma gestão educacional libertadora e não convencional. Não adianta ensinar as pessoas a serem letradas apenas. Aprender a interpretar as entrelinhas dos comportamentos é fundamental. Que credibilidade merece alguém que num determinado momento exaltava um projeto como sendo seu também e algum tempo depois, a partir das benesses que recebe ou espera receber dos antagonistas de seu antigo parceiro muda da água para o óleo? Em que momento falava a verdade? Antes? Agora? Ou em nenhum momento?

Me lembro de uma figura que em 2000 aliada ao candidato que venceu a eleição dizia aos quatro cantos que tinha nojo do PT. Na época disputamos as eleições com a coligação do PC do B. Quatro anos mais tarde essa figura integrou a nossa coligação e o nosso governo e foi, apesar de diversas posições contrárias a seu jeito de lidar com as pessoas, uma das melhores figuras da gestão. Mas, e o nojo? Acabou? Ou foi sublimado por ser inferior à ânsia de ocupar os espaços de poder? Por que nós não mudamos. Continuamos a ser o PT que essa figura dizia repudiar.”

Pois bem meus amigos e amigas. Independente do que defendemos, a coerência dos nossos atos é sempre fundamental, pois é dela que depende o respeito ou não a que estamos sujeitos na leitura da sociedade, aspecto importante e fundamental para quem vive na política e não na politicagem!

A presidenta Dilma Rousseff acaba de chegar na cerimônia de entrega do programa Minha Casa Minha Vida, em Salvador (BA), onde serão entregues 2.800 unidades habitacionais dos condomínios Residencial Coração de Maria (1.800) e Lagoa da Paixão (1.000). Antes de subir ao palco, a presidenta recebeu um abraço coletivo de dezenas de mulheres. Houve muita emoção durante a homenagem. O Minha Casa Minha Vida já beneficiou 10,5 milhões de pessoas, com a entrega de 2,6 milhões de unidades habitacionais.

Simultaneamente, a presidenta realiza nesta terça-feira (26) o sonho da casa própria de outas 2.493 famílias em Caucaia (CE), Santa Maria (RS), Pirassununga e São Carlos (SP). A emoção tomou conta dos beneficiários. A diarista Adriana de Moreira de Lima lembrou a perda de sua casa, que caiu, e festejou o fim da obrigação de pagar aluguel.

“Foi muito difícil, mas agora eu estou muito feliz pela conquista. Aqui vai ser bem melhor pros meus filhos crescerem”.

Já a ajudante de serviços gerais Lucileide Santos só pensa no benefício que a nova casa trará para seus filhos. Para ela, a vida da família vai melhorar muito. “O apartamento é lindo. É uma alegria muito grande”.

A nova casa chegou na hora certa para Jucelina Gomes da Silva. Desempregada, recordou do tempo em que não imaginava que um dia conseguiria realizar o sonho.

“Muito honrada. Durante muito tempo era um sonho, minha vida sempre foi uma luta, e agradeço ao programa porque eu tenho agora essa oportunidade.”

Eliane Silva, doméstica, também festejou o Minha Casa Minha Vida.

“Estou muito feliz. Vou poder guardar um pouco do dinheiro que vou economizar no aluguel. Meu aluguel era de R$ 400 e agora vou pagar só R$ 40 na prestação”.

Fonte: http://blog.planalto.gov.br/dilma-ganha-abracaco-ao-chegar-a-salvador-para-entregar-2800-casas-do-minha-casa-minha-vida/

Em nossa sugestão de leitura para o “Trabalhando com Poesia” de hoje textos do Blog Diário do Centro do Mundo. Vale a pena conferir:

O casal que desmascarou o golpe e a Globo perante o mundo. Por Paulo NogueiraSe você é esperto, tem habilidades e possui os meios, você deve foder os poderosos. A frase acima como que resume o jornalista americano Glenn Greenwald, 49 anos. Ele a pronunciou no curso de uma entrevista que concedeu à revista americana The Advocate, dedicada à comunidade gay. Greenwald foi capa da revista, mas não foi apenas ele o objeto do texto. Também seu parceiro, o ativista brasileiro David Miranda, mereceu um amplo espaço da Advocate. O casal acaba de fazer história no jornalismo brasileiro. Ambos foram decisivos em mostrar ao mundo que, sim, é um golpe. Não bastasse isso, expuseram para audiências internacionais a “mídia plutocrática” – expressão deles mesmos – como jamais ocorrera antes…

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-casal-que-desmascarou-o-golpe-e-a-globo-perante-o-mundo-por-paulo-nogueira/

 

Como foi o abraçaço em Salvador. Por Nathali Macedo – Inspiradas pelo abraçaço em Brasília, as mulheres baianas e soteropolitanas foram hoje ao cerimonial de entrega de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida prestar solidariedade à presidenta. Cinco ônibus lotados de mulheres com cartazes, rosas e balões em formato de coração aguardavam Dilma. Ela chegou sorridente e fez questão de receber cada flor e cada abraço. Não havia em sua expressão nenhum traço de necessidade ou obrigação, nenhum daqueles sorrisos amarelos que políticos populistas dirigem aos seus eleitores. Tudo o que havia era um semblante de tranquilidade e carinho pelas suas semelhantes…

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-abracaco-em-salvador-por-nathali-macedo/

 

O que é mais acintoso: as fotos de Milena ou a liberdade de Eduardo Cunha? Por Nathali Macedo – O assunto da vez é o ensaio da modelo Milena Santos, que posou para fotos sensuais no gabinete de seu marido, o economista e Ministro do Turismo recém-empossado Alessandro Golombiewski Teixeira. A indignação na internet, é claro, foi geral. Algumas pessoas estão tão indignadas que sou capaz de acreditar que não viram outras vezes o corpo nu de Milena — que, como ex Miss-Bumbum, já posou inúmeras vezes para ensaios sensuais, naturalmente…

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-que-tenho-a-dizer-sobre-milena-santos-a-esposa-do-ministro-do-turismo-por-nathali-macedo/

 

A “ficha suja” dos senadores é garantia de sucesso no show do golpe. Por Mauro Donato – Dos 511 deputados presentes na votação que deu andamento ao pedido de impeachment de Dilma Rousseff, apenas 34 estavam lá pelas próprias pernas. Melhor dizendo, pelos próprios votos. Todos os demais (inacreditáveis 477), não tiveram votos suficientes para se elegerem. Chegaram lá a reboque graças ao quociente eleitoral. Explicando rapidamente o quociente eleitoral: imagine que um estado tenha dois milhões de votos válidos e vinte vagas na Câmara. Dividindo um pelo outro, seu quociente eleitoral será de 100 mil, que é o número de votos que cada partido ou coligação precisaria para eleger um deputado. Continuemos no campo da suposição e digamos que um deputado obteve 400 mil votos. Ele levará consigo outros três deputados de seu partido que não tinham alcançado a quantidade mínima…

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-ficha-suja-dos-senadores-e-garantia-de-sucesso-no-show-do-golpe-por-mauro-donato/

 

Como Eduardo Cunha tem conseguido se salvar – Réu num processo por corrupção e lavagem de dinheiro, alvo de seis inquéritos e de um pedido de afastamento protocolado pela Procuradoria-Geral da República, além de um processo por quebra de decoro no conselho de ética, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem demonstrando uma espantosa capacidade para se manter agarrado ao cargo – graças a uma mistura de manobras regimentais, solidariedade de aliados e indecisão do Judiciário. Esse caldo é perceptível particularmente no processo por quebra de decoro que se arrasta no conselho de ética da Câmara. A ação já atingiu uma marca histórica: é a mais demorada desde a criação do colegiado, em 2001, tendo superado 170 dias corridos sem que seja possível prever a data do seu desfecho…

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-eduardo-cunha-tem-conseguido-se-salvar/

 

O estranho caso do desaparecimento de Moro e do casal que xingou José de Abreu. Por Kiko Nogueira – O desaparecimento recente de três brasileiros está causando espécie na comunidade científica nacional. Vejamos, primeiro, o caso de Sergio Moro, herói do Brasil, responsável por acabar com 747 anos de corrupção. Desde que a Câmara aprovou o impeachment numa das sessões mais bonitas na história da democracia ocidental, Moro sumiu. Junto com ele, foram-se os vazamentos de escândalos na imprensa. A última vez que se ouviu falar do juiz foi na coluna de Fausto Macedo no Estadão, num autovazamento temeriano…

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-estranho-caso-do-desaparecimento-de-moro-e-do-casal-que-xingou-jose-de-abreu-por-kiko-nogueira/

 

Veja a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique:

https://oipa2.wordpress.com/2016/04/27/trabalhando-com-poesia-705

Abraços nos amigos beijos nas amigas e nos filhos, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina.  Uma quarta-feira abençoada por Deus e repleta da força da rainha dos ventos e trovões. Eparrey Oyá.

 

Apio Vinagre Nascimento

e-mail: apiovinagre.adv@gmail.com

e-mail 1: apio.vinagre @pedraevinagre.adv.br

e-mail 2: oipa2@hotmail.com
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
site: http://www.pedraevinagre.adv.br
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/apio.vinagre
Flickr:
http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Skype: a_vinagre1
Youtube:
http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio 
Fones: (71) 98814-5332 / 99154-0168 / 99982-7223 / 98214-0894


Quando tornar a vir a Primavera – Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa

Quando tornar a vir a Primavera
Talvez já não me encontre no mundo.
Gostava agora de poder julgar que a Primavera é gente
Para poder supor que ela choraria,
Vendo que perdera o seu único amigo.
Mas a Primavera nem sequer é uma cousa:
É uma maneira de dizer.
Nem mesmo as flores tornam, ou as folhas verdes.
Há novas flores, novas folhas verdes.
Há outros dias suaves.
Nada torna, nada se repete, porque tudo é real.

https://www.youtube.com/watch?v=rdPDMRVidAQ

 

Se quiserem que eu tenha um misticismo – Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa

Se quiserem que eu tenha um misticismo, está bem, tenho-o.
Sou místico, mas só com o corpo.
A minha alma é simples e não pensa.

O meu misticismo é não querer saber.
É viver e não pensar nisso.

Não sei o que é a Natureza: canto-a.
Vivo no cimo dum outeiro
Numa casa caiada e sozinha,
E essa é a minha definição.

https://www.youtube.com/watch?v=1yZ-5W0L5oA

 

Sou um guardador de rebanhos – Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa

Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.

Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.

Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto.
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,

Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.

https://www.youtube.com/watch?v=Q-yBxgUMhyE

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros, Notícias e política e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s