Trabalhando com Poesia

“… Pode acordar que é cedo, pra aliviar meu pranto, pra me levar pra longe do medo, e me juntar a você… Deixe eu contar segredos, que me tiraram o sono, deixe eu mostrar o quanto eu desejo, ter você do meu lado, sempre que eu merecer… Me chama, me faz acreditar nos sonhos, saber que ainda existe um mundo, que vai salvar a nossa história… Me chama, me olha e diz que é tudo engano, que a vida vai mudar meus planos, e não será melhor fugir… Pode acordar que é cedo, pra aliviar meu pranto, pra me levar pra longe do medo, e me juntar a você… Deixe eu contar segredos, que me tiraram o sono, deixe eu mostrar o quanto eu desejo, ter você do meu lado, sempre que eu merecer… Me chama, me faz acreditar nos sonhos, saber que ainda existe um mundo, que vai salvar a nossa história… Me chama, me olha e diz que é tudo engano, que a vida vai mudar meus planos, e não será melhor fugir…”( Roupa Nova – É cedo – Comp.: Beto/Diego)

 

 

“… Quando a paixão não dá certo, não há porque me culpar, eu não me permito chorar, já não vai adiantar, e recomeço do zero sem reclamar… O meu coração pirata toma tudo pela frente, a alma adivinha o preço que cobram da gente, e fica sozinha… Levo a vida como eu quero, estou sempre com a razão, eu jamais me desespero, sou dono do meu coração… Ah! O espelho me disse, você não mudou… Sou amante do sucesso, nele eu mando, nunca peço, eu compro o que a infância sonhou… Se errar, eu não confesso, eu sei bem quem sou, e nunca me dou!… Quando a paixão não dá certo, não há porque me culpar, eu não me permito chorar, já não vai adiantar, e recomeço do zero sem reclamar… Quando a paixão não dá certo, não há porque me culpar, eu não me permito chorar, já não vai adiantar, e recomeço do zero sem reclamar… As pessoas se convencem, de que a sorte me ajudou, mas plantei cada semente, que o meu coração desejou… Ah! O espelho me disse, você não mudou… Sou amante do sucesso, nele eu mando, nunca peço, eu compro o que a infância sonhou… Se errar, eu não confesso, eu sei bem quem sou, e nunca me dou!… Quando a paixão não dá certo, não há porque me culpar, eu não me permito chorar, já não vai adiantar, e recomeço do zero sem reclamar… Quando a paixão não dá certo, não há porque me culpar, eu não me permito chorar, já não vai adiantar, e recomeço do zero sem reclamar… Faço o que quero, estou sempre com a razão, eu jamais me desespero, sou dono do meu coração… Ah! O espelho me disse, você não mudou! Você não mudou! Não mudou…” (Roupa Nova – Coração pirata – Comp.: Aldir Blanc)

 

 

“… Dona desses traiçoeiros sonhos, sempre verdadeiros… Oh! Dona desses animais, dona dos seus ideais… Pelas ruas onde andas, onde mandas todos nós, somos sempre mensageiros esperando tua voz… Teus desejos, uma ordem, nada é nunca, nunca é não. Porque tens essa certeza, dentro do teu coração? Tan, tan, tan, batem na porta, não precisa ver quem é, pra sentir a impaciência, do teu pulso de mulher… Um olhar me atira à cama, um beijo me faz amar, não levanto, não me escondo, porque sei que és minha Dona!… Dona desses traiçoeiros sonhos, sempre verdadeiros… Oh! Dona desses animais, dona dos seus ideais… Não há pedra em teu caminho, não há ondas no teu mar, não há vento ou tempestade, que te impeçam de voar… Entre a cobra e o passarinho, entre a pomba e o gavião, ou teu ódio ou teu carinho, nos carregam pela mão… É a moça da Cantiga, a mulher da Criação, umas vezes nossa amiga, outras, nossa perdição… O poder que nos levanta, a força, que nos faz cair, qual de nós ainda não sabe, que isso tudo te faz Dona? Dona! Dona! Dona! Dona!…” (Roupa Nova – Dona – Comp.: Sá & Guarabira)

 

 

“… Há tanto tempo que eu deixei você, fui chorando de saudade, mesmo longe não me conformei, pode crer, eu viajei contra a vontade… O teu amor chamou e eu regressei, todo amor é infinito. Noite e dia no meu coração, trouxe a luz, do nosso instante mais bonito… Na escuridão o teu olhar me iluminava, e minha estrela-guia era o teu riso… Coisas do passado são alegres, quando lembram novamente as pessoas que se amam… Em cada solidão vencida eu desejava, o reencontro com teu corpo abrigo… Ah! Minha adorada, viajei tantos espaços, pra você caber assim no meu abraço… Te amo!… Há tanto tempo que eu deixei você, fui chorando de saudade… Na escuridão o teu olhar me iluminava, e minha estrela-guia era o teu riso… Coisas do passado são alegres, quando lembram novamente as pessoas que se amam… Em cada solidão vencida eu desejava, o reencontro com teu corpo abrigo… Ah! Minha adorada, viajei tantos espaços, pra você caber assim no meu abraço… Ah! Minha adorada, viajei tantos espaços, pra você caber assim no meu abraço… Te amo!… Te amo!…” (Roupa Nova – A viagem – Comp.: Aldir Blanc / Cleberson Horsth)

 

Quando se apresenta a obra de artista como a Banda Roupa Nova, certamente que a sequência do “Trabalhando com Poesia” não dá conta de toda ela. Sendo assim, selecionamos alguns vídeos com suas obras mais famosas, além das já desfiladas ao longo desta semana. Curta mais um pouco de sua obra:

 

Roupa Nova PERFIL Essencial SUCESSOS 30 Anos Melhores Músicas

O Melhor de Roupa Nova

 

20 maiores sucessos de Roupa Nova

 

 

Roupa Nova 30 Anos

 

Roupa Nova em Porto Alegre

 

“Contribua, com sua parcela, para tornar mais belo este mundo. Um pequenino gesto, uma ação insignificante, podem melhorar muito o ambiente em que nos encontramos, elevar o entusiasmo de quem está desanimado, reanimar aquele que está desiludido. Um simples aperto de mão confiante faz renascer, por vezes, a coragem de quem estava por fraquejar. Então! Contribua com algo de seu, para tornar mais belo este mundo!” (Minutos de Sabedoria Pg. 233)

 

Bom dia pessoal,

Em nossa sugestão de leitura para o “Trabalhando com Poesia” de hoje, textos do site Brasil 247. Vale a pena conferir:

Andrade terá que detalhar propina na Cidade Administrativa – “A sede do governo mineiro se tornou alvo de apuração após advogados da empresa serem avisados por procuradores da Lava Jato que o grupo precisará complementar seu acordo de delação com informações sobre a obra. O comunicado aconteceu há cerca de três semanas, mas até o momento nenhum colaborador falou sobre o tema”, informa a jornalista Bela Megale; obra mais cara de Aécio Neves (PSDB-MG), ao custo de R$ 1,2 bilhão, a construção está envolta em acusações de propina. Embora tenha feito campanha por Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014, a construtora Andrade Gutierrez terá que revelar eventuais desvios na construção da Cidade Administrativa, uma obra de R$ 1,26 bilhão, segundo informa a jornalista Bela Megale.”A sede do governo mineiro se tornou alvo de apuração após advogados da empresa serem avisados por procuradores da Lava Jato que o grupo precisará complementar seu acordo de delação com informações sobre a obra”, diz ela. “O comunicado…

http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/246796/Andrade-ter%C3%A1-que-detalhar-propina-na-Cidade-Administrativa.htm

 

Como vice, Temer fez viagens nababescas – Uma reportagem do jornalista Rubens Valente publicada neste domingo, a partir de telegramas do Itamaraty, revela que o interino Michel Temer fez viagens de altíssimo luxo, na condição de vice-presidente; “Em viagem de Temer à Turquia em maio de 2012, a União gastou US$ 16 mil (R$ 52 mil) por três diárias em um quarto duplo no hotel de luxo Conrad, em Istambul, onde ele se hospedou”, informa. Uma reportagem do jornalista Rubens Valente publicada neste domingo, a partir de telegramas do Itamaraty, revela que o interino Michel Temer fez viagens de altíssimo luxo, na condição de vice-presidente…

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/246795/Como-vice-Temer-fez-viagens-nababescas.htm

 

Cristovam: impeachment pode ressuscitar o PT – “Se o impeachment passa, o PT vai para a oposição. Todos os desastres criados pelo governo Dilma, os petistas vão colocar nas costas do Temer: o desemprego, a crise dos estados. E ainda vão pregar a bandeira do golpe. O PT pode ressuscitar graças ao impeachment”, diz o senador Cristovam Buarque (PPS-DF); ele afirma, no entanto, que ainda não decidiu seu voto e afirmou não saber se as pedaladas fiscais são crime. O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) não antecipa seu voto no impeachment, mas diz que o afastamento da presidente Dilma Rousseff pode salvar o PT. “Se o impeachment passa, o PT vai para a oposição. Todos os desastres criados pelo governo Dilma, os petistas vão colocar nas costas do Temer: o desemprego, a crise dos estados. E ainda vão pregar a bandeira do golpe. O PT pode ressuscitar graças ao impeachment. Mas eu não vou levar isso em consideração na hora do voto. Eu vou votar pelo Brasil”, disse ele ao jornalista Gustavo Garcia…

http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/246798/Cristovam-impeachment-pode-ressuscitar-o-PT.htm

Janio contesta Moro e defende lei contra abusos de autoridade – “O abuso, seja do que for, nunca é abuso na visão de quem o pratica. Sérgio Moro considera perfeita a retenção de um suspeito na cadeia até que, moral e psicologicamente destroçado, se ajoelhe à delação premiada. Sem que com ela venha certeza alguma da veracidade e dos propósitos de delações acusatórias”, diz o colunista Janio de Freitas, ao defender o projeto de lei que tipifica abusos cometidos por juízes e procuradores. No artigo Somos todos vítimas e testemunhas de abusos de autoridade, o colunista Janio de Freitas defende o projeto que tipifica abusos cometidos por juízes e procuradores e faz também uma crítica ao juiz Sergio Moro. “O abuso, seja do que for, nunca é abuso na visão de quem o pratica. Sérgio Moro considera perfeita a retenção de um suspeito na cadeia até que, moral e psicologicamente destroçado, se ajoelhe à delação premiada. Sem que com ela venha certeza alguma da veracidade e dos propósitos de delações acusatórias”, diz ele…

http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/246794/Janio-contesta-Moro-e-defende-lei-contra-abusos-de-autoridade.htm

 

Carta de Dilma terá compromisso com novas eleições – Sua carta aos brasileiros será finalizada neste fim de semana e a presidente eleita já decidiu que irá incluir um forte compromisso com a realização de um plebiscito sobre novas eleições; recente pesquisa Ipsos apontou que 52% defendem novas eleições, enquanto 20% querem a volta de Dilma; apenas 16% defendem que o interino Michel Temer continue no cargo até o fim de 2018. A presidente eleita Dilma Rousseff irá formalizar seu compromisso com novas eleições, segundo informa a coluna Painel: Burilando Dilma Rousseff ainda faz ajustes na carta que apresentará aos senadores. A ideia é terminá-la, enfim, nesta semana. Antes, quer consultar petistas e os ditos indecisos, como Cristovam Buarque (PPS-DF)

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/246803/Carta-de-Dilma-ter%C3%A1-compromisso-com-novas-elei%C3%A7%C3%B5es.htm

 

Temer tenta instituir a ditadura do Parlamento – Ao declarar que o Senado vai avaliar as condições políticas e não jurídicas do impeachment de Dilma Rousseff, o vice interino, suposto constitucionalista – hoje entorpecido pela conveniência –, tenta instituir a fórceps um parlamentarismo que assombrará todos os futuros presidentes, a começar por ele próprio, caso o golpe se consume; a partir de então, o Congresso terá o controle da República, à revelia do desejo majoritário, com a banalização do impedimento; um cenário que se agrava terrivelmente com o ressurgimento do Centrão, que irmana no clientelismo e no fisiologismo metade da Câmara dos Deputados. Realle Palazzo-Martini – O golpe que se propõe a destituir a presidente Dilma Rousseff (PT) é o início de uma espécie de ditadura do parlamento, onde os próximos presidentes, inclusive o interino, Michel Temer (PMDB), tornar-se-ão reféns dos interesses de deputados e senadores…

 

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/246773/Temer-tenta-instituir-a-ditadura-do-Parlamento.htm

 

Maia lança Temer à reeleição em 2018 – Embora ainda seja apenas interino e só 16% queiram sua permanência até 2018, menos do que os 20% que defendem a volta de Dilma Rousseff, Michel Temer foi lançado à reeleição neste domingo pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); “Se o Michel for confirmado presidente, e o governo chegar a 50% de ótimo e bom, ele é que será o candidato do nosso campo, quer queira, quer não”, afirmou; fala de Maia aponta para possível traição de Temer a seus aliados do PSDB, como José Serra e Aécio Neves, que prometeram apoio ao golpe, caso Temer se comprometesse em não disputar a presidência em 2018; Maia disse estar convencido de que Dilma não voltará, mas afirmou que não será um presidente da Câmara hostil, caso isso aconteça. O interino Michel Temer começa a trair os aliados do PSDB, que apoiaram o impeachment com a promessa de que ele não disputaria a reeleição em 2018. O anúncio da traição foi feito pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, em entrevista a Luiz Maklouf Carvalho…

 

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/246793/Maia-lan%C3%A7a-Temer-%C3%A0-reelei%C3%A7%C3%A3o-em-2018.htm

 

Folha: farra fiscal de Temer quebrará empresas – Uma das principais apoiadoras do impeachment, a Folha de S. Paulo, de Otávio Frias Filho, agora se dá conta do desastre econômico causado por esse processo; como o interino Michel Temer promove uma das maiores expansões de gastos públicos já vistas no Brasil, para tentar se consolidar no poder, os juros não caem e isso agrava a penúria do setor privado; “Temer tem sido pródigo em reajustes para servidores públicos. Na última concessão, acenou com 37% de aumento para delegados da Polícia Federal. Os juros, advertiu o Banco Central, não cairão antes de ser equacionado o nó das contas da União. Se o custo do dinheiro permanecer elevado por muito mais tempo, uma onda de quebras de empresas endividadas não poderá ser descartada”, diz editorial da Folha; golpe custou muito caro ao País. Aos poucos, os grupos que apoiaram o golpe de 2016 começam a se dar conta do estrago econômico causado por esse processo. Alguns dias atrás, a jornalista Eleonora de Lucena, ex-editora da Folha, publicou artigo apontando que a elite brasileira deu um tiro no próprio pé ao apoiar o golpe – para destruir o PT, decidiu destruir o Brasil…

http://www.brasil247.com/pt/247/economia/246791/Folha-farra-fiscal-de-Temer-quebrar%C3%A1-empresas.htm

Veja a versão desta sexta feira e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique:

 

 

https://oipa2.wordpress.com/2016/07/29/trabalhando-com-poesia-771
Abraços nos amigos beijos nas amigas e nos filhos, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina.  Uma sexta-feira de caminhos abertos a nossa frente e coberta pela paz do Alá de Oxalá! Bom fim de semana. Até segunda.

 

Apio Vinagre Nascimento

e-mail: apiovinagre.adv@gmail.com

e-mail 1: apio.vinagre @pedraevinagre.adv.br

e-mail 2: oipa2@hotmail.com

e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br

site: http://www.pedraevinagre.adv.br
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/apio.vinagre
Flickr:
http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Skype: a_vinagre1
Youtube:
http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio 
Fones: (71) 98814-5332 / 99154-0168 / 99982-7223 / 98214-0894

 

Velho – Cruz e Souza

Estás morto, estás velho, estás cansado!
Como um suco de lágrimas pungidas
Ei-las, as rugas, as indefinidas
Noites do ser vencido e fatigado.

Envolve-te o crepúsculo gelado
Que vai soturno amortalhando as vidas
Ante o repouso em músicas gemidas
No fundo coração dilacerado.

A cabeça pendida de fadiga,
Sentes a morte taciturna e amiga,
Que os teus nervosos círculos governa.

Estás velho estás morto! Ó dor, delírio,
Alma despedaçada de martírio
Ó desespero da desgraça eterna.

 

Escárnio Perfumado – Cruz e Souza

 

Quando no enleio
De receber umas notícias tuas,
Vou-me ao correio,
Que é lá no fim da mais cruel das ruas,

Vendo tão fartas,
D’uma fartura que ninguém colige,
As mãos dos outros, de jornais e cartas
E as minhas, nuas – isso dói, me aflige…

E em tom de mofa,
Julgo que tudo me escarnece, apoda,
Ri, me apostrofa,

Pois fico só e cabisbaixo, inerme,
A noite andar-me na cabeça, em roda,
Mais humilhado que um mendigo, um verme…

Alma solitária – Cruz e Souza

 

Ó Alma doce e triste e palpitante!
que cítaras soluçam solitárias
pelas Regiões longínquas, visionárias
do teu Sonho secreto e fascinante!

Quantas zonas de luz purificante,
quantos silêncios, quantas sombras várias
de esferas imortais, imaginárias,
falam contigo, ó Alma cativante!

que chama acende os teus faróis noturnos
e veste os teus mistérios taciturnos
dos esplendores do arco de aliança?

Por que és assim, melancolicamente,
como um arcanjo infante, adolescente,
esquecido nos vales da Esperança?!

 

Para quem quer conhecer melhor a obra de Cruz e Souza sugerimos o site:

http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/cruz-e-sousa-poemas/

 

 

 

Esse post foi publicado em Livros, Notícias e política e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário