Trabalhando com Poesia

“…Quem quer viver um amor, mas não quer suas marcas, qualquer cicatriz, a ilusão do amor não é risco na areia, é desenho de giz… Eu sei que vocês vão dizer, a questão é querer desejar, decidir, aí diz o meu coração, que prazer tem bater, se ela não vai ouvir, aí minha boca me diz, que prazer tem sorrir, se ela não me sorri também, quem pode querer ser feliz, se não for por um grande amor… Eu sei que vocês vão dizer, a questão é querer desejar, decidir, aí diz o meu coração, que prazer tem bater se ela não vai ouvir, cantar, mas me diga prá que ai ai ai e o que vou sonhar, só querendo escapar à dor, quem pode querer ser feliz, se não for por amor, quem pode querer ser feliz, se não for por amor, quem pode querer ser feliz, se não for por amor…” (João Bosco – Desenho de Giz – Comp.: João Bosco e Abel Silva)

“…Dotô, jogava o Flamengo, eu queria escutar… Chegou, mudou de estação, começou a cantar… Tem mais, um cisco no olho, ela em vez de assoprar, sem dó falou, sem dó falou, que por ela eu podia cegar… Se eu dou, um pulo, um pulinho, um instantinho no bar, bastou, durante dez noites me faz jejuar… Levou, as minhas cuecas pro bruxo rezar, coou, meu café na calça prá me segurar… Se eu tô devendo dinheiro e vem um me cobrar, dotô, a peste abre a porta e ainda manda sentar… Depois, se eu mudo de emprego que é prá melhorar, vê só, convida a mãe dela prá ir morar lá… Dotô, se eu peço feijão ela deixa salgar, calor, mas veste o casaco veste casaco prá me atazanar… E ontem, sonhando comigo mandou eu jogar, no burro e deu na cabeça a centena e o milhar… Ai, quero me separar…” (João Bosco – Incompatibilidade de Gênios – Comp.: João Bosco/Aldir Blanc)

“…Coração sem perdão, diga fale por mim, quem roubou toda a minha alegria, o amor me pegou, me pegou pra valer, aí que a dor do querer, muda o tempo e a maré, vendaval sobre o mar azul… Tantas vezes chorei, quase desesperei e jurei nunca mais seus carinhos… Ninguém tira do amor, ninguém tira, pois é, nem doutor nem pajé, o que queima e seduz, enlouquece, o veneno da mulher… O amor quando acontece, a gente esquece logo que sofreu um dia, Ilusão… O meu coração marcado, tinha um nome tatuado, que ainda doía, pulsava só a solidão… O amor quando acontece, a gente esquece logo que sofreu um dia, esquece sim… Quem mandou chegar tão perto, se era certo um outro engano, coração cigano, agora eu choro assim…” (João Bosco – Quando o Amor Acontece – Comp.: João Bosco e Abel Silva)

“…Se você jurar que me tem amor, eu posso me regenerar, mas se é para fingir, mulher, a orgia assim não vou deixar… Se você jurar que me tem amor, eu posso me regenerar, mas se é para fingir, mulher, a orgia assim não vou deixar…Muito tenho sofrido por minha lealdade, agora estou sabido, não vou atrás de amizade, a minha vida é boa, não tenho em que pensar, por uma coisa à toa, não vou me regenerar…Se você jurar que me tem amor, eu posso me regenerar, mas se é para fingir, mulher, a orgia assim não vou deixar… Se você jurar que me tem amor, eu posso me regenerar, mas se é para fingir, mulher, a orgia assim não vou deixar…A mulher é um jogo difícil de acertar e o homem como um bobo, não se cansa de jogar, o que eu posso fazer é se você jurar, arriscar a perder, ou desta vez então ganhar… Se você jurar que me tem amor, eu posso me regenerar, mas se é para fingir, mulher, a orgia assim não vou deixar… Se você jurar que me tem amor, eu posso me regenerar, mas se é para fingir, mulher, a orgia assim não vou deixar…” (João Bosco – Se Você Jurar – Comp.: Ismael Silva / Nilton Bastos / Fco. Alves)

“… Cores do mar, festa do sol, vida é fazer todo o sonho brilhar, ser feliz, no teu colo dormir e depois acordar, sendo o seu colorido brinquedo de Papel Machê… Cores do mar, festa do sol, vida é fazer todo o sonho brilhar, ser feliz, no teu colo dormir e depois acordar, sendo o seu colorido brinquedo de Papel Machê… Dormir no teu colo é tornar a nascer, violeta e azul, outro ser, luz do querer… Não vai desbotar, lilás cor do mar, seda cor de batom, arco-íris crepom, nada vai desbotar, brinquedo de Papel Machê… Dormir no teu colo é tornar a nascer, violeta e azul, outro ser, luz do querer… Não vai desbotar, lilás cor do mar, seda cor de batom, arco-íris crepom, nada vai desbotar, brinquedo de Papel Machê…” (João Bosco – Papel Machê – Comp.: João Bosco/Capinam)

“Tenha a certeza de que nenhum mal lhe pode acontecer, porque a Força Divina é sua proteção permanente. O mal que lhe acontece talvez seja apenas uma experiência, pela qual você passa. “Mas tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”, mesmo as dores e sofrimentos, as doenças e perseguições. Nenhum mal pode atingi-lo, a não ser aquele que você mesmo pratica.” (Minutos de Sabedoria – Página 261)

Bom dia pessoal,

No próximo dia 27 de Junho, a Banda Arapuka estará fazendo um show, no nosso Cine teatro, a partir das 19 horas, em homenagem à data de nascimento de Raul Seixas (28/06). A banda terá, entre seus integrantes Gustavo Müllem, guitarrista do camisa de vênus e último a tocar com Raul.

Ontem compartilhei em minha página do Facebook texto sobre as história de Ruby Bridges “Uma criança de Nova Orleans protagonizou um das fotografias mais importantes do século XX. O que deveria ser rotina, sua caminhada até a escola, se transformou em uma cena inesquecível: Ruby, na estatura de seus seis anos de idade, desce uma escadaria sob a escolta de policiais federais” – Dj Black Josie Norman Rockwell, fotógrafo e ilustrador.

http://ppaberlin.wordpress.com/2011/11/13/a-pequena-ruby-bridges-e-a-historia-do-racismo-nos-eua/

Os parabéns de hoje para os (as) amigos (as) Augusto Biscaia, Nilton Santana, Roni Brito, Roberto Abbehusen, Priciane damasceno, Patricia Moreira Soares, Junior Soares e Luciano Nascimento. Paz, Saúde e muitas felicidades a todos (as), hoje e sempre.

Lembrando que a UNEB convocou, na última segunda feira (11), os candidatos aos cargos de Salva Vida e Guarda Municipal para a prova de aptidão física, conforme previsto em Edital.

Confira AQUI os detalhes da convocação:

Fonte: http://www.selecao.uneb.br/laurodefreitas/

Confira as notícias do dia de hoje no meu Diário de Notícias:

http://paper.li/a_vinagre/1326026431

Hoje na História 19 de Junho.

Em 19 de Junho de 1097, nobres e plebeus franceses partem para a Primeira Cruzada. O papa Urbano II conclamou a nobreza para ajudar os irmão bizantinos contra o ataque dos turcos muçulmanos e libertar Jerusalém. Em 1099, a cidade sagrada havia sido retomada e vários estados cruzados foram estabelecidos no Oriente.

Em 19 de Junho de 1623 Nasce o escritor, filósofo e matemático francês Blaise Pascal.

Em 19 de Junho de 1904 James Joyce narra um dia da vida de Leopold Bloom em Ulisses – A partir da obra, autor irlandês tornou-se uma das referências mais célebres do modernismo do século XX.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/22457/hoje+na+historia+1904+-+james+joyce+narra+um+dia+da+vida+de+leopold+bloom+em+ulisses+.shtml

Em 19 de Junho de 1944 Nasce Chico Buarque, músico, cantor, compositor, letrista, arranjador, dramaturgo e escritor brasileiro.

http://www.chicobuarque.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Buarque

Como Chico foi presença aqui no “Trabalhando com Poesia”, deixo essa seleção de vídeos com algumas de suas músicas.

Em 19 de Junho de 1953 Apesar das petições internacionais de clemência, Julius e Ethel Rosenberg são executados na cadeira eléctrica em Ossining, Nova York.

Famosos pelas suas crenças comunistas, foram condenados por ajudar a passar segredos atómicos aos soviéticos. No pico da histeria comunista, da “ameaça vermelha” nos Estados Unidos, durante a década de 50, as provas sugerem que o governo não estava nada seguro da culpabilidade do casal Rosenberg.

Numa das suas últimas cartas antes de ser executada, Ethel escreveu “a história recordar-nos-á, a meu marido e a mim: somos as primeiras vítimas do fascismo americano”.

Em 19 de Junho de 1956 França e EUA assinam acordo de cooperação para o uso pacífico da energia atômica.

Em 19 de Junho de 1957 Terceira bomba nuclear é detonada pelos britânicos na área de testes da ilha Christmas, no Pacífico.

Em 19 de Junho de 1962 Morre Gabriel de Resende Passos, político brasileiro.

Em 19 de Junho de 1969 O presidente Costa e Silva inaugura as três primeiras unidades geradoras da usina hidrelétrica de Jupiá.

Em 19 de Junho de 1970 A nave espacial soviética Soiuz 9 retorna à Terra, depois de 17 dias, quebrando o recorde de permanência no espaço.

Em 19 de Junho de 1974 O escritor guatemalteco Miguel Angel Asturias, 74 anos, morre, sem concluir o livro que estava escrevendo e que levaria o título de Dos Veces Bastardo, uma continuação de sua última obra Viernes de Dolores, sobre seus anos de estudante na Bolívia.

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=30081

Em 19 de Junho de 1978, Jim Davis publica a primeira tira cómica do gato Garfield. A famosa personagem recebeu o nome em honra do Presidente norte-americano James A. Garfield.

O protagonista das historietas é um gato molengão e obcecado por comida que, juntamente com o seu colega, o não muito esperto cão Odie e o dono Jon Arbuckle, protagonizam situações quotidianas, sob um ponto de vista cómico, gozando especialmente com as relações entre os donos e os animais de estimação ao retratar as mascotes como os verdadeiros senhores da casa.

Em 1982, nasceu a série de desenhos animados para a televisão e já foram feitas duas adaptações cinematográficas em 2004 e 2006, respetivamente: “Garfield, o Filme” e “Garfield 2”.

Em 19 de Junho de 1982 Banqueiro Roberto Calvi é encontrado enforcado em Londres – Chefe do Banco Ambrosiano possuía ligações suspeitas com o Vaticano.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/22514/hoje+na+historia+1982+-++banqueiro+roberto+calvi+e+encontrado+enforcado+em+londres.shtml

Em 19 de Junho de 2002, O senado brasileiro ratifica o protocolo de Quioto, que prevê a redução de 5% da emissão de gases poluentes.

Em 19 de Junho de 2002 Uma equipe europeia anuncia a descoberta de um planeta de características semelhantes às de Júpiter em torno de uma estrela distante.

Em 19 de Junho de 2004 Presidente Lula sanciona a “Lei Seca”, que restringe completamente o álcool para motoristas.

Outros fatos históricos ocorridos em 19 de Junho

19 de Junho é o Dia do migrante (Brasil).

1757 – Nasce Gervasio Antonio de Posadas, primeiro chefe supremo das Províncias Unidas do Rio do Prata.

1764 – Nasce José Gervasio Artigas, chefe militar que criou a Província Oriental, atual Uruguai.

1770 – Emanuel Swedenborg anuncia o fim da sua obra sobre a segunda vinda de Cristo.

1790 – Revolução francesa: é decretada a abolição da nobreza, das ordens militares, escudos e toda classe de distinção entre os franceses.

1811 – Uma junta em Assunção é organizada, dando início à vida política do Paraguai.

1812 – O Papa Pio VII, prisioneiro de Napoleão Bonaparte, é preso no castelo de Fontainebleau.

1827 – José de la Mar y Cortázar é eleito presidente do Peru pelo Congresso constituinte.

1858 – Um forte tremor de terra causa graves estragos no México.

1861 – Nasce José Rizal, escritor e político, chRedação Terra militar da independência filipina.

1862 – O Congresso dos Estados Unidos proíbe a escravidão em todo o território norte-americano.

1867 – O imperador do México Maximiliano I. é fuzilado em Querétaro, após ser condenado à morte por um conselho de guerra.

1867 – São executados em Santiago de Querétaro o Imperador do México Maximiliano I e os seus generais Tomás Mejía e Miguel Miramón, por ordem de Benito Juárez.

1905 – Pío X autoriza os católicos italianos a participar da vida pública.

1911 – Proclamação oficial da República em Portugal.

1917 – A Câmara dos Comuns britânica reconhece o direito ao voto às mulheres maiores de 30 anos.

1923 – Pancho Villa é assassinado em uma emboscada nas imediações de Parras de la Fuente, no estado mexicano de Coahuila.

1953 – O casal Rosenberg é executado em Nova York, acusado de revelar segredos atômicos à União Soviética.

1954 – O governo de Jacobo Arbenz, da Guatemala, é derrubado por um pequeno grupo de exilados, comandados pelo coronel Castillo Armas e apoiado pela CIA.

1955 – Juan Domingo Perón sufoca na Argentina um golpe militar iniciado pela Aviação e pela Marinha, com apoio do Exército da Terra.

1961 – Termina o protetorado britânico sobre o Kuwait que declara a sua independência em relação ao Reino Unido.

1964 – O Senado dos Estados Unidos aprova a lei sobre os direitos civis dos negros.

1965 – Golpe militar na Argélia, que derruba o presidente Ben Bella e outorga o poder a Houari Boumedian.

1986 – O Exército peruano sufoca motins em três prisões, com o resultado de 400 pessoas mortas.

1991 – Os Estados Unidos e os países integrantes do Mercosul (Argentina, Paraguai, Brasil e Uruguai) firmam em Washington o “Acordo da Rosaleda” para harmonizar a política de comércio e inversão.

1993 – Morre William Golding, escritor britânico, Prêmio Nobel 1983.

1994 – O liberal Ernesto Samper ganha as eleições na Colômbia.

1995 – Depois de 22 anos de prisão e nove de exílio por pegar em armas contra Fidel Castro, o ex-comandante guerrilheiro e antigo preso político cubano Eloy Gutiérrez Menoyo tem encontro com o presidente cubano em Havana.

1999 – O príncipe Eduardo da Inglaterra e Sophia Rhys-Jones se casam na capela de San Jorge de Windsor, em Londres.

Nasceram neste dia…

1947 – Salman Rushdie, escritor britânico.

Morreram neste dia…

1918 – Francesco Baracca, conde e aviador italiano (n. 1888).

1937 – James Matthew Barrie, escritor britânico (n. 1860).

1956 – Thomas John Watson, empresário estado-unidense (n. 1874).

Vejam a versão de hoje e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”, que ultrapassou a marca das 72,5 mil visitas. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique. Obrigado a cada um (a) de vocês por esta caminhada feliz!

https://oipa2.wordpress.com/2012/06/19/trabalhando-com-poesia-462/

Abraços nos amigos, beijos nos filhos e nas amigas, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma Terça feira abençoada por Deus, repleta da energia positiva que circunda o universo a nossa volta e que nos traga muita paz, lucidez, sabedoria e muita saúde.

Apio Vinagre Nascimento
e-mail 2: oipa@uol.com.br
e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br
msn: oipa2@hotmail.com
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=1139376304
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9196573284471271823
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio
Fones: (71) 8814-5332 / 9982-7223 / 9154-0168 / 8214-0894

Ausência – Guimarães Rosa

Na almofada branca,
as sandálias sonham
com a seda dos teus pés…

Partiste..
Mas a alegria ainda ficou no quarto,
talvez no ninho morno, calcado por teu corpo
no leito desfeito…

Entardece…
Esfuziante e verde,
um beija-flor entrou pela janela,
( pensei que a tua boca ainda estivesse aqui…)

Do frasco aberto,
vestidas de vespas,
voam violetas…

E na almofada de seda,
beijo as sandálias brancas.
vazias dos teus pés.

Esse post foi publicado em Livros e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário