Trabalhando com Poesia

Linda, só você me fascina, te desejo muito além do prazer… Vista meu futuro em teu corpo, e me ama, como eu amo você… Vem! Fazer diferente, o que mais ninguém faz, faz parte de mim, me inventa outra vez… Vem! Conquistar meu mundo, dividir o que é seu, mil beijos de amor, em muitos lençóis, só eu e você… Linda, conte a mim teu segredo, pro meu sonho, diga quem é você… Livre, nunca mais tenha medo, pois quem ama tudo pode vencer… Vem! Fazer diferente, o que mais ninguém faz, faz parte de mim, me inventa outra vez… Vem! Conquistar meu mundo, dividir o que é seu, mil beijos de amor, em muitos lençóis, só eu e você… Oh! Oh! Oh! Linda!… Vem! Fazer diferente, o que mais ninguém faz, faz parte de mim, me inventa outra vez… Vem! Conquistar meu mundo, dividir o que é seu, mil beijos de amor, em muitos lençóis, só eu e você… Eh! Eh! Linda, só você me fascina, te desejo muito além do prazer… Oh! Oh! Oh!… Vista, meu futuro em teu corpo, e me ama como eu amo você… Você… Oh! Oh! Oh! Linda!” (Roupa nova – Linda demais – Comp.: Tavinho Paes)

Amanheci sozinho, na cama um vazio, meu coração que se foi, sem dizer se voltava depois, sofrimento meu, não vou aguentar, se a mulher que eu nasci pra viver, não me quer mais… Sempre depois das brigas, nós nos amamos muito, dia e noite a sós, o universo era pouco pra nós, o que aconteceu, pra você partir assim? Se te fiz algo errado, perdão! Volta pra mim… Essa paixão é meu mundo, um sentimento profundo, sonho acordado um segundo que você vai ligar… O telefone que toca, eu digo alô sem resposta, mas não desliga, escuta o que eu vou te falar: ‘Eu te amo e vou gritar pra todo mundo ouvir. Ter você é meu desejo de viver… Sou menino e teu amor é que me faz crescer. E me entrego, corpo e alma pra você’… Sempre depois das brigas, nós nos amamos muito… Essa paixão é meu mundo, um sentimento profundo, sonho acordado um segundo que você vai ligar… O telefone que toca, eu digo alô sem resposta, mas não desliga, escuta o que eu vou te falar: ‘Eu te amo e vou gritar pra todo mundo ouvir. Ter você é meu desejo de viver… Sou menino e teu amor é que me faz crescer. E me entrego, corpo e alma pra você’… Essa paixão é meu mundo, um sentimento profundo, sonho acordado um segundo que você vai ligar… O telefone que toca, eu digo alô sem resposta, mas não desliga, escuta o que eu vou te falar: ‘Eu te amo e vou gritar pra todo mundo ouvir. Ter você é meu desejo de viver… Sou menino e teu amor é que me faz crescer. E me entrego, corpo e alma pra você’… Sempre depois das brigas, nós nos amamos muito…(Roupa nova – Volta pra mim – Comp.: Cleberson Horsth / Ricardo Feghali)

Você tem o tempo que quiser, de você aceito o que vier, menos solidão… Me promete tudo outra vez, na esperança louca de um talvez, me basta a ilusão… Só te peço o brilho de um luar, eu só quero um sonho pra sonhar, um lugar pra mim… Eu só quero um tema pra viver, versos de um poema pra dizer, que eu te aceito assim… O que eu sei é que jamais vou te esquecer, eu me agarro nessas fantasias pra sobreviver, eu não sei se estou vivendo de emoção, mas invento você todo dia pro meu coração… Deixe saudade e nada mais, por que é que os corações não são iguais? Diga que um dia vai voltar, pra que eu passe minha vida inteira me enganando… Deixe saudade e nada mais, por que é que os corações não são iguais? Diga que um dia vai voltar, pra que eu passe minha vida inteira me enganando… O que eu sei é que jamais vou te esquecer, eu me agarro nessas fantasias pra sobreviver, eu não sei se estou vivendo de emoção, mas invento você todo dia pro meu coração… Deixe saudade e nada mais, por que é que os corações não são iguais? Diga que um dia vai voltar, pra que eu passe minha vida inteira me enganando… Deixe saudade e nada mais, por que é que os corações não são iguais? Diga que um dia vai voltar, pra que eu passe minha vida inteira me enganando… O que eu sei é que jamais vou te esquecer……(Roupa nova – Os corações não são iguais – Comp.: Cleberson Horsth / Ricardo Feghali)

Ajude a todos os que estão enfermos. Amanhã talvez deseje que alguém o visite em sua enfermidade. Procure os doentes solitários, que aspiram por uma palavra de conforto e de carinho. Não apenas seus parentes e amigos, mas até os pobres conhecidos e abandonados, que não encontram um sorriso de incentivo, e que estão famintos de solidariedade humana e de amor.” (Minutos de Sabedoria Pg. 229)

Bom dia pessoal,

Mais uma semana que começa. A nossa torcida para que seja uma semana repleta de boas energias e de felicidade para nós todos (as). O “Trabalhando com Poesia” de hoje, comemorando o 25 de julho, dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, envia a sua saudação a esta importante e aguerrida população de mulheres que deram e seguem contribuindo para a Política e a Cultura de todos os países que compõem este nosso continente. Vida Longa às Mulheres Negras da América Latina e do Caribe. Que a luta continue e que cada vez mais, tenha êxitos!!

Nosso abraço também a todos os Motoristas, pela passagem de seu dia. Nosso abraço especial a Adriano Ramos, Antônio Marcos Santos e em suas pessoas felicitamos a todos os que já nos deram a honra de tê-los nesta condição de parceiros do dia a dia.

Impossível não abordar a ocorrência de ontem na UNIJORGE, durante a realização da prova da 1ª Fase do XX Exame da Ordem dos Advogados da Bahia, em Salvador. Para além da situação, saudar os envolvidos no processo de evacuação do prédio e de negociação, aspectos que permitiram evitar que o fato se transformassem numa tragédia.

Não nos cabe aqui fazer juízo de valor do rapaz, vez que ao longo de cada dia, diversos dramas pessoais acontecem e penso que tudo o que não se precisa neste momento é a execração ou a ridicularização do momento. Num outro aspecto, chama a atenção de modo negativo, a ânsia de diversas pessoas em propagar boatos mentirosos e que certamente, dialogam com a angústia de quem tinha entes queridos que estavam fazendo a prova. É preciso além de prudência, um mínimo de senso de humanidade. Além da tristeza por ver até onde alguém pode chegar por conta de suas frustrações ou demandas pessoais, ver a insanidade humana que solta babas de prazer em propagar esse tipo de situação gerando pânico e desespero, deixou o meu domingo menos feliz!!

O “Trabalhando com Poesia” traz o depoimento do Juiz Federal e Professor Durval Neto, sobre a ocorrência. O Relato nos faz pensar e como disse no Facebook, ‘Quando nos deparamos com esse tipo de situação, é preciso que o bom senso impere. Lamentavelmente, atitudes como as do Dr. Durval Neto estão distantes das comumente adotadas, pelo conjunto da sociedade brasileira. Que sua atitude possa, para além de compartilhada, servir de exemplo para outras tantas pessoas, que interagem com situações limites, como essa de hoje na UNIJORGE. Parabéns!!!’:

Sobre o “homem-bomba” no exame de ordem de hoje na Unijorge, alguns esclarecimentos que podem ajudar a compreender que se trata de um rapaz muito doente.

Há cerca de duas semanas, eu estava no plantão judicial e esse cidadão esteve no prédio dos Juizados Federais, insistindo em falar com o juiz. Como já eram mais de 19h e ele se mostrava visivelmente agressivo, a segurança me contactou sobre como proceder. Como é de praxe no plantão, solicitei ao diretor de secretaria que descesse para verificar qual seria o pleito de urgência e desse recibo no pedido. Porém o rapaz não falava coisa com coisa, gritava muito, negou-se a entregar sua petição ao diretor e queria a todo custo falar pessoalmente comigo, tendo a segurança barrado o acesso. Liguei então para a portaria e pedi para garantirem a ele que eu iria ler o pedido e que se fosse realmente urgente, despacharia imediatamente no plantão. Quando recebi o expediente dele, vi um texto totalmente desconexo, questionando o exame de ordem e outros pontos que não consegui compreender, mas sem qualquer urgência, até porque o exame ainda seria dali a duas semanas. Diante disso, encaminhei à livre distribuição. Eu soube que o pedido dele está tramitando normalmente.

Eis que, na tarde de hoje, recebo um telefonema de um amigo ligado à polícia e que estava acompanhando uma situação de um rapaz que se dizia estar portando explosivos na prova da OAB e exigia a presença de um juiz federal para se entregar. No mesmo momento, ligou-me o diretor de secretaria, dizendo que se tratava exatamente da mesma pessoa que dias antes havia entrado com o pedido no plantão contra a OAB.

Preocupado com a situação, já que o garoto ameaçava detonar o explosivo e a polícia especializada estava no local pronta para agir, podendo haver uma morte totalmente desnecessária, aceitei o pedido e a polícia veio me buscar para participar das negociações.

Chegando ao local, fui levado a uma sala onde o coronel Coutinho, comandante do BOPE, explicou-me que o jovem disse que somente se entregaria se um juiz federal assinasse uma “sentença” que ele havia elaborado, para com isso “provar” estar ele apto a exercer a advocacia. Me foi então apresentado um papel escrito pelo rapaz, de caneta, no qual ele colocou um espaço para assinatura com a indicação “juiz federal”. Eu assinei e entreguei minha carteira funcional ao policial, para que o rapaz visse que era um juiz federal realmente ali. Então, o rapaz disse que inclusive tinha sido meu aluno e se entregou logo em seguida.

A polícia fez todo o procedimento técnico para averiguar se na mochila havia algum artefato e o resultado felizmente foi negativo.

Quero aqui registrar o meu testemunho de que a todo momento a PM da Bahia (BOPE) mostrou-se profissional e solidária com a preservação da vida humana. Mesmo havendo atiradores de elite postados no local, buscou-se a todo momento negociar com o suspeito e a minha presença lá se deu com esse intento. Felizmente a vida do rapaz foi preservada nessa confusão que ele causou.

Quero dizer também que fiquei bastante deprimido com o que vi. Um rapaz novo, mal vestido, abatido e que precisa de cuidados psiquiátricos. Na sua mochila nada havia além de pano velho, frutas (duas bananas nanicas) e balas de gengibre. Mas ele realmente portava um cinturão verde com alças, dando a impressão de conter bombas. Daí o pânico que gerou.”

No futebol, as torcidas baianas tiveram momentos distintos neste final de semana. Ontem, no Manoel Barradas, o Time de Canabrava perdeu a partida contra o Santos, pelo placar de 3×2, num jogo em que sobraram reclamações contra a arbitragem, em função do segundo gol santista. Fato é queas queixas deveriam ser mais direcionadas a defesa, que falhou de forma concreta na partida. No Sábado, o Esquadrão de aço venceu o Luverdense pelo placar de 1×0, na Fonte Nova, em noites de boas estreias. A Torcida tricolor espera que o retorno dos triunfos não seja algo isolado e que Guto Ferreira consiga efetivamente ajustar o time e cumprir a sua promessa.

Confira os melhores momentos das partidas

Bahia 1×0 Luverdense

Vitória 2×3 Santos

 

Estive, sábado, na apresentação das propostas, elaboradas a muitas mentes e mãos, do PGP- Programa de Governo Participativo, da amiga e Pré-Candidata à Prefeitura de Lauro de Freitas, Moema Gramacho. Chamou a atenção e deve povoar as pastagens dos blogspot da cidade, a opção feita pelo PT e seu representante Mauro Cardim, bem como do PEN, com Junior Neves, Renato Braz Filho e demais integrantes desta sigla. Não sei o que tem ocorrido com o barco do menino das folhas azuis, mas salta aos olhos a debandada dos seus “aliados”. A sensação é de que até dia 30 novas defecções acontecerão. O tempo mostrará.

Acontece no próximo sábado, no colégio Mendell, em Villas do Atlântico, a Convenção do Partido dos Trabalhadores e partidos aliados, que homologará a chapa majoritária e as chapas proporcionais que disputarão as eleições de 2016. Espero e torço para que as escolhas, principalmente no âmbito da chapa majoritária privilegiem a coerência e a defesa de quem efetivamente se posicionou desde um momento razoavelmente antecipado sobre essa disputa. Retirar da política a mácula de ser o ambiente dos jogos inescrupulosos também está em nossas mãos. Não é possível que colaboremos, por conta de um eventual triunfo com as já conhecidas picaretagens de alguns, independente de qual seja a legenda em que o mesmo esteja agregado. Como diz um companheiro, nesse jogo, ninguém engana ninguém e, todo mundo sabe exatamente onde cada um está na fila do pão. Estaremos de olho e dialogaremos com a população acerca disso. O povo que diz querer Moema precisa se posicionar no sentido de que este querer não esteja atrelado aos que ajudaram por estes 4 anos a toda sorte de desmandos que este medíocre governo praticou em nossa cidade. ‪#‎PGPLauroDeFreitas‬ ‪#‎ForaDoutorMarcio ‪#‎VoltaMoema‬

Durante essa semana, o “Trabalhando com Poesia” visitará a obra do Poeta Cruz e Souza. No Prefácio Musical visitaremos a obra da Banda Roupa Nova. Espero que gostem.

João da Cruz e Souza nasceu em 24 de novembro de 1861 em Desterro, hoje Florinópolis, Santa Catarina. Seu pai e sua mãe, negros puros, eram escravos alforriados pelo marechal Guilherme Xavier de Sousa. Ao que tudo indica o marechal gostava muito dessa família pois o menino João da Cruz recebeu, além de educação refinada, adquirida no Liceu Provincial de Santa Catarina, o sobrenome Sousa.

Apesar de toda essa proteção, Cruz e Souza sofreu muito com o preconceito racial. Depois de dirigir um jornal abolicionista, foi impedido de deixar sua terra natal por motivos de preconceito racial.

Algum tempo depois é nomeado promotor público, porém, é impedido de assumir o cargo, novamente por causa do preconceito. Ao transferir-se para o Rio, sobreviveu trabalhando em pequenos empregos e continuou sendo vítima do preconceito.

Em 1893 casa-se com Gravita Rosa Gonçalves, que também era negra e que mais tarde enlouqueceu. O casal teve quatro filhos e todos faleceram prematuramente, o que teve vida mais longa morreu quando tinha apenas 17 anos.

Cruz e Souza morreu em 19 de março de 1898 na cidade mineira de Sítio, vítima de tuberculose. Suas únicas obras publicadas em vida foram Missal e Broquéis.

Cruz e Souza é, sem sombra de dúvidas, o mais importante poeta Simbolista brasileiro, chegando a ser considerado também um dos maiores representantes dessa escola no mundo. Muitos críticos chegam a afirmar que se não fosse a sua presença, a estética Simbolista não teria existido no Brasil. Sua obra apresenta diversidade e riqueza.

De um lado, encontram-se aspectos noturnos, herdados do Romantismo como por exemplo o culto da noite, certo satanismo, pessimismo, angústia morte etc. Já de outro, percebe-se uma certa preocupação formal, como o gosto pelo soneto, o uso de vocábulos refinados, a força das imagens etc. Em relação a sua obra, pode-se dizer ainda que ela tem um caráter evolutivo, pois trata de temas até certo ponto pessoais como por exemplo o sofrimento do negro e evolui para a angústia do ser humano.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_e_Sousa

Ver também:

http://brasilescola.uol.com.br/literatura/cruz-sousa.htm
Em nossa sugestão de leitura para o “Trabalhando com Poesia” de hoje textos do site O Cafezinho. Vale a pena conferir:

Roberto Teixeira a Moro: o delinquente é você! O Cafezinho reproduz nota do advogado de defesa do ex-presidente Lula, Roberto Teixeira: Ao se manifestar na data de hoje (22/07/2016) sobre as exceções de suspeição que subscrevi em favor do meu cliente, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com outros colegas, o Juiz Sérgio Moro, mais uma vez, se utiliza da função jurisdicional para me atacar na condição de advogado. É ridículo o argumento usado por Moro para me atribuir – sem a existência sequer de uma acusação formal do Ministério Público – a prática de ato criminoso. Segundo ele, a minha presença na prática criminosa estaria caracterizada porque eu participei da elaboração das minutas de escritura de compra e venda de um sítio em Atibaia (SP) e do recolhimento das assinaturas necessárias para formalização do documento à época assessorando meus clientes Fernando Bittar e Jonas Suassuna…

http://www.ocafezinho.com/2016/07/23/roberto-teixeira-a-moro-o-delinquente-e-voce/

 

 

Escola sem Partido é inconstitucional e impede o pluralismo, diz MPF. Temas: Educação. Educação e Direitos Humanos. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ementa: Opinião a respeito da proposta do Movimento Escola sem Partido (ESP) e análise e manifestação sobre a Proposição Legislativa 867/2015, que inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o “Programa Escola sem Partido”. O Programa Escola sem Partido apresenta-se como uma iniciativa conjunta de estudantes e pais, alegadamente preocupados com o grau de contaminação político-ideológica das escolas brasileiras, em todos os níveis: do ensino básico ao superior. O PL que incorpora o seu ideário, sob o pretexto de defender princípios tais como “neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado”; “pluralismo de ideias no ambiente acadêmico”; liberdades de consciência e de crença, coloca o professor sob constante vigilância, principalmente para evitar que afronte as convicções morais dos pais. Como se demonstrará a seguir, a iniciativa legislativa nasce eivada de inconstitucionalidade

http://www.ocafezinho.com/2016/07/23/escola-sem-partido-e-inconstitucional-e-impede-o-pluralismo-diz-mpf/
Como se faz uma organização terrorista no Brasil – Paspalhos amadores e um provocador infiltrado. Por Bajonas Teixeira de Brito JuniorCaso aceitemos em silêncio casos como esse dos “terroristas amadores”, com certeza não demorará nada para que toda imprensa alternativa seja varrida do mapa e seus porta-vozes trancafiados. Quem dá suporte a esse tipo de ação midiática é justo aquele grupo – a Globo, a Folha, o Estadão, a Veja, etc. – que, de modo sistemático, vê os blogs como os inimigos públicos N◦ 1. Matéria da Folha de hoje, nos informa que a Polícia Federal, usando uma “técnica de monitoramento”, infiltrou um agente num ‘grupo’ e essa foi a base da investigação que levou à prisão do “grupo terrorista”. Esta é uma informação muito preocupante. Não só pelo que nos dá a saber, mas também pela forma naturalizada, acrítica e à vontade com que a Folha a apresenta…

 

http://www.ocafezinho.com/2016/07/23/como-se-faz-uma-organizacao-terrorista-no-brasil-paspalhos-amadores-e-um-provocador-infiltrado/

 

Escola Sem Partido é a pedagogia do opressor. por Marcelo Semer – Entre as inúmeras faixas exibidas nas primeiras manifestações pelo impeachment, bem antes do vocabulário brasileiro ter incorporado a expressão pedalada fiscal, uma despertava particular perplexidade. Embora se dissesse que as críticas contra o governo Dilma fossem lastreadas em supostos atos de corrupção de alguns agentes ou por fracassos na economia, a faixa exigia o fim de algo muito maior. Era ridícula e ao mesmo tempo reveladora. Teríamos compreendido melhor o que se passava sob nossos olhos se tivéssemos prestado mais atenção aquele esgarçado pedaço de pano em que estava escrito “Basta de Paulo Freire”…

http://www.ocafezinho.com/2016/07/23/escola-sem-partido-e-a-pedagogia-do-opressor/

 

 

Antijornalistas”, um livro que todos deveríamos ler O pesquisador espanhol Fernando Casado, nosso entrevistado desta semana, passou alguns anos peregrinando as redações dos principais jornais da Espanha e América Latina para tentar sentir dos próprios profissionais as razões de tantas distorções informativas. Ele entrevistou mais de 70 jornalistas, no próprio local de trabalho ou fora dele. Daí saiu o livro “Antiperiodistas – Confissões das agressões midiáticas contra a Venezuela”. É publicado pela Editorial Akal, de Madri, e já disponível em papel (20 euros) e em modo digital (15 dólares) pelos vários sites de livros, inclusive a amazon.com, ao preço médio de 15 dólares…

http://www.ocafezinho.com/2016/07/24/antijornalistas-um-livro-que-todos-deveriamos-ler/

 

As semelhanças com o clima de 1964: As semelhanças do inquérito da Mannesman com a Lava Jato. por Luís NassifEstou na revisão final da biografia do embaixador Walther Moreira Salles. São inevitáveis as semelhanças dos tempos atuais com o clima pré-64. Desde Café Filho, Carlos Lacerda decretava o fim da democracia liberal, escudando-se no exemplo de Mendès France na França – obtendo leis delegadas para não ter que submeter ao Congresso cada passo da busca da paz na Indochina. Em artigo em 1955, sobre Mendès-France, Lacerda dizia que “no mundo inteiro a Democracia sofre um processo de renovação. Cada povo, sobretudo os que têm líderes, isto é, elementos capazes de certa previsão, forceja por ultrapassar um liberalismo já morto, que os sufoca, para salvar a verdadeira liberdade, que, com ele, frequentemente se confunde”. Em 1956 voltou ao tema para defender plenos poderes a Café…

http://www.ocafezinho.com/2016/07/24/as-semelhancas-com-o-clima-de-1964/
Lembra do trensalão? Alckmin acaba de perdoar dívida de R$ 116 milhões de empresa envolvida no escândalo. Governo Alckmin perdoa dívidas de R$ 116 mi de acusada de cartel, diz FolhaA negociação, concluída em janeiro deste ano, ocorreu em um contrato com a multinacional Alstom no qual o Metrô, que enfrenta grave crise financeira, apontava perdas de cerca de R$ 300 milhões, afirma o jornal – O governo de Geraldo Alckmin (PSDB) fez um acordo com a multinacional francesa Alstom em que perdoou dívidas que somam R$ 116 milhões e aceitou que o produto contratado seja entregue com dez anos de atraso, ou seja, somente em 2021. A negociação, concluída em janeiro deste ano, ocorreu em um contrato no qual o Metrô, que enfrenta grave crise financeira, apontava perdas de cerca de R$ 300 milhões. As informações são da Folha de S.Paulo. As relações da Alstom com tucanos são investigadas desde 2008. Processos, ainda não concluídos, apuram denúncias de pagamento de propina pela multinacional francesa a integrantes do PSDB em São Paulo para fechar contrato com estatais de energia entre 1998 e 2003…

 

http://www.ocafezinho.com/2016/07/25/lembra-do-trensalao-alckmin-acaba-de-perdoar-divida-de-r-116-milhoes-de-empresa-envolvida-no-escandalo/

 

Veja a versão desta segunda feira e as anteriores do “Trabalhando com Poesia”, no nosso blog “Espaço de Sobrevivência”. Nele você pode acessar links dos principais sites institucionais e de informações para seu uso. Visite, comente, indique:

https://oipa2.wordpress.com/2016/07/25/trabalhando-com-poesia-767

Abraços nos amigos beijos nas amigas e nos filhos, com os desejos de muito axé, energias positivas e que a vida e a paz possam sempre reinar em nossos corações e na nossa rotina. Uma Segunda-feira abençoada por Deus, repleta da energia positiva e de caminhos abertos a nossa frente. Até amanhã

 

Apio Vinagre Nascimento

e-mail: apiovinagre.adv@gmail.com

e-mail 1: apio.vinagre @pedraevinagre.adv.br

e-mail 2: oipa2@hotmail.com

e-mail 3: apioptlf@yahoo.com.br

site: http://www.pedraevinagre.adv.br
Blog: https://oipa2.wordpress.com
Twitter: http://www.twitter.com/a_vinagre
Facebook: http://www.facebook.com/apio.vinagre
Flickr: http://www.flickr.com/photos/a_vinagre
Skype: a_vinagre1
Youtube: http://www.youtube.com/user/sobreviventeapio 
Fones: (71) 98814-5332 / 99154-0168 / 99982-7223 / 98214-0894

 

Inefável – Cruz e Souza


Nada há que me domine e que me vença
Quando a minha alma mudamente acorda…
Ela rebenta em flor, ela transborda
Nos alvoroços da emoção imensa. 

Sou como um Réu de celestial sentença,
Condenado do Amor, que se recorda
Do Amor e sempre no Silêncio borda
De estrelas todo o céu em que erra e pensa. 

Claros, meus olhos tornam-se mais claros
E tudo vejo dos encantos raros
E de outras mais serenas madrugadas! 

Todas as vozes que procuro e chamo
Ouço-as dentro de mim porque eu as amo
Na minha alma volteando arrebatadas

Tristeza do Infinito – Cruz e Souza

Anda em mim, soturnamente,
uma tristeza ociosa,
sem objetivo, latente,
vaga, indecisa, medrosa.

Como ave torva e sem rumo,
ondula, vagueia, oscila
e sobe em nuvens de fumo
e na minh’alma se asila.

Uma tristeza que eu, mudo,
fico nela meditando
e meditando, por tudo
e em toda a parte sonhando.

Tristeza de não sei donde,
de não sei quando nem como…
flor mortal, que dentro esconde
sementes de um mago pomo.

Dessas tristezas incertas,
esparsas, indefinidas…
como almas vagas, desertas
no rumo eterno das vidas.

Tristeza sem causa forte,
diversa de outras tristezas,
nem da vida nem da morte
gerada nas correntezas…

Tristeza de outros espaços,
de outros céus, de outras esferas,
de outros límpidos abraços,
de outras castas primaveras.

Dessas tristezas que vagam
com volúpias tão sombrias
que as nossas almas alagam
de estranhas melancolias.

Dessas tristezas sem fundo,
sem origens prolongadas,
sem saudades deste mundo,
sem noites, sem alvoradas.

Que principiam no sonho
e acabam na Realidade,
através do mar tristonho
desta absurda Imensidade.

Certa tristeza indizível,
abstrata, como se fosse
a grande alma do Sensível
magoada, mística, doce.

Ah! tristeza imponderável,
abismo, mistério, aflito,
torturante, formidável…
ah! tristeza do Infinito!

A Morte Cruz e Souza

Oh! que doce tristeza e que ternura
No olhar ansioso, aflito dos que morrem…
De que âncoras profundas se socorrem
Os que penetram nessa noite escura!

Da vida aos frios véus da sepultura
Vagos momentos trêmulos decorrem…
E dos olhos as lágrimas escorrem
Como faróis da humana Desventura.

Descem então aos golfos congelados
Os que na terra vagam suspirando,
Com os velhos corações tantalizados.

Tudo negro e sinistro vai rolando
Báratro a baixo, aos ecos soluçados
Do vendaval da Morte ondeando, uivando…

Esse post foi publicado em Livros, Notícias e política e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário