Trabalhando com Poesia

Estou aqui, mas esqueci minha alma num hotel, meu coração na caneta, meus desejos num papel… Eu vinha sem retrovisor, um rosto estranho me chamou, e a minha pele não me coube mais… A sorte veio e me encontrou, na corda bamba do amor, meus dias nunca mais serão iguais… Estava ali, me confundi, pensei que fosse o céu, o azul do mar me chamou, e eu pulei de roupa e de chapéu… A onda veio e me levou, desse lugar e agora sou uma ilusão, a solidão é meu troféu… Aquela foto amarelou, o riso no meu camarim, felicidade bate a porta e ainda ri de mim… Estava ali, me confundi, pensei que fosse o céu, o azul do mar me chamou, e eu pulei de roupa e de chapéu… A onda veio e me levou, desse lugar e agora sou uma ilusão, a solidão é meu troféu… Aquela foto amarelou, o riso no meu camarim, felicidade bate a porta e ainda ri de mim…” (Vander Lee – Pensei que fosse o céu – Comp.: Vander Lee)

E vem você dizer, que o meu calor já não te aquece mais… O que devo fazer, se nesse travesseiro já não dorme a paz?… E quando amanhecer, e o dia me encontrar tão só com meus botões? Eu não vou entender, meu corpo só conhece a língua das paixões… Saiba, meu amor, meu coração só sabe se entregar, basta um chamado seu, que eu não demoro a chegar… Tudo que separa, nos prepara para um novo encontrar, quando você partir, não quebre as pontes que atravessar… E vem você dizer, que o meu amor não te apetece mais… O que posso fazer, além de desejar que você siga em paz?… Mesmo que algo melhor te espere do lado de lá… Quando você partir, não quebre as pontes que atravessar… Mesmo que a vida se transforme numa dança sem par… Fique na pista, não desista, deixe essa canção te levar…(Vander Lee – Siga em paz – Comp.: Vander Lee)

Chamo porque o dia é claro, e o vento leve varre as folhas secas dessa praça, porque digo sempre viva, quando vejo você… Percebo como tudo flui no seu silêncio, nenhuma fala nunca é solitária, chamo diária e eternamente… Chamo até por que me esqueço e queimo a ponta dos dedos, fazendo fogueira… Gastei meu último sapato e não tenho mais nada, refiz mil vezes o caminho que me leva ao seu verão, quando você se foi, e o meu olhar se perdeu no vão… Percebo como tudo flui no seu silêncio, nenhuma fala nunca é solitária, chamo diária e eternamente… Chamo até por que me esqueço e queimo a ponta dos dedos, fazendo fogueira… Gastei meu último sapato e não tenho mais nada, refiz mil vezes o caminho que me leva ao seu verão, quando você se foi, e o meu olhar se perdeu no vão… A tarde com você voou… E é sempre cedo… Eu sempre cedo… Eu sempre cedo…(Vander Lee – Sempre cedo – Comp.: Vander Lee e Dudu Nicácio)

“… Espero um dia encontrar de novo, na mesma esquina, mesma vida onde deixei, minha criança abandonada, numa beira de estrada, não sei… O que me deu naqueles tempos duros, eu precisava de saídas, procurei e foi em busca de respostas, pros meus sonhos, que uma carta escrevi… Eu desejei milhões de coisas, procurava nos olhares, ares que nunca vivi… Eu mergulhei na multidão, quis muito e tudo consegui, mas quem sorri pra mim agora é só meu cão… Você se foi, pude entender, a solidão te fez querer, não há pecado, nem é preciso perdão… Você se foi, pude entender, a solidão te fez querer, não há pecado, nem é preciso perdão… Espero um dia encontrar de novo, na mesma esquina, mesma vida onde deixei, minha criança abandonada, numa beira de estrada, não sei… O que me deu naqueles tempos duros, eu precisava de saídas, procurei e foi em busca de respostas, pros meus sonhos, que uma carta escrevi… Eu desejei milhões de coisas, procurava nos olhares, ares que nunca vivi… Eu mergulhei na multidão, quis muito e tudo consegui, mas quem sorri pra mim agora é só meu cão… Você se foi, pude entender, a solidão te fez querer, não há pecado, nem é preciso perdão… Você se foi, pude entender, a solidão te fez querer, não há pecado, nem é preciso perdão…” (Vander Lee – Minha criança – Comp.: Vander Lee)

Não ponha limites à sua vida! Procure ouvir as notas harmoniosas e sublimes do canto maravilhoso que se evola da natureza. Viva sorridente e alegre, para espantar as preocupações, para aliviar as lutas. Mergulhe sua alma na alma da natureza: absorva a luz do sol, goze a suavidade da lua, contemple o esplendor das estrelas, aspire o perfume das flores. A vida é bela, apesar das dores e dos contratempos.” (Minutos de Sabedoria Pg. 240)

Bom dia pessoal,

Como vocês devem ter percebido, o “Trabalhando com Poesia” desta semana homenageia no Prefácio Musical, o cantor e compositor Vander Lee, precocemente falecido na última sexta feira.

Compositor dos mais inspirados da atual cena da música brasileira com seu olhar poético e original, Vander Lee transformou o cotidiano e temas relacionados como amor, futebol e recortes urbanos em contundentes baladas como “Esperando Aviões”, “Onde Deus Possa me Ouvir“, além de sambas bem humorados como “Galo e Cruzeiro“ e “Passional”.

INÍCIO


Lee começou tocando em bares na Belo Horizonte natal e aos poucos foi introduzindo seu repertório autoral, se apresentando pelos teatros da cidade e interior, até que em 1996 ganhou o segundo lugar no festival ‘Canta Minas’, realizado pela Rede Globo Minas, com a música ‘Gente não é cor’. Esse foi o impulso necessário para o artista produzir seu primeiro cd, independente, ainda como Vanderly. Só a partir do segundo cd passou a usar o nome Vander Lee (este cd só circulou em Minas e várias musicas foram regravadas nos CDs seguintes).

ELZA


Em novembro de 1998, a cantora Elza Soares conheceu o artista através de uma fita recebida e incluiu a música ‘Subindo a Ladeira’ (parceria com Rossana Decelso) em seu repertório. A partir daí, a convite da cantora, Vander Lee fez participações nos shows dela em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

O SEGUNDO CD

‘No Balanço do Balaio’ lançado em 1999 pelo selo Kuarup, foi o cd que revelou ao mercado a essência das composições, o violão refinado e o intérprete sensível. O cd rendeu boas críticas e despertou o interesse de várias gerações de cantoras, como Rita Ribeiro, que gravou 2 de Lee, “Contra o Tempo” e “Românticos” no cd “Comigo” lançado em 2001.

AO VIVO

Em 2003, lançou o cd gravado ao vivo no Teatro Francisco Nunes em Belo Horizonte, com participação de Elza Soares. Lançado pela Indie Records, o cd que revelou baladas como “Onde Deus Possa me Ouvir” e “Esperando Aviões” foi um sucesso, ganhou as rádios e o levou a circular mais pelo país.

INTÉRPRETES DE VANDER LEE

Alcione, César Menotti & Fabiano, Daniela Mercure, Eliana Printes, Elba Ramalho, Elza Soares, Emilinha Borba, Fábio Jr, Gal Costa, Leila Pinheiro, Luiza Possi, Margareth Menezes, Maria Bethania, Mariene de Castro, Paula Santoro, Regina Souza, Rita Benneditto (ou Ribeiro), Roberta Campos, Vanusa.

QUARTO CD

‘Naquele verbo agora’ (2005 – Deck Discos) mais romântico e levemente pop, recebeu indicação ao “Prêmio Tim de Música”, como Melhor Disco e Melhor Cantor na categoria Canção Popular.

DVD Em 2006, Vander Lee gravou o cd e DVD ‘Pensei que fosse o Céu’ no lotado Teatro do Palácio das Artes de BH, em um show emocionante que contou com a participação do maranhense Zeca Baleiro. Este cd conquistou o Prêmio TIM de Melhor Disco de Canção Popular.

INTERNACIONAL

em 2008 faz sua primeira apresentação fora do Brasil, selecionado pelo Fórum de Música de MG para se apresentar em Turim (Itália); em 2009 participou do Festival SXSW em Austin, Texas e também no Festival Romerias de Mayo em Cuba. Em 2010 retorna a Austin nos EUA, onde fez dois shows no Festival SXSW, um deles ao vivo em uma apresentação virtual em 3D e o outro em Miami para a Rádio WDNA. Em 2013 se apresentou em Lisboa dentro do ANO DO BRASIL EM PORTUGAL.

CD FARO

Com levada mais pop e produção de Marcelo Sussekind, o cd lançado em 2009 contou com participações de Lokua Kanza, expoente da música africana.

NOVELA

Em 2010, Vander Lee entra na trilha sonora da novela ‘Uma rosa com amor’ do SBT com três músicas: ‘Românticos’ na voz de Fábio Jr, ‘Chazinho com Biscoito’ e ‘O dedo do tempo no barro da vida’.

SÉTIMO CD

Em 2012, lança “Sambarroco” abrindo uma fase mais sambista sem perder de vista o romantismo, marca registrada de seu trabalho. Com direção musical de Thiago Delegado e formação de regional, o álbum reúne composições que flertam com gêneros como choro, xote, baião e bolero.

2014

O artista começou o ano com apresentação no FESTIVAL DE VERÃO DE SALVADOR (pela segunda vez) com participação da cantora baiana Marienne de Castro. Em agosto lançou selo próprio, BALAIO (distribuição da Radar Records) e LOA , oitavo disco de carreira, produzido por Robertinho Brant, com o qual passou por diversas capitais e interior do pais.

2015

A Tour de Loa prosseguiu até agosto marcada pela nova banda e tendo o multiinstrumentista mineiro Enéias Xavier como diretor musical, o artista assume sonoridade mais pop e lança no final do ano uma seleção especial para os fãs com gravação em estúdio de alguns de seus hits que só tinham registro ao vivo, canções que foram sucesso nas vozes de outros intérpretes e umas poucas inéditas.

2016

Lee completa 19 anos de carreira e planejava comemorar os 20 anos em 2017. Prosseguia se apresentando pelo pais com shows sempre lotados, desfiando seu repertório de baladas apaixonadas que o consagraram como compositor dos mais românticos dessa geração.

Sua obra certamente seguirá sendo das mais tocadas, uma vez que arrebatou uma verdadeira legião de fãs em todo o país.

Fonte: http://www.vanderlee.com.br/new/index.php/bio/

 

Em nossa sugestão de leitura para o “Trabalhando com Poesia” de hoje textos do Blog do Miro. Vale a pena conferir:

Mídia abafa as vaias e o “Fora Temer”. Por Altamiro Borges – As sonoras vaias ao Judas Michel Temer na abertura das Olimpíadas, nesta sexta-feira (6), já sumiram da mídia chapa-branca. Bem diferente do tratamento dado à presidenta Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo, em 2014, quando ela foi alvo de palavrões. Durante vários dias, o assunto foi capa dos jornais e motivo de comentários sarcásticos nas emissoras de tevê. Alguns “calunistas” mais escrotos até justificaram o “vai tomar no c…”. Agora, as vaias foram abafadas! Da mesma forma subserviente, a imprensa golpista evita noticiar os protestos pelo “Fora Temer” que ocorrem em quase todas as competições olímpicas. Ela também oculta a onda de repressão aos manifestantes, com prisões e truculência…

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/08/midia-abafa-as-vaias-e-o-fora-temer.html

 

 

Quem tem interesse em salvar Temer. Por Paulo Moreira Leite – É preciso ter cautela diante da denúncia de que o interino Michel Temer recebeu R$ 10 milhões em dinheiro vivo da Odebrecht, conforme a revista Veja divulga esta semana. Tanto o arquivamento como a investigação de acusações de natureza política, em nosso país, constituem processos abertamente seletivos. Aprendemos isso na AP-470 e no mensalão PSDB-MG. No metroduto de São Paulo e nas várias denúncias já surgidas contra Aécio Neves. Nos mistérios do jatinho onde morreu Eduardo Campos, cujo esclarecimento poderia levar ao financiamento de campanha de Marina Silva, em 2014…

 

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/08/quem-tem-interesse-em-salvar-temer.html

 

Partido proscrito, só numa ditadura! Por Jean Wyllys – Em sua edição digital, o jornal O Globo informa que Gilmar Mendes, presidente do TSE e ministro do Supremo Tribunal Federal, pediu a cassação de registro do Partido dos Trabalhadores. Se aprovada, a decisão significaria a proscrição de um partido político (no caso, um dos maiores e mais importantes do país, vencedor das últimas quatro eleições presidenciais), algo que não ocorre desde o Ato Institucional nº 2 da ditadura militar. Uma medida como essa levaria o processo iniciado com a suspensão da presidenta Dilma Rousseff a um estágio muito mais grave e perigoso: o Brasil deixaria de ser um país democrático e o nosso regime político passaria a ser caracterizado como uma ditadura…

 

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/08/partido-proscrito-so-numa-ditadura.html

 

Bom para os EUA não é bom para o Brasil. Por Emir Sader- A primeira declaração do primeiro ministro de Relações Exteriores da ditadura Juracy Magalhães, da UDN, o PSDB da época, não deixava dúvidas que a política internacional soberana de Santiago Dantas estava revertida radicalmente: “O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”. Se adaptava a frase original, de que “O que é bom para os Estados Unidos é bom para a General Motors”. Passávamos a ser uma espécie de empresa norte-americana, de filial dos Estados Unidos na América Latina, o que Ruy Mauro Marini chamou de subimperialismo norte-americano. Mais tarde, Richard Nixon disse: “Para onde for o Brasil, irá a América Latina”, com a esperança que a política da ditadura civil-militar se estendesse pelo continente…

 

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/08/o-que-serve-aos-eua-nao-e-bom-para-o.html

 

 

FGTS enfrenta a cobiça dos bancos. Por Augusto Vasconcelos – Há algum tempo o lobby dos bancos privados pressiona para ter acesso aos recursos do FGTS, atualmente sob a administração exclusiva da Caixa. Retirar do banco público a gestão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, implica em colocar em risco programas de financiamento habitacional de caráter popular e projetos de desenvolvimento, como saneamento básico, por exemplo. Tal medida, se for levada adiante, representa mais um ataque ao caráter social da Caixa. A empresa enfrenta a ameaça de abertura de seu capital, o que na prática traria para sua gestão ideias de mercado que podem colidir frontalmente com a sua missão precípua de atender às camadas mais pobres da população, bem como atuar como agente regulador, ofertando juros e taxas menos agressivas…

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/08/fgts-enfrenta-cobica-dos-bancos.html

 

 

‘Mosca azul’ de Temer aborrece o PSDB. Por André Barrocal – O impeachment ainda não é fato consumado, a popularidade de Michel Temer vai pelo rodapé, mas certos aliados do presidente interino já sonham com uma candidatura dele à reeleição na campanha de 2018. Uma hipótese que correu Brasília nos últimos dias e causou atritos de Temer com o PSDB, o segundo maior partido do governo provisório. Antes de ir ao Rio e ser vaiado na abertura da Olimpíada, o peemedebista queria discutir a relação com o aliado. Programou um jantar com caciques tucanos para a quarta-feira, 3, no Palácio do Jaburu, mas em vão. Os líderes do PSDB não se esforçaram para permanecer em Brasília naquela noite. Sinal nítido de descontentamento…

 

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/08/mosca-azul-de-temer-aborrece-o-psdb.html

 

 

O relógio da Lava-Jato e o rumo da História. Por Tereza Cruvinel – Se estas duas primeiras revelações do que será delatado pela Odebrecht – R$ 10 milhões em caixa dois para o PMDB, pedidos por Temer, e de R$ 23 milhões para a campanha de Serra em 2010 – tivessem como beneficiários Lula, Dilma ou o PT, as providências da Lava Jato viriam a jato: remessa imediata ao Procurador-Geral Rodrigo Janot, que rapidamente pediria ao STF autorização para investigá-los, em se tratando de figuras com foro especial, o vice no exercício da Presidência e senador que está ministro de Estado. Mas como se trata do PMDB e do PSDB, todo mundo sabe, os ponteiros do relógio da Lava Jato vão ser contidos. Não há motivos para ilusão. As revelações da Odebrecht, que parece disposta a cumprir a promessa de uma “colaboração definitiva” sobre sua participação no “sistema ilegal ilícito de financiamento do sistema político-eleitoral”, conforme nota que emitiu em março passado, não devem afetar a marcha do golpe no Senado. Nem por isso, o controle do relógio deterá a marcha da História, que aponta para um “blow up” do sistema, uma explosão que permitirá a restauração do funcionamento da instituições democráticas, a depender da participação ativa da sociedade nesta empreitada…

 

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/08/o-relogio-da-lava-jato-e-o-rumo-da.html

 

 

Repressão de Temer empana festa olímpica. Por Fernando Brito – A imagem de encantamento que o Brasil deu ao mundo na sexta-feira está sendo corroída, mundo afora, pela estupidez repressiva do Governo Temer. O Comitê Olímpico jamais se exporia a críticas criando incidentes por conta de folhas de papel que, de outro modo, passariam despercebidas – ainda mais com a escancarada seletividade das imagens monopolizadas pelo COI, se não tivesse recebido ordens das autoridades brasileiras para reprimir manifestantes. O argumento da lei é pífio e não resiste à sua leitura: trata de manifestações racistas e xenófobas, discriminatórias ou ofensivas.

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/08/repressao-de-temer-empana-festa-olimpica.html

 

 

Serra e os R$ 23 milhões da Odebrecht. Por Paulo Nogueira – Esta é mais uma das Cartas aos Golpistas. No futuro, elas poderão ser reunidas num livro para recapitular o golpe de 2016. O destinatário da presente carta é o chanceler José “23 milhões” Serra. Caro Serra: imagino que você tenha passado este domingo no telefone. Não para tratar de assuntos nacionais, mas para resolver problemas pessoais. Se conheço você, você telefonou para todos os donos de empresas jornalísticas para uma operação abafa. Você sempre fez isso na vida: procurar os barões da imprensa para garantir um noticiário amigo, fraternal, positivo…

 

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/08/serra-e-os-r-23-milhoes-da-odebrecht.html

 

 

Choques, guerra de classes e apartheid social. Por Reginaldo Moraes – Naomi Klein publicou em 2007 um notável livro chamado “A Doutrina do Choque: a Ascensão do Capitalismo de Desastre”. Nele, a escritora canadense expõe a teoria do “capitalismo de desastre” e da “doutrina do choque” que orienta sua criação. A teoria tem várias fontes de inspiração. Entre elas, a psiquiatria que fundamenta a elaboração das “técnicas de interrogatório” da CIA. O núcleo dessas técnicas é a tortura e a destruição do enquadramento mental do oponente, até que “a fonte resolva colaborar”. Em termos resumidos, o tratamento pode ser utilizado para submeter indivíduos, mas também grupos humanos inteiros, a recalcitrantes e rebeldes, em suma…

 

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/08/choques-guerra-de-classes-e-apartheid.html

 

Censura pró Temer repercute no mundo. Por Cíntia Alves – Ao que tudo indica, se a intenção do interino Michel Temer é fingir que não existem protestos no Brasil contra sua permanência no poder em função do impeachment de Dilma Rousseff, a operação “abafa vaia” terá de ser reformulada para alcançar resultados melhores, além de ser estendida ao resto do mundo. Isso porque além dos atos “Fora Temer” Brasil afora, a censura aplicada pela Rio 2016 nos estádios também viraram alvos de reportagens da imprensa internacional. Na última sexta, o GGN mostrou que o comitê organizador da Olimpíada decidiu lançar de regras que impedem manifestações de qualquer ordem – incluindo políticas – dentro dos espaços oficiais dos Jogos. Para dar guarida à medida que fere claramente a Constituição brasileira, o Ministério da Justiça de Temer disse que as normas da Rio 2016 estavam em conformidade com a lei assinada por Dilma no dia 10 de maio, que versa, entre outras coisas, sobre os direitos e deveres de torcedores dentro dos estádios…

 

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2016/08/censura-pro-temer-repercute-no-mundo.html

 

 

Veja a versão desta terça feira, bem como as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique:

 

https://oipa2.wordpress.com/2016/08/09/trabalhando-com-poesia-778
Abraços nos amigos beijos nas amigas e nos filhos, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma Terça-feira abençoada por Deus e protegida pela força guerreira de Ogum. Ogunhê!!!

 

Apio Vinagre Nascimento

e-mail: apiovinagre.adv@gmail.com

e-mail 1: apio.vinagre @pedraevinagre.adv.br

e-mail 2: oipa2@hotmail.com

e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br

site: http://www.pedraevinagre.adv.br
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/apio.vinagre
Flickr:
http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Skype: a_vinagre1
Youtube:
http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio 
Fones: (71) 98814-5332 / 99154-0168 / 99982-7223 / 98214-0894

 Garoto – Vladimir Maiakovski

Fui agraciado com o amor sem limites.
Mas, quando garoto,
a gente preocupada trabalhava
e eu escapava
para as margens do rio Rion
e vagava sem fazer nada.
Aborrecia-se minha mãe:
“Garoto danado!”
Meu pai me ameaçava com o cinturão.
Mas eu, com três rublos falsos,
jogava com os soldados sob os muros.
Sem o peso da camisa,
sem o peso das botas,
de costas ou de barriga no chão,
torrava-me ao sol de Kutaís
até sentir pontadas no coração.
O sol assombrava:
“Daquele tamaninho
e com um tal coração!
Vai partir-lhe a espinha!
Como, será que cabem
nesse tico de gente
o rio,
o coração,
eu
e cem quilómetros de montanhas?”

 

 

Eu – Vladimir Maiakovski

Eu
à poesia
só permito uma forma:
concisão,
precisão das fórmulas
matemáticas.
Às parlengas poéticas estou acostumado,
eu ainda falo versos e não fatos.
Porém
se eu falo
“A”
este “a”
é uma trombeta-alarma para a Humanidade.
Se eu falo
“B”
é uma nova bomba na batalha do homem.

 

Fragmentos 1 – Vladimir Maiakovski

Me quer? Não me quer? As mãos torcidas
os dedos
despedaçados um a um extraio
assim tira a sorte enquanto
no ar de maio
caem as pétalas das margaridas
Que a tesoura e a navalha revelem as cãs e
que a prata dos anos tinja seu perdão
penso
e espero que eu jamais alcance
a impudente idade do bom senso.

Fragmentos 2 – Vladimir Maiakovski

Passa da uma
você deve estar na cama
Você talvez
sinta o mesmo no seu quarto
Não tenho pressa
Para que acordar-te
com o
relâmpago
de mais um telegrama.

Esse post foi publicado em Livros, Notícias e política e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário