Trabalhando com Poesia

“… Eu quero ficar perto, de tudo que acho certo, até o dia em que eu mudar de opinião… A minha experiência, meu pacto com a ciência, meu conhecimento, é minha distração… Coisas que eu sei, eu adivinho sem ninguém ter me contado… Coisas que eu sei, o meu rádio relógio mostra o tempo errado, aperte o Play… Eu gosto do meu quarto, do meu desarrumado, ninguém sabe mexer na minha confusão… É o meu ponto de vista, não aceito turistas, meu mundo tá fechado pra visitação… Coisas que eu sei, o medo mora perto das ideias loucas… Coisas que eu sei, se eu for, eu vou assim, não vou trocar de roupa, é minha lei… Eu corto os meus dobrados, acerto os meus pecados, ninguém pergunta mais, depois que eu já paguei… Eu vejo o filme em pausas, eu imagino casas, depois eu já nem lembro, do que eu desenhei… Coisas que eu sei, não guardo mais agendas, no meu celular… Coisas que eu sei, eu compro aparelhos, que eu não sei usar, eu já comprei… As vezes dá preguiça, na areia movediça, quanto mais eu mexo, mais afundo em mim… Eu moro num cenário, do lado imaginário, eu entro e saio sempre, quando estou a fim… Coisas que eu sei, as noites ficam claras no raiar do dia… Coisas que eu sei, são coisas que antes, eu somente não sabia… Coisas que eu sei, as noites ficam claras, no raiar do dia… Coisas que eu sei, são coisas que antes, eu somente não sabia… Agora eu sei… Coisas que eu sei… Agora eu sei… Coisas que eu sei… Agora eu sei…” (Jorge Vercillo & Dudu Falcão– Coisas que eu sei – Comp.: Dudu Falcão)

“… Bem daqui onde estou, já não dá pra voltar, nas alturas do amor, onde você chegar, lá eu vou… E o que mais a fazer, a não ser me entregar? A não ser não temer, o abismo em seu olhar, ou é mar? Ah, ah, ah… No seu olhar… Ah, ah, ah… Não há precipícios, na vertigem do amor, só descobre isso, quem se jogou… Não sou eu que me faço voar, o amor é que me voa… E atravessa o vazio entre nós, pra te dar a mão… Não sou eu que me faço voar, o alto é que me voa, meu amor é um passo de fé, no abismo em seu olhar… Ah, ah, ah… No seu olhar… Ah, ah, ah… Me vejo andar no ar, lá no abismo lindo, no seu olhar… Não há precipícios, na vertigem do amor, só descobre isso, quem se jogou… Ah, ah, ah… No seu olhar… Ah, ah, ah… Me vejo andar no ar, lá no abismo lindo, no seu olhar… Ah, ah, ah… No seu olhar… Ah, ah, ah… Me vejo andar no ar, lá no abismo lindo, no seu olhar…” (Jorge Vercillo & Ana Carolina– Abismo – Comp.: Jorge Vercillo & Ana Carolina)

“… Um dia frio, um bom lugar prá ler um livro, e o pensamento lá em você, eu sem você não vivo… Um dia triste, toda fragilidade incide, e o pensamento lá em você, e tudo me divide… Um dia frio, um bom lugar prá ler um livro, e o pensamento lá em você, eu sem você não vivo… Um dia triste, toda fragilidade incide, e o pensamento lá em você, e tudo me divide… Longe da felicidade e todas as suas luzes, te desejo como ao ar, mais que tudo, és manhã na natureza das flores… Mesmo por toda riqueza dos sheiks árabes, não te esquecerei um dia, nem um dia, espero com a força do pensamento, recriar a luz que me trará você… E tudo nascerá mais belo, o verde faz do azul com o amarelo, o elo com todas as cores, pra enfeitar amores gris… E tudo nascerá mais belo, o verde faz do azul com o amarelo, o elo com todas as cores, pra enfeitar amores gris… Oh minha honey baby, baby, honey baby… E tudo nascerá mais belo, o verde faz do azul com o amarelo, o elo com todas as cores, pra enfeitar amores gris… Oh minha honey baby, baby honey baby ihhihhohhh!!!… Ando tao a flor da pele que qualquer beijo de novela me faz chorar… Ando tao a flor da pele que teu olhar flor na janela me faz morrer… Ando tao a flor da pele que meu desejo se confunde com a vontade de nem sei… Ando tao a flor da pele que minha pele tem o fogo do juizo final… Baby,baby honey baby ihhhououhhh… Um dia frio, um bom lugar prá ler um livro, e o pensamento lá em você, eu sem você não vivo… Um dia triste, toda fragilidade incide, e o pensamento lá em você, e tudo me divide…”( Jorge Vercillo – Nem um dia – Comp.: Djavan – Música incidental – Flor da Pele – Zeca Baleiro)

 

 

“… Eu queria não sentir essa saudade, que me faz perder o sono e querer mais, mais, mais… Eu queria segurança e liberdade, mas agora só contigo eu fico em paz, paz, paz… É a mente que anuncia, quando o coração nos trai, abre as asas, alça voo, voa, vai, vai, vai… Minha alma se liberta, cada vez que eu penso em ti, vai no fundo, da saudade e me traz, traz, traz, esses olhos que eu não esqueço nunca mais… Penso em ti. Se eu for lembrar de mim, eu vou pensar em ti… Penso em ti. A cada pôr do sol, que eu vivo sem poder te ver… Penso em ti. É só deitar na cama e a chama clama-te, penso em ti, até querendo te esquecer… Eu queria não sentir essa saudade, que me faz perder o sono e querer mais, mais, mais… Eu queria segurança e liberdade, mas agora só contigo eu fico em paz, paz, paz… É a mente que anuncia, quando o coração nos trai, abre as asas, alça voo, voa, vai, vai, vai… Minha alma se liberta, cada vez que eu penso em ti, vai no fundo, da saudade e me traz, traz, traz, esses olhos que eu não esqueço nunca mais… Penso em ti. No dia a dia, no meio da rua eu penso em ti… Penso em ti. Na correria de Copacabana, mesmo ali… Penso em ti. Passando pela tua esquina eu penso em ti… Penso em ti. Andando pela praia as ondas vão bater em mim… Penso em ti. É só pegar o violão e eu penso em ti… Penso em ti. E quando você dorme… Penso em ti. Se eu for lembrar de mim eu vou pensar em ti… Penso em ti. A cada pôr do sol que eu vivo sem poder te ver…” (Jorge Vercillo – Penso em ti – Comp.: Jorge Vercilo)

 

 

Curta mais um pouco de Jorge Vercillo:

 

Luar de sol (DVD completo)

Melhores músicas de Jorge Vercillo

 

 

Jorge Vercillo DVD ao vivo Completo)

 

Jorge Vercillo – Leve (DVD Completo)

 

“Mantenha seu bom humor em todas as circunstâncias. E procure manter vivo o bom humor de todos os que o cercam na vida. A alegria é um medicamento divino. A tristeza, ao contrário, nos mergulha num oceano de lama, que salpica e suja aos que de nós se aproximam. Mesmo entre sofrimentos e dores, busque ser alegre, porque a alegria é o melhor remédio para nos dar felicidade.” (Minutos de Sabedoria Pg. 203)

 

Boa noite pessoal,

E o Governo ilegítimo do Temerário segue sua saga. Após a queda de mais um Ministro, desta vez o já famoso Henrique Eduardo Alves, chegou a vez da PGR lançar seus holofotes para Mendonça Filho. Segundo o site G1, Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) no começo deste ano e tornado público no sistema da Corte nesta sexta-feira (17), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, aponta suspeitas de pagamento de propina de R$ 100 mil, em 2014, para a campanha à reeleição do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), para a Câmara dos Deputados.

Os dados constam de inquérito aberto contra o ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social Edinho Silva (PT), que teve o processo remetido para a Justiça Federal do Paraná depois que deixou o governo federal e perdeu o foro privilegiado. Em meio à investigação do petista, foi identificada uma mensagem no celular do ex-diretor financeiro da construtora UTC Walmir Pinheiro Santana, um dos delatores da Lava Jato, que fazia menção a Mendonça Filho.

Veja mais em http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/06/ministro-da-educacao-e-investigado-no-stf-por-suspeita-de-receber-propina.html

Algumas perguntas são inevitáveis nesse momento: Quem será o próximo? Quando o Temerário vai vazar? Que dia é que ela volta?

Em nossa sugestão de leitura para o “Trabalhando com Poesia” de hoje, textos do site Brasil 247. Vale a pena conferir:

Lava Jato admite não ter indícios para prender Lula – Procuradores que atuam na Operação Lava Jato em Curitiba têm convicção de que os casos contra o ex-presidente Lula não têm indícios suficientes para justificar sua prisão; opinião tem se cristalizado a partir das investigações já realizadas pela Polícia Federal e também da denúncia feita contra Lula pelo Ministério Público de São Paulo; os procuradores admitem que Lula não chegou a intimidar testemunhas ou mover dinheiro no exterior, nem tentou eliminar provas, como ocorreu com outros réus da Lava Jato; principal esperança seria a nomeação como ministro da Casa Civil como meio de “proteção”, mas o pilar da ação, o diálogo gravado entre Lula e Dilma, foi invalidado pelo Supremo Tribunal Federal, o que fere mortalmente o argumento de que Lula interferiu na Lava Jato. Procuradores da República que atuam na Operação Lava Jato em Curitiba já estão convictos de que os episódios que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não têm indícios suficientes para justificar a sua prisão

http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/238868/Lava-Jato-admite-n%C3%A3o-ter-ind%C3%ADcios-para-prender-Lula.htm

 

Dilma diz que não pretende negociar pacto sem retomar mandato – Em visita ao Recife, a presidente disse que não pretende negociar um pacto nacional ou antecipação de novas eleições sem que retome o mandato presidencial; “Não haverá hipótese, em nenhum momento, de aceitarmos, sem o retorno da presidenta eleita por 54,5 milhões de votos ao governo, discutir qualquer pacto. Não há pacto possível com governo ilegítimo, governo que é provisório”, afirmou; declarações foram feitas em entrevista depois de participar de um ato fechado na UFPE; questionada sobre as negociações no Senado para tentar evitar o impeachment, apenas afirmou: “estamos dialogando”. Em visita ao Recife, a presidenta afastada Dilma Rousseff disse hoje (17) que não pretende negociar um pacto nacional ou antecipação de novas eleições sem que retome o mandato presidencial. “Não haverá hipótese, em nenhum momento, de aceitarmos, sem o retorno da presidenta eleita por 54,5 milhões de votos ao governo, discutir qualquer pacto. Não há pacto possível com governo ilegítimo, governo que é provisório”, afirmou Dilma, ao ser questionada pela Agência Brasil sobre qual estratégia usada para conquistar mais votos de senadores contrários ao impeachment...

http://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/238942/Dilma-diz-que-n%C3%A3o-pretende-negociar-pacto-sem-retomar-mandato.htm

 

Machado: Golpe pró-Temer foi parte do Pacto Caxias – Ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse à Procuradoria-geral da República que políticos do PMDB e do PSDB articularam o “Pacto Caxias” para tirar Dilma Rousseff da Presidência e para barrar a Lava Jato; os tucanos possuem três ministérios no governo interino, incluindo o da Justiça, responsável, dentre outros, pela Polícia Federal; eles se referiam a Duque de Caxias, patrono do Exército conhecido como Pacificador, por ter acabado com a instabilidade política com as revoltas regionais durante o Império; segundo Machado, o próprio senador Romero Jucá – que caiu do Ministério do Planejamento – teria lhe confidenciado “sobre tratativas com o PSDB nesse sentido facilitadas pelo receio de todos os políticos com as implicações da Operação Lava Jato”. O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse à Procuradoria-geral da República que políticos do PMDB e do PSDB articularam o “Pacto Caxias”, pró-governo Temer, para barrar a Lava Jato. Eles se referiam a Duque de Caxias, patrono do Exército conhecido como Pacificador, por ter acabado com a instabilidade política com as revoltas regionais durante o Império

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/238792/Machado-Golpe-pr%C3%B3-Temer-foi-parte-do-Pacto-Caxias.htm

 

Decreto de calamidade do Rio foi combinado com Temer – A decisão do governo do Rio de Janeiro de decretar estado de calamidade pública teve o aval do presidente interino Michel Temer; na véspera de o governo do Estado emitir o decreto, o governador Francisco Dornelles (PP) e o prefeito da capital Eduardo Paes (PMDB) foram a Brasília comunicar o presidente em exercício, Michel Temer, da medida de exceção; Temer os recebeu na noite desta quinta (16) no Palácio do Jaburu; com a medida, o governo federal repassará R$ 2,9 bilhões para o Estado, para conclusão da linha 4 do metrô, pagamento de horas extras de policiais e ainda para manter em dia os salários dos servidores até os Jogos Olímpicos. A decisão do governo do Rio de Janeiro de decretar estado de calamidade pública teve o aval do presidente interino Michel Temer. Na véspera de o governo do Estado decretar estado de calamidade pública, o governador Francisco Dornelles (PP) e o prefeito da capital Eduardo Paes (PMDB) foram a Brasília comunicar o presidente em exercício, Michel Temer, da medida de exceção. Temer os recebeu na noite desta quinta (16) no Palácio do Jaburu

http://www.brasil247.com/pt/247/rio247/238958/Decreto-de-calamidade-do-Rio-foi-combinado-com-Temer.htm

 

Conta secreta na Suíça derrubou ministro do Turismo – A Operação Lava Jato encontrou uma conta na Suíça do ex-ministro da Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB-RR); os investigadores já encontraram um extrato da conta bancária da qual ele é beneficiário e suspeitam que ela era usada para recebimento de propina no exterior; ao tomar conhecimento do fato, ele comunicou ao Palácio do Planalto e decidiu sair do ministério; ontem, ele deixou o governo interino de Michel Temer (PMDB)…

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/238956/Conta-secreta-na-Su%C3%AD%C3%A7a-derrubou-ministro-do-Turismo.htm

 

Janot vê indício de propina de R$ 100 mil para Mendonça Filho – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, aponta, em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal e que se tornou público nesta sexta (17), suspeitas de pagamento de propina de R$ 100 mil, em 2014, para a campanha à reeleição do ministro interino da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), para a Câmara; Em meio à investigação sobre Edinho Silva, foi identificada uma mensagem no celular do ex-diretor financeiro da construtora UTC Walmir Pinheiro Santana, um dos delatores da Lava Jato, que fazia menção a Mendonça Filho; Janot observou que a UTC fez uma doação de R$ 100 mil ao diretório nacional do DEM em 5 de setembro de 2014 e outra, de igual valor, em 5 de agosto de 2014; Mendonça declarou que não recebeu doação da UTC na campanha. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, aponta, em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal e que se tornou público nesta sexta-feira (17), suspeitas de pagamento de propina de R$ 100 mil, em 2014, para a campanha à reeleição do ministro interino da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), para a Câmara

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/238979/Janot-v%C3%AA-ind%C3%ADcio-de-propina-de-R$-100-mil-para-Mendon%C3%A7a-Filho.htm

 

‘Todo dia nos perguntamos: quem vai cair hoje?’ – Em discurso na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, onde foi recebida com flores, a presidente eleita Dilma Rousseff disse que se pergunta todos os dias, quando acorda, quem do governo vai cair; “Todo dia nós acordamos e nos perguntamos: quem vai cair hoje?”, alfinetou, em uma crítica ao governo interino de Michel Temer, do qual três ministros já deixaram o cargo em 36 dias por denúncias de corrupção; ela voltou a dizer que o processo de impeachment foi uma “conspiração” para tentar barrar a Lava Jato e que as razões têm ficado cada vez mais claras; “Nunca achei que voltaria a lutar contra o golpe e a favor da democracia”, afirmou. A presidente eleita Dilma Rousseff foi recebida com flores por uma multidão na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, onde fez nesta sexta-feira 17 sua última parada de um giro pelo Nordeste, depois de ter passado pela Paraíba e pela Bahia. Em discurso no evento, Dilma disse que se pergunta todos os dias, quando acorda, quem do governo interino irá cair. “Todo dia nós acordamos e nos perguntamos: quem vai cair hoje?”, alfinetou…

http://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/238907/%E2%80%98Todo-dia-nos-perguntamos-quem-vai-cair-hoje%E2%80%99.htm

 

Usina de propinas enterrou o governo usurpador – Sérgio Machado, tucano por quase dez anos [foi deputado federal e senador pelo PSDB] e peemedebista nos últimos quinze anos, denunciou nominalmente mais de 20 caciques políticos do PMDB, PSDB, DEM e PP, partidos que historicamente se beneficiam de esquemas de propinas e corrupção montados na Petrobrás. Ele revelou em detalhes os valores roubados entre 2003 e 2014 – que, atualizados, devem ultrapassar a casa dos R$ 300 milhões. E revelou, também detalhadamente, as circunstâncias de distribuição de dinheiro e o modo preferido de cada político para receber a propina – se diretamente, através de prepostos, de intermediários, disfarçado em contribuição eleitoral etc…

 

http://www.brasil247.com/pt/colunistas/jefersonmiola/238866/Usina-de-propinas-enterrou-o-governo-usurpador.htm

 

Temer não paga reajuste do Bolsa Família concedido por Dilma – O presidente interino Michel Temer não pagou o reajuste de 9% previsto para este mês aos beneficiários do Bolsa Família; o anúncio do reajuste foi feito pela presidente eleita Dilma Rousseff no ato de dia 1º de maio, em SP; o aumento elevou o benefício médio para R$ 176; quando anunciou a medida, Dilma explicou que a proposta estava prevista na proposta de orçamento enviada para o Congresso, em 2015; em Recife, nesta sexta (17), ela disse que se trata de “mesquinharia”; “Não pagaram o reajuste do Bolsa Família, de 9%, que nós tínhamos deixado os recursos e aprovado direitinho, todas as condições para ser pago. Aí vocês vejam, quanto custa isso? Custa menos de R$ 1 bilhão, mas ao mesmo tempo vão e aumentam o deficit e dão aumento para todos que lhe interessam. É esse o governo da desigualdade, da mesquinharia com o povo pobre desse país”, disse; o governo interino disse que está estudando o projeto de reajuste, mas não deu prazo para conclusão. O presidente interino Michel Temer não concedeu o reajuste de 9% previsto para este mês aos beneficiários do programa Bolsa Família. A informação foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, responsável pela gestão do programa, que atende 13,9 milhões de famílias no país…

 

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/238971/Temer-n%C3%A3o-paga-reajuste-do-Bolsa-Fam%C3%ADlia-concedido-por-Dilma.htm

 

 

Veja a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique:

 

https://oipa2.wordpress.com/2016/06/17/trabalhando-com-poesia-741
Abraços nos amigos beijos nas amigas e nos filhos, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina.  Uma sexta-feira de caminhos abertos a nossa frente e coberta pela paz do Alá de Oxalá! Bom fim de semana. Até segunda.

 

Apio Vinagre Nascimento

e-mail: apiovinagre.adv@gmail.com

e-mail 1: apio.vinagre @pedraevinagre.adv.br

e-mail 2: oipa2@hotmail.com
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
site: http://www.pedraevinagre.adv.br
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/apio.vinagre
Flickr:
http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Skype: a_vinagre1
Youtube:
http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio 
Fones: (71) 98814-5332 / 99154-0168 / 99982-7223 / 98214-0894

 

Lilith Balangandã Elisa Lucinda

Ponho o lenço do pescoço na cabeça
Molho os cabelos com calma
uma mulher é uma espécie de alma com enfeite
Chega diante do espelho
adorna-se como uma árvore de natal
nem é natal
mas ela vai dar bola
Às vezes não varre o quintal
mas pinta as maçãs
blushes ruges
Às vezes não costura
mas realça cortinas
cílios rímel lápis
Às vezes não conserta as portas
mas pinta as bordas das janelas
pálpebras delineador sombra
Mulher é uma Eva encantada
de espalhar-se por fora
em paraíso
batom cintura tesão juízo
pulseiras brincos balangandãs
são seus sonhos de fachada
que repetem de dentro
que rondam a porta da casa
Invento de princesa

Durante todas as primaveras
um cardume de cinderelas
ainda insiste dentro dela.

 

AVISO DA LUA QUE MENSTRUA Elisa Lucinda

 

Moço, cuidado com ela!

Há que se ter cautela com esta gente que menstrua…

Imagine uma cachoeira às avessas:

cada ato que faz, o corpo confessa.

Cuidado, moço

às vezes parece erva, parece hera

cuidado com essa gente que gera

essa gente que se metamorfoseia

metade legível, metade sereia.

Barriga cresce, explode humanidades

e ainda volta pro lugar que é o mesmo lugar

mas é outro lugar, aí é que está:

cada palavra dita, antes de dizer, homem, reflita..

Sua boca maldita não sabe que cada palavra é ingrediente

que vai cair no mesmo planeta panela.

Cuidado com cada letra que manda pra ela!

Tá acostumada a viver por dentro,

transforma fato em elemento

a tudo refoga, ferve, frita

ainda sangra tudo no próximo mês.

Cuidado moço, quando cê pensa que escapou

é que chegou a sua vez!

Porque sou muito sua amiga

é que tô falando na “vera”

conheço cada uma, além de ser uma delas.

Você que saiu da fresta dela

delicada força quando voltar a ela.

Não vá sem ser convidado

ou sem os devidos cortejos..

Às vezes pela ponte de um beijo

já se alcança a “cidade secreta”

a Atlântida perdida.

Outras vezes várias metidas e mais se afasta dela.

Cuidado, moço, por você ter uma cobra entre as pernas

cai na condição de ser displicente

diante da própria serpente

Ela é uma cobra de avental

Não despreze a meditação doméstica

É da poeira do cotidiano

que a mulher extrai filosofando

cozinhando, costurando e você chega com a mão no bolso

julgando a arte do almoço: Eca!…

Você que não sabe onde está sua cueca?

Ah, meu cão desejado

tão preocupado em rosnar, ladrar e latir

então esquece de morder devagar

esquece de saber curtir, dividir.

E aí quando quer agredir

chama de vaca e galinha.

São duas dignas vizinhas do mundo daqui!

O que você tem pra falar de vaca?

O que você tem eu vou dizer e não se queixe:

VACA é sua mãe. De leite.

Vaca e galinha…

ora, não ofende. Enaltece, elogia:

comparando rainha com rainha

óvulo, ovo e leite

pensando que está agredindo

que tá falando palavrão imundo.

Tá, não, homem.

Tá citando o princípio do mundo!

 

 

PENETRAÇÃO DO POEMA DAS SETE FACES Elisa Lucinda

(A Carlos Drumond de Andrade)

 

Ele entrou em mim sem cerimônias
Meu amigo seu poema em mim se estabeleceu
Na primeira fala eu já falava como se fosse meu
O poema só existe quando pode ser do outro
Quando cabe na vida do outro
Sem serventia não há poesia não há poeta não há nada
Há apenas frases e desabafos pessoais
Me ouça, Carlos, choro toda vez que minha boca diz
A letra que eu sei que você escreveu com lágrimas
Te amo porque nunca nos vimos
E me impressiono com o estupendo conhecimento
Que temos um do outro
Carlos, me escuta
Você que dizem ter morrido
Me ressuscitou ontem à tarde
A mim a quem chamam viva
Meu coração volta a ser uma remington disposta
Aprendi outra vez com você
A ouvir o barulho das montanhas
A perceber o silêncio dos carros
Ontem decorei um poema seu
Em cinco minutos
Agora dorme, Carlos.

 

SAFENA Elisa Lucinda

 

Sabe o que é um coração
amar ao máximo de seu sangue?
Bater até o auge de seu baticum?
Não, você não sabe de jeito nenhum.
Agora chega.
Reforma no meu peito!
Pedreiros, pintores, raspadores de mágoas
aproximem-se!
Rolos, rolas, tinta, tijolo
comecem a obra!
Por favor, mestre de Horas
Tempo, meu fiel carpinteiro
comece você primeiro passando verniz nos móveis
e vamos tudo de novo do novo começo.
Iansã, Oxum, Afrodite, Vênus e Nossa Senhora
apertem os cintos
Adeus ao sinto muito do meu jeito
Pitos ventres pernas
aticem as velas
que lá vou de novo na solteirice
exposta ao mar da mulatice
à honra das novas uniões
Vassouras, rodos, águas, flanelas e cercas
Protejam as beiras
lustrem as superfícies
aspirem os tapetes
Vai começar o banquete
de amar de novo
Gatos, heróis, artistas, príncipes e foliões
Façam todos suas inscrições.
Sim. Vestirei vermelho carmim escarlate
O homem que hoje me amar
Encontrará outro lá dentro.
Pois que o mate.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros, Notícias e política e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s