Trabalhando com Poesia

“… O amor é um grande laço, um passo pr’uma armadilha, um lobo correndo em círculos, pra alimentar a matilha… Comparo sua chegada com a fuga de uma ilha: Tanto engorda quanto mata, feito desgosto de filha… De filha… O amor é como um raio, galopando em desafio, abre fendas, cobre vales, revolta as águas dos rios… Quem tentar seguir seu rastro, se perderá no caminho, na pureza de um limão, ou na solidão do espinho… O amor e a agonia cerraram fogo no espaço, brigando horas a fio, o cio vence o cansaço… E o coração de quem ama, fica faltando um pedaço, que nem a lua minguando, que nem o meu nos seus braços…” (Djavan – Faltando um pedaço – Comp.: Djavan)

“… O seu amor reluz, que nem riqueza, asa do meu destino, clareza do tino, pétala de estrela caindo, bem devagar… Oh! meu amor! Viver é todo sacrifício feito em seu nome, quanto mais desejo um beijo, um beijo seu… Muito mais eu vejo gosto em viver… Viver!… Por ser exato, o amor não cabe em si… Por ser encantado, o amor revela-se, por ser amor, invade e fim!… Por ser exato, o amor não cabe em si… Por ser encantado, o amor revela-se, por ser amor, invade e fim!… Por ser exato, o amor não cabe em si… Por ser encantado, o amor revela-se, por ser amor, invade e fim!…” (Djavan – Pétala – Comp.: Djavan)

“… Meu bem querer é segredo, é sagrado, está sacramentado em meu coração… Meu bem querer tem um quę de pecado, acariciado pela emoção… Meu bem querer, meu encanto, estou sofrendo tanto, amor, e o que é o sofrer, para mim que estou jurado pra morrer de amor?… Meu bem querer é segredo, é sagrado, está sacramentado em meu coração… Meu bem querer tem um quę de pecado, acariciado pela emoção… Meu bem querer, meu encanto, estou sofrendo tanto, amor, e o que é o sofrer, para mim que estou jurado pra morrer de amor?…(Djavan – Meu bem querer – Comp.: Djavan)

“Procure corrigir com calma aqueles que erram, e saiba relevar as imperfeições dos outros, da mesma forma que espera a compreensão dos outros para os seus erros. A vida é um intercâmbio de boa vontade mútua, em que recebemos aquilo que damos. Dê tolerância, e receberá compreensão e amor, tornando-se sua vida um paraíso sem dores nem sofrimentos.” (Minutos de Sabedoria Pg. 221)

 

Bom dia pessoal,

O “Trabalhando com Poesia“ de hoje Presta sua homenagem à Companheira Luiza Helena Bairros, que faleceu nesta terça feira (12), em Porto Alegre. Reproduzimos aqui a homenagem e o registro feito pelo Portal Geledés a esta brava e combativa companheira #RIPLuizaBairros #LuizaBairrosPresente:

Natural de Porto Alegre, era graduada em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul além de possuir títulos de Mestre em Ciências Sociais (UFBA) e de Doutora em Sociologia (Universidade de Michigan – USA). Morava em Salvador desde 1979, onde atuou em diversos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado – MNU.  Trabalhou em programas das Nações Unidas – ONU contra o racismo em 2001 e em 2005. Foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Social da Bahia e Ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial do Brasil, de 2011 a 2014. Trabalhava e militava politicamente nas áreas de raça e gênero.

Para os movimentos sociais sobretudo os de mulheres e negros Luiza Bairros deixa reflexões fundamentais para compreensão e acão politica pela igualdade de gênero e raça.

Para a administração publica Luiza Bairros deixa ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) uma ferramenta que segundo ela inaugura a possibilidade de um novo ciclo das políticas de promoção da igualdade racial no Brasil visando o fortalecimento e a institucionalização de órgãos, conselhos, ouvidorias permanentes e fóruns voltados para a temática nos estados e municípios.

Luiza Bairros considerava que o Sinapir exige um esforço especial de gestores e gestoras no sentido da institucionalização dos órgãos de Promoção da Igualdade Racial (PIR). Segundo ela: “Não existe qualquer possibilidade de uma política pública ser bem-sucedida se o trabalho não for desenvolvido com os entes federados, porque é dessa maneira que se consegue que a política chegue às pessoas. Os resultados desse esforço vão depender também do empenho de governadores e prefeitos na compreensão da política de PIR.”

Para saber mais sobre Luiza Acesse http://www.geledes.org.br/?s=Luiza+Bairros

O “Trabalhando com Poesia”, ainda nesta linha de homenagem a Luíza compartilha alguns momentos de debate protagonizado pela companheira:

Ministra Luiza Bairros analisa situação do mercado de trabalho para mulheres negras no Brasil

 

Espaço Público recebe a ministra Luiza Bairros

 

 

Painel 1 – Luiza Bairros, Flávia Piovesan, Rita Laura Segato – “Perspectivas Propositivas Para uma Cultura de Não Violência Contra as Mulheres”, do Seminário Cultura de Violência Contra as Mulheres

 

 

Gilberto Carvalho e Luiza Bairros falam do Plano de Prevenção à Violência Contra Juventude Negra

 

 

Ministra Luiza Bairros fala da efetivação do Estatuto da Igualdade Racial e os 10 anos da Seppir

 

 

 

Ministra Luiza Bairros fala sobre o Plano Brasil Sem Miséria para quilombolas

 

 

Em nossa sugestão de leitura para o “Trabalhando com Poesia” desta quarta feira textos do site Brasil 247. Vale a pena conferir:

 

Cunha ameaça colegas: ‘Nenhum sobreviverá’ – Durante apresentação de sua defesa em sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara nesta terça-feira 12, o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que sempre negou fazer delação premiada, afirmou que 20% dos deputados têm processos na Justiça e que, se esse critério for usado, todos deveriam perder seus mandatos; “Nenhum desses sobreviverão e deverão ser cassados”, declarou Cunha, depois de mais uma vez ter se colocado como vítima no processo de cassação, uma “perseguição” pelas pautas que fez avançar na Casa enquanto era presidente; Cunha acrescentou que seu afastamento é uma afronta à Constituição e que foi um golpe contra a independência entre os poderes; “Há investigados nesta sala. Hoje sou eu. É o efeito Orloff. Vocês, amanhã”. O deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse que o processo que pede a cassação do mandato dele é uma perseguição, pelas pautas que fez avançar na Câmara dos Deputados enquanto era presidente. Ele também argumentou que a denúncia contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF) está sendo usada como uma condenação…

http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/243543/Cunha-amea%C3%A7a-colegas-%E2%80%98Nenhum-sobreviver%C3%A1%E2%80%99.htm

 

 

Por goleada, CCJ rejeita adiar recurso que dá tempo a Cunha – Por 40 votos a 11, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou no início desta noite o pedido de adiamento, por dez dias, da análise do recurso de Eduardo Cunha; o pedido foi feito pelo aliado Carlos Marum (PMDB/MS); ainda assim, a sessão que analisava o recurso de Cunha foi adiada para amanhã, por causa do início da sessão plenária; os votos contrários a Cunha são uma sinalização forte da perda de apoio do peemedebista. Por 40 votos a 11, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou no início desta noite o pedido de adiamento, por dez dias, da análise do recurso de Eduardo Cunha. O pedido foi feito pelo aliado Carlos Marum (PMDB/MS). Ainda assim, a sessão que analisava o recurso de Cunha foi adiada para amanhã, por causa do início da sessão plenária…

http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/243588/Por-goleada-CCJ-rejeita-adiar-recurso-que-d%C3%A1-tempo-a-Cunha.htm

 

Rosso aparecia pegando dinheiro, dizem testemunhas – Candidato a presidente da Câmara, o deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF) aparece recebendo propina em vídeo gravado pelo ex-secretário do governo do Distrito Federal Durval Barbosa; a acusação foi feita pelo deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) e pelo ex-gerente da Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal, Luiz Paulo Costa Sampaio; Durval Barbosa é delator do escândalo do mensalão do DEM no Distrito Federal. Candidato a presidente da Câmara, o deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF) aparece recebendo propina em vídeo gravado pelo ex-secretário do governo do Distrito Federal Durval Barbosa. A acusação foi feita pelo deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) e pelo ex-gerente da Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal, Luiz Paulo Costa Sampaio. Durval Barbosa é delator do escândalo do mensalão do DEM no Distrito Federal…

 

http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/243600/Rosso-aparecia-pegando-dinheiro-dizem-testemunhas.htm

 

 

Unasul: Temer precisa sair para a democracia voltar – Em entrevista concedida nesta terça-feira, o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, disse que o Brasil precisa urgentemente de uma saída democrática e apontou apenas duas saídas: a volta da presidente eleita Dilma Rousseff ao poder ou a convocação de eleições antecipadas; “Se a presidenta e o vice-presidente, num gesto patriótico, fizessem um acordo nacional para acertar essa eleição, o presidente da Câmara, que será eleito nos próximos dias, poderia assumir o cargo de presidente da República temporariamente até que se celebrem as eleições”, sugeriu; ou seja: para os vizinhos latino-americanos, a continuidade do interino Michel Temer significa a negação da democracia no Brasil. Em entrevista concedida nesta terça-feira, o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, disse que o Brasil precisa urgentemente de uma saída democrática e apontou apenas duas saídas: a volta da presidente eleita Dilma Rousseff ao poder ou a convocação de eleições antecipadas. Ou seja: para os vizinhos latino-americanos, a continuidade do interino Michel Temer significa a negação da democracia no Brasil. Leia, abaixo, reportagem da Agência Brasil:…

http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/243557/Unasul-Temer-precisa-sair-para-a-democracia-voltar.htm

 

 

Marcelo Castro vai ao Planalto, mas não é recebido por Temer – O candidato do PMDB à Presidência da Câmara, Marcelo Castro (PI), foi ao Palácio do Planalto nesta terça (12) para pedir uma audiência com o presidente em exercício da República, Michel Temer, mas não foi recebido; ele disse que se reuniu com o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, que o informou que Temer estava ocupado, em reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); a candidatura de Castro gerou desconforto no Planalto, porque, embora seja do PMDB, ele é visto como nome de oposição a Temer, já que votou contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O candidato do PMDB à Presidência da Câmara, Marcelo Castro (PI), foi ao Palácio do Planalto nesta terça-feira (12) para pedir uma audiência com o presidente em exercício da República, Michel Temer, mas não foi recebido. Ele disse que se reuniu com o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, que o informou que Temer estava ocupado, em reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)…

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/243604/Marcelo-Castro-vai-ao-Planalto-mas-n%C3%A3o-%C3%A9-recebido-por-Temer.htm

 

 

Plano salva-Cunha vence primeira fase: cassação fica para agosto – O grande acordo entre Eduardo Cunha, Michel Temer, Centrão e outros partidos governistas para salvar o mandato do ex-presidente da Câmara será vitorioso pelo menos em sua primeira fase: vai ficar mesmo para agosto o exame do processo de sua cassação pelo plenário. Assim será ainda que Cunha, como tudo indica, seja derrotado na Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, onde, depois de uma fala de quase três horas de seu advogado, foi o próprio Cunha quem se defendeu. A votação de seu recurso, parcialmente acolhido pelo relator, pedindo que haja uma nova votação no Conselho de Ética, que seria nesta terça-feira, foi adiado para a manhã desta quarta, com a continuação da fala dos deputados inscritos…

http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/243540/Plano-salva-Cunha-vence-primeira-fase-cassa%C3%A7%C3%A3o-fica-para-agosto.htm

 

 

Lula retoma, pelo Nordeste, seu caminho de volta ao Planalto – Juazeiro, na Bahia, Petrolina e Carpina, em Pernambuco, e, amanhã, Caruaru e Recife. Foram essas as cidades escolhidas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para retomar seu caminho de volta ao Palácio do Planalto, em 2018 ou até antes disso, caso a crise política desemboque em eleições antecipadas; em todas as falas, Lula mandou recados aos adversários; na Bahia, disse que, “se eles não sabem governar sem privatizar, eu sei”; em Pernambuco, afirmou: “Se eles quiserem reduzir os direitos do povo brasileiro a pó, eu digo: Não me provoquem, porque eu posso voltar”; que ninguém se engane: Lula é candidatíssimo e a agenda social e econômica do interino Michel Temer só o favorece. Com seu chapéu de couro, tipicamente nordestino, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, clicado pelas lentes de Ricardo Stuckert, prepara, passo a passo, seu retorno ao Palácio do Planalto. Seja em 2018, ou até antes, caso o calendário eleitoral seja antecipado em razão da crise política. Lula iniciou seu périplo nordestino por Juazeiro, a cidade natal de João Gilberto, na Bahia, onde não poderia ter sido mais explícito sobre suas reais intenções…

 

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/243545/Lula-retoma-pelo-Nordeste-seu-caminho-de-volta-ao-Planalto.htm

 

 

Veja a versão desta quarta feira, bem como as anteriores, do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique:

https://oipa2.wordpress.com/2016/07/13/trabalhando-com-poesia-759

Abraços nos amigos beijos nas amigas e nos filhos, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina.  Uma quarta-feira abençoada por Deus e repleta da força da rainha dos ventos e trovões. Eparrey Oyá.

 

Apio Vinagre Nascimento

e-mail: apiovinagre.adv@gmail.com

e-mail 1: apio.vinagre @pedraevinagre.adv.br

e-mail 2: oipa2@hotmail.com

e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br

site: http://www.pedraevinagre.adv.br
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/apio.vinagre
Flickr:
http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Skype: a_vinagre1
Youtube:
http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio 
Fones: (71) 98814-5332 / 99154-0168 / 99982-7223 / 98214-0894

 

Impossível – Florbela Espanca

 

Disseram-me hoje, assim, ao ver-me triste:
“Parece Sexta-Feira de Paixão.
Sempre a cismar, cismar d’olhos no chão,
Sempre a pensar na dor que não existe…

O que é que tem?! Tão nova e sempre triste!
Faça por ’star contente! Pois então?!…”
Quando se sofre, o que se diz é vão…
Meu coração, tudo, calado, ouviste…

Os meus males ninguém mos adivinha…
A minha Dor não fala, anda sozinha…
Dissesse ela o que sente! Ai quem me dera!…

Os males d’Anto toda a gente os sabe!
Os meus… ninguém… A minha Dor não cabe
Nos cem milhões de versos que eu fizera!…

Amiga – Florbela Espanca

 

Deixa-me ser a tua amiga, Amor,
A tua amiga só, já que não queres
Que pelo teu amor seja a melhor,
A mais triste de todas as mulheres.

Que só, de ti, me venha mágoa e dor
O que me importa, a mim?!  O que quiseres
É sempre um sonho bom!  Seja o que for,
Bendito sejas tu por mo dizeres!

Beija-me as mãos, Amor, devagarinho…
Como se os dois nascessemos irmãos,
Aves cantando, ao sol, no mesmo ninho…

Beija-mas bem!…  Que fantasia louca
Guardar assim, fechados, nestas mãos,
Os beijos que sonhei prà minha boca!…

 

Se Tu Viesses Ver-me… – Florbela Espanca

 

Se tu viesses ver-me hoje à tardinha,
A essa hora dos mágicos cansaços,
Quando a noite de manso se avizinha,
E me prendesses toda nos teus braços…

Quando me lembra: esse sabor que tinha
A tua boca… o eco dos teus passos…
O teu riso de fonte… os teus abraços…
Os teus beijos… a tua mão na minha…

Se tu viesses quando, linda e louca,
Traça as linhas dulcíssimas dum beijo
E é de seda vermelha e canta e ri

E é como um cravo ao sol a minha boca…
Quando os olhos se me cerram de desejo…
E os meus braços se estendem para ti…

Florbela Espanca, in “Charneca em Flor”

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros, Notícias e política e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s